Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia "às vezes" na área de trab após iniciar ou trava e dá tela preta


Ir à solução Resolvido por Pedro Medeiros da Silva,

Posts recomendados

Saudações.

 

De uns 15-20 dias pra cá meu computador tem dado uma diversidade de erros. Não coloquei nem instalei nada de estranho no PC. Troquei um SSD porque o antigo queimou e impedia o PC de ligar (faz 2 meses já). Enquanto alguém não me dá uma luz estou também pesquisando por conta própria.

 

Ocasionalmente o PC falha em iniciar e então reinicia. Na maior parte das vezes isso ocorre na área de trabalho ou tela de bloqueio, poucos segundos após uma aparente inicialização que ocorreria sem problemas (é de repente e sempre inesperado, oras pode ocorrer, oras realmente não ocorre). Mas já aconteceu dele falhar de dar boot mesmo. Ele não avançada da tela da ASUS, o loading congela e uns 30 segundos depois aproximadamente o PC soa um alarme/beep cinco ou seis vezes talvez (eu tenho um vídeo desse erro, só que o arquivo de mídia é grande pra eu mandar por aqui).

 

Também tive problemas dele parar de repente (durante o uso). A tela fica preta e os LEDs do mouse/teclado são apagados soando o beep. O PC reinicia logo em seguida, ou fica apagado ali mesmo sem resposta.

 

Esses erros com beeps têm ficado mais raros por algum motivo. Eles foram mais comuns no início. Eu levei num técnico que limpou e reconectou as peças e ao testar ele não conseguiu reproduzir os crashes, daí ele me devolveu o PC (às vezes ligo o PC por cinco dias seguidos sem problemas)

 

Portanto são três "tipos" de crashes: ao "bootar", 1. seja na área de trabalho ou 2. na tela da ASUS, ou 3. depois de eu já estar usando o PC mesmo (o 2. e o 3. são mais raros).

 

Verificando os códigos de erros aqui me deparei com vários. Erro crítico de kernel-power id 41, erro de DCOM id 10010, erro nvlddmkm id 14 (este aqui aparece várias vezes e às vezes não tem id). Esses são os mais recorrentes. Não sei identificar esses erros ainda

 

A CPU e a GPU são de novembro, o SSD M.2 (só tem ele instalado no momento) é um Netac. A fonte é uma Corsair 750W gold e a placa-mãe uma ASUS b450m gaming, se não me falha a memória. Iinclusive preciso trocar essa placa-mãe aí pois já tive um problema de ponto de corrosão nela (ficou ótima depois do conserto 1 ano atrás), mas antes de investir quero ter certeza que não vou me ferrar. 32GB SSD em quatro pentes de 8GB cada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CiroBT alterou o título para PC reinicia "às vezes" na área de trab após iniciar ou trava e dá tela preta
  • Solução

@CiroBT

Erros de kernel-power e DCOM: Estes erros indicam problemas relacionados à energia ou ao sistema operacional. Certifique-se de que a sua fonte de alimentação está funcionando corretamente e fornece energia suficiente para todos os componentes. Além disso, pode ser útil verificar se há atualizações disponíveis para o seu sistema operacional.

Erro nvlddmkm: Este erro está relacionado aos drivers da placa de vídeo da NVIDIA. Tente desinstalar os drivers atuais da sua placa de vídeo e instalar a versão mais recente diretamente do site da NVIDIA.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro, obrigado.

 

Reinstalei os drivers da GPU agora. O windows (11) está atualizado

 

Falta eu verificar a fonte. A propósito, já notei no passado chiados parecidos com "besourinhos" vindos da fonte. Ela já tem quase seis anos.

 

Vou dando o feedback aqui. Se alguém tiver outras sugestões, favor me recomendar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, CiroBT disse:

Olá Pedro, obrigado.

 

Reinstalei os drivers da GPU agora. O windows (11) está atualizado

 

Falta eu verificar a fonte. A propósito, já notei no passado chiados parecidos com "besourinhos" vindos da fonte. Ela já tem quase seis anos.

 

Vou dando o feedback aqui. Se alguém tiver outras sugestões, favor me recomendar.

 

Abraço

Olá boa noite, bem então aconselho troca logo essa fonte, não é normal esse chiados na fonte. Só pegar uma fonte de qualidade é ser feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador travou duas vezes hoje. Congelamento total: mouse não move, teclado não responde. Não têm tela azul. Dessa vez a tela não apagou, a tela só dá freeze de onde está. Após 15-20 segundos soa 6 beeps

 

Rodei o chkdsk, diagnóstico de memória e fiz uma verificação completa por vírus. Nada de estranho foi identificado. Temperatura dos periféricos estão sempre dentro da normalidade (40-60º). Conforme já falei, desinstalei o driver de vídeo anterior e reinstalei. A BIOS está na versão mais atual

 

Também percebi que os logs de erro kernel-power 41 e 6008 são provavelmente do hard reset (eu desligando a máquina). Não têm logs de erro

 

EDIT: a propósito, não acho que seja a fonte. Estou suspeitando ou do SSD ou da CPU (ambos têm menos de seis meses)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!