Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, minha gente. O assunto hoje é polêmico, OVERCLOCK...

Seguinte, não tive boas experiências com overclock das vezes que fiz, porém eu era leigo e tentava dar uma de brabo e me ferrava... porém hoje em dia eu estudo informática, principalmente a área de Hardware e afins com muito mais profissionalismo e entusiasmo, porém nessa área de OVER eu tenho que aprender bastante ainda.

Eu tenho o meu Phenom XII X6 1100T de 3,3GHz de base, vai até 3,7GHz modo turbo (não sei esse modo turbo é automático ou preciso habilitar na BIOS), e gostaria de tentar rodá-lo com com 4,1GHz~4,4GHz em OVER, porém tenho algumas dúvidas:

I) Não sei se mexo na frequência base ou no multiplicador ou em ambos;
II) Sei que tem como mexer na tensão, mas acredito mexer nisso requer um conhecimento bem mais afundo.
III) Sei que quando mexemos na frequência do processador, a frequência da RAM tende a aumentar também, eu não quero isso, consigo fazer OVER apenas no processador, sem mexer na frequência da RAM?
IV) Eu sei que devo subir a frequência de pouquinho em pouquinho, mas de quanto em quanto é o recomendado?
V) O pc ligando e dando tudo certo nas primeiras alterações, deixo o PC rodando com teste de estress durante quanto tempo?
VI) Eu aumentando a frequência aos poucos, e alguma hora o PC ligar mas sem Vídeo, o que eu faço? Retiro a bateria da BIOS e coloco novamente?
VII) Para saber se com aquela determinada frequência o PC está estável ou instável, é somente com o teste de stress que poderei conferir isso?

Segue abaixo a minha configuração:

placa-mãe: ECS A785GM-M
CPU: AMD Phenom XII X6 1100T
RAM: Markvison 16GB 1333MHz (4x4GB)
Vídeo: EVGA NVIDIA GTX 750
Fonte: Draxen 500W 80plus Bronze
ROM: HD 500GB Seagate SATA II - 7200RPM
Cooler: Rise Mode Air Cooler G700

*Atualmente, teste de stress (apenas CPU) no AIDA64 Extreme a temperatura do processador em 100% em 15 minutos de teste não passou de 52°, o que me abre margem para fazer um OVER tranquilo por conta da temperatura baixa ainda.

Poderiam me dar uma luz nisso?

Postado

@Marvin Monteiro Nascimento Ferreira Com um CPU com multiplicador desbloqueado o over fica fácil, basta ir subindo o multiplicador e testando a estabilidade do sistema, dessa forma só o clock do CPU sobe, por outro lado quando o multiplicador de CPU é travado e se faz OC subindo a frequência base, ai sim você afeta todo o clock da placa, subindo o clock da memória e do PCI-E junto, e esse tipo de over não vai muito longe, pois esbarra nos limites de vários componentes.

Postado

Atualização:

Só coloquei no modo manual, não alterei NADA... única coisa que alterei foi na área das memórias e coloquei para limitar a frequência dela em 667mhz... acabou que o PC ligava mas sem vídeo, tive que resetar a BIOS, tirar RAM a RAM, e ir colocando uma em uma, mudando elas de slot entre si para poder ligar de novo... fui olhar no manual da RAM depois e li que eles recomendam NÃO ALTERAR nada na frequência da RAM e deixar sempre no automático... agora estou na vontade de tentar de novo e deixar a frequência na RAM no automático, mas o medo de dar M é grande, pois no momento é o meu único PC....

Postado

@Marvin Monteiro Nascimento Ferreira Overclock sempre traz riscos, se é seu único PC recomendo deixar quieto, ou se for fazer, faça um OC bem leve, como são peças antigas sempre tem um risco de estragar algo.

Eu ja tive 2 processadores AM3, um phenom X3 710 bloqueado, que eu fiz OC via FSB e um Phenom II 965 BE que era desbloqueado, no x3 710 eu travei o clock do PCI-e em 100Mhz (padrão), deixei as memórias no alto e subi o FSB devagar, consegui subir de 2.6 para 2.9 estáveis ate a RAM começar a reclamar, dai eu baixei o multiplicador das memórias e consegui 3.1Ghz... o x4 965 foi bem mais fácil, não mexi em nada, só subi o multiplicador, adicionei 50mv no CPU e consegui ate 4Ghz nele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...