Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partindo de um R5 2400g para um R5 5500/ 5600 a conta de luz subirá?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá, me chamo Marlon, não faço overclock e utilizo um processador básico a 5 anos, o R5 2400g, que uso para jogos, ex: LOL, God of War, RDR2, Battlefield 4.

 

Já me certifiquei que minha mb suporta CPU´s Ryzen 5000, tanto em BIOS como VRM, e quero aproveitar para fazer um Upgrade na CPU que é o que o orçamento permite.

 

Contudo, antes de partir para um CPU melhor gostaria de pôr na ponta do lápis todos os custos extra com conta de luz e com refrigeração que irão acompanhar a nova aquisição, que seria um R5 5500 ou um 5600.

 

Vendo alguns vídeos notei que estes processadores têm um consumo em jogos em torno de 30 – 70W. Para comparar, abri o MSI Afterburner e fui testa meu setup no God of War 2018 , o consumo do CPU estava algo em torno de 14- 20 W. Partindo daí, tirei a diferença entre eles e, com o valor dessa diferença utilizei uma dessas calculadoras de consumo online para ver quanto isso iria custar por mês. O resultado foi que adotando um R5 5600 eu teria, em casos extremos, um custo mensal de mais 7,00 R$ na conta de luz.

 

Agora fica a pergunta, será que essa conta fecha? Um cooler melhor que o Cooler Box da AMD faria diferença no consumo de energia mensal? Vale lembrar que utilizo o PC com uma rotina normal e nunca, jamais faço ou farei overclock.

 

Meu setup: Biostar B350 GT3, R5 2400g, Gigabyte RX 580, Fonte CoolerMaster masterwatt Lite 500W 80 plus bronze, 2x8 DDR4 Kingston Fury 3200 MHz, SSD Kingston Sata 480gb.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!