Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no Phenom XII x6 1100T - Passos iniciais na BIOS (azul antiga)


Posts recomendados

Olá, minha gente. O assunto hoje é polêmico, OVERCLOCK...

 

Seguinte, não tive boas experiências com overclock das vezes que fiz, porém eu era leigo e tentava dar uma de brabo e me ferrava... porém hoje em dia eu estudo informática, principalmente a área de Hardware e afins com muito mais profissionalismo e entusiasmo, porém nessa área de OVER eu tenho que aprender bastante ainda.

Eu tenho o meu Phenom XII X6 1100T de 3,3GHz de base, vai até 3,7GHz modo turbo (não sei esse modo turbo é automático ou preciso habilitar na BIOS), e gostaria de tentar rodá-lo com com 4,1GHz~4,4GHz em OVER, porém tenho algumas dúvidas:

I) Não sei se mexo na frequência base ou no multiplicador ou em ambos;
II) Sei que tem como mexer na tensão, mas acredito mexer nisso requer um conhecimento bem mais afundo.
III) Sei que quando mexemos na frequência do processador, a frequência da RAM tende a aumentar também, eu não quero isso, consigo fazer OVER apenas no processador, sem mexer na frequência da RAM?
IV) Eu sei que devo subir a frequência de pouquinho em pouquinho, mas de quanto em quanto é o recomendado?
V) O pc ligando e dando tudo certo nas primeiras alterações, deixo o PC rodando com teste de estress durante quanto tempo?
VI) Eu aumentando a frequência aos poucos, e alguma hora o PC ligar mas sem Vídeo, o que eu faço? Retiro a bateria da BIOS e coloco novamente?
VII) Para saber se com aquela determinada frequência o PC está estável ou instável, é somente com o teste de stress que poderei conferir isso?

 

Segue abaixo a minha configuração:

 

placa-mãe: ECS A785GM-M
CPU: AMD Phenom XII X6 1100T
RAM: Markvison 16GB 1333MHz (4x4GB)
Vídeo: EVGA NVIDIA GTX 750
Fonte: Draxen 500W 80plus Bronze
ROM: HD 500GB Seagate SATA II - 7200RPM
Cooler: Rise Mode Air Cooler G700

 

*Atualmente, teste de stress (apenas CPU) no AIDA64 Extreme a temperatura do processador em 100% em 15 minutos de teste não passou de 52°, o que me abre margem para fazer um OVER tranquilo por conta da temperatura baixa ainda.
 

Poderiam me dar uma luz nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Overclock no Phenom XII x6 1100T - Passos iniciais na BIOS (azul antiga)

@Marvin Monteiro Nascimento Ferreira Com um CPU com multiplicador desbloqueado o over fica fácil, basta ir subindo o multiplicador e testando a estabilidade do sistema, dessa forma só o clock do CPU sobe, por outro lado quando o multiplicador de CPU é travado e se faz OC subindo a frequência base, ai sim você afeta todo o clock da placa, subindo o clock da memória e do PCI-E junto, e esse tipo de over não vai muito longe, pois esbarra nos limites de vários componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

 

Só coloquei no modo manual, não alterei NADA... única coisa que alterei foi na área das memórias e coloquei para limitar a frequência dela em 667mhz... acabou que o PC ligava mas sem vídeo, tive que resetar a BIOS, tirar RAM a RAM, e ir colocando uma em uma, mudando elas de slot entre si para poder ligar de novo... fui olhar no manual da RAM depois e li que eles recomendam NÃO ALTERAR nada na frequência da RAM e deixar sempre no automático... agora estou na vontade de tentar de novo e deixar a frequência na RAM no automático, mas o medo de dar M é grande, pois no momento é o meu único PC....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marvin Monteiro Nascimento Ferreira Overclock sempre traz riscos, se é seu único PC recomendo deixar quieto, ou se for fazer, faça um OC bem leve, como são peças antigas sempre tem um risco de estragar algo.

 

Eu ja tive 2 processadores AM3, um phenom X3 710 bloqueado, que eu fiz OC via FSB e um Phenom II 965 BE que era desbloqueado, no x3 710 eu travei o clock do PCI-e em 100Mhz (padrão), deixei as memórias no alto e subi o FSB devagar, consegui subir de 2.6 para 2.9 estáveis ate a RAM começar a reclamar, dai eu baixei o multiplicador das memórias e consegui 3.1Ghz... o x4 965 foi bem mais fácil, não mexi em nada, só subi o multiplicador, adicionei 50mv no CPU e consegui ate 4Ghz nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!