Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando e reiniciando, erro volmgr


Posts recomendados

Olá pessoal, na ultima semana o meu tem PC tem crashado algumas vezes (aconteceu 3 vezes já). O comportamento é sempre o mesmo, ele começa a ficar com um tipo de lag, parecendo que está perdendo fps, e congela completamente em seguida, depois de 1min mais ou menos reinicia. A primeira vez que aconteceu eu estava abrindo e fechando vídeos rapidamente no VLC. Nas outras duas vezes que aconteceu eu estava jogando (e era um jogo leve inclusive, o saudoso Ragnarok).

Eu chequei o log de eventos e os Kernel power erros tem BCC 307 para as duas vezes que o crash aconteceu no Ragnarok e 278 para o crash que aconteceu no VLC Eu sei que Kernel power é só o erro ocasionado pelo desligamento então investigando mais o log de eventos eu vi que o que aconteceu nos mesmos horários foi o Error 161 volmgr.
Pesquisando eu vi muita gente que já teve esse problema e as soluções foram tão variadas que eu nem sei por onde começar a testar. Todos os drivers estão atualizados, BIOS também, rodei memtest, sfc, crystaldisk e tudo pareceu OK. Temperaturas estão boas, não passam de 60-65 em nenhum componente. Procurando pelos dump files na pasta do windows achei apenas dois arquivos (dos dias que o crash aconteceu jogando). subi eles e a versão txt (consegui ela abrindo os dmp files com o WinDbg) caso alguém que entenda alguma coisa possa dar uma olhada. Adicionei anexado no post também.

Arquivos DUMP

Meu pc tem mais ou menos 15 meses de uso, nenhum problema até então.
Minhas configurações:
Ryzen 5700x
32GB RAM (2x16GB Corsair Vengeance 3600 - rodando em 3200)
RTX ASUS 3060 TI
placa-mãe TUF GAMING B550M-PLUS
SSD Samsung 970 EVO Plus 1TB
HDD WD 1TB
Fonte XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold
Windows 10

Se alguém ler tudo isso e puder me ajudar, agradeço muito

dump_files.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lucas Parmigiani As vezes esse tipo de erro tem ligação com drivers de hardware, recomendo que passe o DDU e depois reinstale os drivers, ainda, recomendo que deixe o Windows Update procurar os drivers necessários e só depois, se achar necessário atualize as versões destes manualmente.

 

Sei que não parece uma solução, mas as vezes o problema está ocorrendo por conflito com algum driver específico e fazer esse procedimento simples pode resolver.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!