Ir ao conteúdo

Qual a melhor curvatura do fan para uma boa refrigeração

Ir à solução Resolvido por gustavodbg,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, recentemente tava pesquisando sobre qual a curvatura ideal tenho que deixar para ter uma boa refrigeração, porém não consegui achar muita coisa, queria saber de vocês o que vocês acha melhor

placa-mãe: B450M Gaming Gigabyte;

Processador: Ryzen 5 4600G;

Cooler Processador: AG400 versão Raimbow;

Placa de Vídeo: GTX 1650 4GB GDDR6 MSI;

memória RAM: 2x8GB 3200Mhz C16 Mancer Dantalion Z;

Armazenamento: 1xSSD M.2 256GB XPG S41 + 1xSSD SATA 3 500GB Mancer Reaper;

Fonte: Cooler Master MWE V2 600W 80 Plus Bronze ( ACAAB-WO );

Gabinete: Ninja Hive;

Fan: 6 peças DeepCool RF 120 FS + Hub DeepCool FH-10.

Por enquanto tô usando a desse vídeo:

• Moderador
  • Solução
Postado

Olá @JhonTech.

Como explicação vou lhe dar como exemplo as curvas que utilizo aqui para meu PC da assinatura:

image.png image.png

Aqui tenho 2 observações a serem feitas: 1- minha máquina fica 24 horas ligada, portanto a noite o ruído me incomoda e 2- meu processador é bem quente, apenas com overclock de fábrica já roda 4.4GHz, subindo muito o vcore instantaneamente quando exigido.

Levando isto em consideração, configurei as curvas para rodar as ventoinhas na velocidade minima enquanto o sistema está inativo em idle (aqui considerei 30% para CPU Fan e 4% para GPU Fan que são as velocidades minimas do meu equipamento, mas se configurar em 0% funciona também). Também utilizei uma curva mais suave no processador entre 37,5c e 62c para absorver essas mudanças bruscas de vcore quando o clock sobe e com isso evitar que o fan fique aumentando e diminuindo de velocidade em um curto periodo de tempo. Dos 62c em diante utilizei uma curva mais acentuada para conseguir refrigerar tendo em vista que este CPU é muito quente por natureza.

Na placa de vídeo configurei de uma forma mais acentuada até os 40c, de 40c até 62c de forma mais suave para atender jogos leves, e dali em diante novamente uma curva mais acentuada tendo como alvo não ultrapassar os 75c.

Para os fans do gabinete, utilizei uma configuração que copia a velocidade do alvo maior entre CPU e GPU (FanControl é o nome do programa caso desejar utilizar).

Curvas de fans fornecem infinitas possibilidades e você não precisa configura-las igual ao meu exemplo ou a exemplos de outras pessoas. No meu exemplo eu não gosto de ruido a noite quando o sistema está inativo e meu processador é bem quente, para você essas necessidades talvez sejam diferentes, então o importante é entender as suas necessidades e como o seu hardware se comporta e a partir disso configurar e ir testando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...