Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa!

Possuo uma Gigabyte AB350 DSH V2 e um Ryzen 7 5700x.

Equipado juntamente estão 4 pentes de memória Asgard (aquelas famosas, cinzas com RGB do Aliexpress), de 3200Mhz.

XMP ativado na BIOS e rodando normalmente... Pelos programas identifica velocidade de 1600Mhz e no gerenciador de tarefas do windows também identifica que está rodando em 3200Mhz.

A minha dúvida é se realmente está... Haja visto que segundo o site da AMD esse processador é:

2x1R  DDR4-3200

2x2R  DDR4-3200

4x1R  DDR4-2933

4x2R. DDR4-2667

Eu não sei quantos ranks essas memórias são, mas nota-se que sendo 1 ou 2 não deveria rodar a 3200Mhz...

Será que realmente está rodando e o 5700x está se virando de alguma maneira, será que a placa-mãe com a última versão da BIOS está colaborando ou será que não está rodando a 3200?

Comecei a pensar nisso hoje quando cogitei trocar por uma MSI B550 Pro VDH.

Muito obrigado.

Postado

@spnSpawn Essas configurações de velocidade são o que a AMD garante que funcionam estáveis em qualquer processador, mas assim como no overclock voce pode ter um chip melhor e que aceita frequências mais altas, ou a placa-mãe pode estar usando uma latência mais alta, com isso o CPU faz uma "pausa" maior entre os acessos e consegue usar uma frequência mais alta, mas o desempenho fica prejudicado.

Postado

@F4b10 Entendi! Muito obrigado. Ou seja, usar 4 pentes mesmo em pleno 2024 é besteira, é limitado... Então não sei por que fabricam placas de entrada e intermediárias com 4 slots sendo que com 2  da pra usar uma boa quantidade de memória... 🤦🏻‍♂️

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!