Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Estou com um cliente ( condomínio ), onde já possuem 196 câmeras IP, os mesmos irão adquirir e colocar inúmeras outras câmeras. Totalizando aproximadamente 2 mil câmeras IP. são 1584 apartamentos, cada um terá uma câmera para cada vaga de garagem ( cliente quer a gente vende e faz ). As demais serão distribuídas nas áreas comuns do condomínio. 

Entendo a inicial do projeto, minha dúvida fica apenas na configuração de rede. 

Eu gostaria de utilizar o endereço 10.x.x.x

Vamos imaginar 10.20.30.40 

O 10 signifca a rede em si.
O 20 é o bloco correspondente dos 11 existentes, então representaria o bloco 2. 
O 30, seria referente ao andar específico do bloco. 
O 40 já representaria a câmera em si. 

Já havia feito projetos com 250 câmeras, então não tive problemas no entendimento da rede para a mesma. 

Agora preciso criar uma rede bem mais ampla, onde 10.20.30.40 precisa enxergar 10.40.30.20 

Como será gerado manual técnico, preciso criar um entendimento padrão, facilitando identificação rápida só do técnico estar no bloco 1, quinto andar, já saber os endereços possíveis das câmeras. 

A pergunta é, no roteador basta eu colocar a máscara como 255.0.0.0 e todos os IPS de 10.0.0.1 até 10.254.254.254 irão se enxergar, pingar, conversar e trocar informações? 

Será aplicado inteligência de vídeo com software VMS, por eu preciso impreterívelmente que todo esse range se comunique. 

Outra Hipótese que pensei foi: 

Diminuir a quantidade de hosts disponíve, não deixando tanto espaço na rede... 

10 - rede em si
.1 - rede em si
.101 - (refere-se ao bloco)
.123 ( onde o 1 é o primeiro andar e o 23 é refere-se a câmera em si ). 

Assim eu poderia ter uma máscara 255.255.0.0. 

Estou correto na minha linha de raciocínio, ou qual instruções me dariam para resolução deste problema? 

Postado

Para que complicar? Seria muito mais fácil atribuir a cada host um endereço IP qualquer, e associar esse endereço a uma entrada DNS.

A partir daí poderia padronizar no DNS cada hostname, por exemplo, cam-1-1-23.dominio.com.br, ou cam-1-1-23.dominio.local.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!