Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Fans e Controladora


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Ola, estou querendo comprar 4 Fans (ou 7, se estiver com um preço bom) para instalar em meu gabinete, porém não sei muito bem quais serias boas marcas custo/benefício para comprar (separado ou kit) e queria também uma controladora que seja sem muita dor de cabeça para instalar e usar

 

De momento não tem um orçamento, quero ter uma ideia das marcas que são boas e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Antes de mais nada, via de regra mais do que 4 fans no gabinete não melhora a eficiência, são colocados por razões de "enfeite". 😜

 

Um fan de boa qualidade deve ser PWM - controle de rotação dinamicamente pelo BIOS em função da temperatura do CPU; ter CFM (volume de ar) acima de 60, e pressão do ar de 2.0mmmH2O ou mais.

 

O fan mais barato com estas características é o Montech AX 120 ARGB - R$ 42,99

  • Fluxo de ar:59CFM
  • Pressão estática: 1,8mm H₂O

Outros recomendáveis:

PCYEs Nix 2

Cooler Master Sickleeflow 120

 

Fans baratos não atendem estes requisitos, então decida-se, quer fan eficiente ou fan de "enfeite" - com LED, se for o segundo caso, compre qualquer um, apenas verifique que não venha com conector de 6 pinos, e que os LEDs sejam no padrão ARGB (5v, 3 pinos com falha).

 

Uma controladora OK é a CoolMoon, que é também HUB PWM para até 8 ventoinhas.

 

A Aigo tem kits de 3, 4 fans com controladora por preço razoável, o modelo ARG12PRo promete 74 CFM - mas não cumpre.

 

Um detalhe, se usa air cooler deve colocar apenas um fan no topo de gabinete, pois os fans que ficarem na frente da placa-mãe estarão roubando ar frio antes que cheque no air cooler.


Exemplo de gabinete otimizado para air cooler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, 1lokos disse:

Antes de mais nada, via de regra mais do que 4 fans no gabinete não melhora a eficiência, são colocados por razões de "enfeite". 😜

 

Um fan de boa qualidade deve ser PWM - controle de rotação dinamicamente pelo BIOS em função da temperatura do CPU; ter CFM (volume de ar) acima de 60, e pressão do ar de 2.0mmmH2O ou mais.

 

O fan mais barato com estas características é o Montech AX 120 ARGB - R$ 42,99

  • Fluxo de ar:59CFM
  • Pressão estática: 1,8mm H₂O

Outros recomendáveis:

PCYEs Nix 2

Cooler Master Sickleeflow 120

 

Fans baratos não atendem estes requisitos, então decida-se, quer fan eficiente ou fan de "enfeite" - com LED, se for o segundo caso, compre qualquer um, apenas verifique que não venha com conector de 6 pinos, e que os LEDs sejam no padrão ARGB (5v, 3 pinos com falha).

 

Uma controladora OK é a CoolMoon, que é também HUB PWM para até 8 ventoinhas.

 

A Aigo tem kits de 3, 4 fans com controladora por preço razoável, o modelo ARG12PRo promete 74 CFM - mas não cumpre.

 

Um detalhe, se usa air cooler deve colocar apenas um fan no topo de gabinete, pois os fans que ficarem na frente da placa-mãe estarão roubando ar frio antes que cheque no air cooler.


Exemplo de gabinete otimizado para air cooler.

Acabei optando por pegar um kit de 3 fans Cooler Master Sickleflow 120 ARGB White Edition, como por enquanto só vou ter esses 3, vou ligar direto na placa-mãe e controlar o ARGB pelo Armoury Crate da ASUS, valeu meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2024 às 20:45, 1lokos disse:

Um detalhe, se usa air cooler deve colocar apenas um fan no topo de gabinete, pois os fans que ficarem na frente da placa-mãe estarão roubando ar frio antes que cheque no air cooler.

Dica muito boa para pessoas leigas como eu rsrsrs
Valeu! 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!