Ir ao conteúdo

Partindo de um R5 2400g para um R5 5500/ 5600 a conta de luz subirá?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Olá, me chamo Marlon, não faço overclock e utilizo um processador básico a 5 anos, o R5 2400g, que uso para jogos, ex: LOL, God of War, RDR2, Battlefield 4.

Já me certifiquei que minha mb suporta CPU´s Ryzen 5000, tanto em BIOS como VRM, e quero aproveitar para fazer um Upgrade na CPU que é o que o orçamento permite.

Contudo, antes de partir para um CPU melhor gostaria de pôr na ponta do lápis todos os custos extra com conta de luz e com refrigeração que irão acompanhar a nova aquisição, que seria um R5 5500 ou um 5600.

Vendo alguns vídeos notei que estes processadores têm um consumo em jogos em torno de 30 – 70W. Para comparar, abri o MSI Afterburner e fui testa meu setup no God of War 2018 , o consumo do CPU estava algo em torno de 14- 20 W. Partindo daí, tirei a diferença entre eles e, com o valor dessa diferença utilizei uma dessas calculadoras de consumo online para ver quanto isso iria custar por mês. O resultado foi que adotando um R5 5600 eu teria, em casos extremos, um custo mensal de mais 7,00 R$ na conta de luz.

Agora fica a pergunta, será que essa conta fecha? Um cooler melhor que o Cooler Box da AMD faria diferença no consumo de energia mensal? Vale lembrar que utilizo o PC com uma rotina normal e nunca, jamais faço ou farei overclock.

Meu setup: Biostar B350 GT3, R5 2400g, Gigabyte RX 580, Fonte CoolerMaster masterwatt Lite 500W 80 plus bronze, 2x8 DDR4 Kingston Fury 3200 MHz, SSD Kingston Sata 480gb.

• Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...