Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver para motor DC brushless


Posts recomendados

Pessoal,

 

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com algumas dúvidas:

Adquirir um ventilador de teto e o mesmo usa motor DC 30W máximo. Pelas pesquisas e testes que fiz o mesmo é brushless. O driver original usa 3 fios. (W/V/U).

Então acredito ser comum/rotação normal/inverter, não necessariamente nessa ordem.

Minha casa está toda automatizada, já tenho outros ventiladores, porém estes são AC e uso ifan para controlar. Porém como este é bem mais econômico resolvi testar.

Tenho duas opções:

1. Usar um controle remoto universal (irf/rf) e clonar o controle atual. Já tenho um bradlink mini, mas o mesmo é só ir, infelizmente não funcionou, teria que comprar um ir/fr (aprox. R$ 120).

2. Usar um driver wifi/zigbee. Infelizmente não consigo achar nem na china(rsrss).

 

A primeira opção é mais "segura", porém é aquela coisa, somente controla, não tenho o retorno do status, etc. Mas se não tiver outro jeito, é isso.

Tenho que fazer mais alguns testes, mas aparentemente o motor usa 24v.

 

A minha ideia/dúvida louca é, posso usar um driver de LED, visto que o mesmo parece ter o mesmo comportamento?

Pelo que pesquisei o driver led dual, daria para fazer o que preciso. Pensei em usar o +/CW/WW.

Neste caso o dimmer controlaria a velocidade e o a cor mudaria o sentindo de rotação do motor.

Em relação a ser para brilho/cor não tem problema, pois no HA eu crio um ventilador personalizado e faço a meu gosto.

Minha dúvida e preocupação é se é teoricamente possível funcionar e sem problemas para o motor claro. Esses drivers LED zigbee são baratinhos (R$ 40,00) e seria perfeito para meu uso, se funcionar. Basta eu jogar a tensão que quiser.

Claro que posso comprar o produto e testar, mas queria algumas opiniões antes.

Vou deixar abaixo as informações:

 

Driver LED que queria testar:

led.thumb.jpg.f869a2a5621c7fdf60f9990e5031c02a.jpg

 

Driver original do fabricante:

led2.thumb.jpg.946e1a41d65db6315f92e943f11a7295.jpg

 

Brushless-DC-Motor-Driver-Circuit.jpg

maxresdefault.jpg

Motor ventisol inverter DC 30W:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!