Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo "do zero", plataforma AM4 ou AM5?


Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Eu acompanho o fórum a algum tempo sempre que tenho duvida sobre algo e esse é meu primeiro post aqui.

 

Eu usava um PC que ganhei dos meus pais a uns 10 anos atrás. Na época, compramos ele montado, da marca Sim+. Ele era um Core I5-3570, no geral bem básico. Não usava ele nem mesmo com placa de vídeo.

Ele finalmente veio a "óbito" na ultima semana e agora estou indo atrás de peças para montar um PC novo!

Eu já tenho algumas peças para o meu setup novo:

  • um gabinete da marca Aigo, modelo C285;
  • 6 fans com a lâmina reversa + 4 fans com lâmina normal, brancos, também da "Aigo" (estavam anunciados na loja da Aigo no Aliexpress, maaaaaas, sacomé né?)
  • uma fonte de 750W, 80 Plus Gold, Full modular da XPG;
  • uma placa de vídeo RX 6700 XT da Gigabyte e;
  • está para chegar um CPU air cooler, Peerless Assassin 120mm branco, da Thermalright.

 

Meu problema agora é em relação a placa-mãe + CPU + ram. Eu montei duas configurações, sendo uma da plataforma AM4 e outra AM5. As peças seriam essas abaixo:

 

 

  • Plataforma AM5: 
    • placa-mãe MSI MAG B650 Tomahawk Wifi na Pichau por R$ 1.799,99 (a placa-mãe seria à vista);
    • Processador Ryzen 5 7600 na Gigantec (espero que dê bom). Está saindo por R$ 1.377,90 (valor à prazo);
    • Memórias RAM ADATA XPG Lancer RGB DDR5 2x16GB 5600MHz CL36. Achei anúncio no ML de cada pente por R$ 449,10.

 

 

No fim, as peças da plataforma AM4 saem por R$ 4.080,74, enquanto que as da AM5 saem por R$ 4.076,09. Diferença de R$ 4,65.

 

Estou montado esse PC agora e gostaria de usar ele por mais um boooom tempo.

 

Eu vou usá-lo basicamente para jogar alguns poucos jogos (dragon ball, the witcher, Red dead redemption 2, hogwarts legacy, emular alguns jogos do "não tendo", etc...).

Meu familiares também vão usar o PC, mas é um uso mais leve, como streaming de vídeos e também trabalhos de escola/faculdade/trabalho.

 

Os 32GB de RAM que separei nos dois setups é mais pelo "prazer" de ter eles mesmo.

 

Já a questão das duas placas com wifi, é uma necessidade. Não tenho como puxar um cabo do modem até o PC (o que me frustra bastante). Já tentei usar repetidores de sinal aqui em casa e ficou pior do que simplesmente usar o sinal "fraco" do wifi que chega ao PC. No momento, estou usando um roteador Archer C60 da TP Link pra captar o sinal do wifi fraco do modem principal (da Vivo) e passar a internet para o PC pelo cabo. Acredito que uma placa-mãe com wifi integrado vá ser melhor do que a minha gambiarra (eu espero!).

 

Gostaria da opinião de vocês sobre os setups que levantei. Em qual deles seria melhor investir agora e se exagerei em alguma das peças (fora a RAM, que obviamente é um exagero 32GB pra quem não vai renderizar ou trabalhar pesado com 3D)? E também, se é uma boa escolha desses dois processadores com esse modelo de placa de vídeo que eu tenho.

 

Desculpem pelo tamanho do post, tentei não deixar nenhum detalhe de fora, pra facilitar...

 

Desde já agradeço pelo tempo e paciência por quem se dispôs a ler até aqui. Aguardo suas opiniões, por favor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Smarqs Bom dia, pense comigo, compensa mais gastar quase o mesmo valor em uma plataforma Am4 e daqui 2 anos ou mais ter que revender a preço de banana porque ela já morreu ou ir direto pro Am5 ? 

Eu até poderia dizer para economizar descartando esta ASRock e pegar uma Msi b550 que aguentaria o X3D também mas dado ao teu orçamento e pelo que vejo não vai mexer no pc por um bom tempo. atualiza pra nova Gen. 

O 5700X3D tem quase o mesmo desempenho do 7600 então vai de Am5, vai ter anos de upgrade, recém está no começo ainda.

Quanto aos 32gb de Ram vai da sua preferência, se eu montasse tudo do zero pegaria também !

Para finalizar a placa-mãe com Wifi pode pegar esta mesmo mas fique ciente que se vai jogar online vai ser prejudicado, eu uso um Fio de 5 metros no meio do apto mas não uso wifi para jogar no pc. 

Mas boa sorte com o novo Setup garanto que vai te atender sim !!

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Smarqs , bom dia.

 

Os dois processadores possuem uma performance parecida, mas os processadores AM4 estão saindo do mercado, enquanto que os AM5 estão entrando no mercado.
Dê uma olhada no vídeo abaixo.
Você está montando uma máquina com uma boa configuração, mas o gargalo do seu computador vai ser na placa de vídeo, independente de qual desses processadores utilizar.

 

O bom de utilizar o AM5, é que no futuro você pode fazer o upgrade para outros processadores, como 7700, 7800X3D, e por aí vai.

 

AM4
Ryzen 7 5700X3D: R$ 1.658,99 / 10x de R$ 174,63 (Kabum)
Ryzen 7 5700X3D:R$ 1.589,00 / 10x de R$ 176,56 (InPower)

 

AM5
Ryzen 5 7600: R$ 1.240,11 / 10x de R$ 137,79 (Gigantec)
Ryzen 7 7700: R$ 2.048,31 / 10x de R$ 227,59 (Gigantec)
Ryzen 7 7800X3D: R$ 2.628,81 / 10x de R$ 292,09 (Gigantec)

 

Na memória RAM, opte por 32GB mesmo, sendo 2 pentes de 16GB (dual channel), eu faria o mesmo.

 

Espero ter ajudado!

Diego

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá Bom dia 

 

Primeiro se pode importar poque a necessidade da placa com wifi onbord , se pegar uma AX 210 será um melhor investimento wifi 6E bluetooth 5.3

 

Se tem orçamento AM5 irá te oferecer um desempenho maior

 

36 minutos atrás, Smarqs disse:

Memórias RAM ADATA XPG Lancer RGB DDR5 2x16GB 5600MHz CL36. Achei anúncio no ML de cada pente por R$ 449,10.

Eu recomendaria essa aqui Kingston fury renegade DDR5 6000MHZ CL32 2x16gb 987 

Ou Kingston fury renegade RGB DDR5 6400MHZ cl32 1259

Porém a lancer também é boa,  apenas lembre de comprar apenas em lojas conceituadas do ML , isto é oficiais ou com cnpj de preferência 

39 minutos atrás, Smarqs disse:

placa-mãe MSI MAG B650 Tomahawk Wifi na Pichau por R$ 1.799,99 (a placa-mãe seria à vista);

A Tomahawk é uma excelente placa-mãe 

Pois possui 

3 slots M.2 SSD 4.0

6 portas sata 

7 sys_fan pwm 4 pin

2 argb 5v 3 pin

2 RGB 12v 4pin 

 

Wi-fi Mediatek Wi-Fi 6E MT7922 (RZ616) bluetooth 5.2

 

Caso queira dados mais técnicos sobre o vrm 2x7+2+1

PWM Controller: MPS MP2857 (X+Y=12, 7+2 Dual Output)

VCore: MPS MP87670 (80A)

SoC: MP87670 (80A)

Misc: MaxLinear MXL7630S (30A)

 

Porém talvez você não precisa de tudo isso e possa usar a B650m tuf gaming plus 1.399 que possui 

 

1 slot M.2 5.0

1 slot M.2 4.0

4 portas sata

5 sys_fan pwm 4 pin

3 argb 5v 3 pin

1 RGB 12v 4pin 

 

Vrm 2x6+2

PWM Controller: Infineon ASP2208 (6+2 Teamed)

VCore: A&O AOZ5317NQI (60A)

SoC: AOZ5317NQI (60A)

Misc: MaxLinear MXL7630S (30A)

 

Não inclui wifi mas você pode usar a ax210 

 

1 hora atrás, Smarqs disse:

Processador Ryzen 5 7600 na Gigantec (espero que dê bom)

É um excelente processador você terá um bom desempenho nos jogos com ele

 

 

Com relação a am4 você não precisa de uma x570 

1 hora atrás, Smarqs disse:

Plataforma AM4:

 

Use a Msi B550m pro-vdh wifi 722

Que possui 

1 solt M.2 4.0

1 slot M.2 3.0

5 pwm 4pin

2 argb 5v 3pin

2 RGB 12v 4pin

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kevin Aguiar disse:

O 5700X3D tem quase o mesmo desempenho do 7600 então vai de Am5, vai ter anos de upgrade, recém está no começo ainda.

Quanto aos 32gb de Ram vai da sua preferência, se eu montasse tudo do zero pegaria também !

Para finalizar a placa-mãe com Wifi pode pegar esta mesmo mas fique ciente que se vai jogar online vai ser prejudicado, eu uso um Fio de 5 metros no meio do apto mas não uso wifi para jogar no pc. 

 

Bom dia @Kevin Aguiar! É justamente essa uma das minhas dúvidas: a questão do desempenho dos dois processadores, se eles eram parecidos ou se um se sobressaia. Inclusive, acabei de ver o vídeo que nosso amigo @Diego Mendes Rodrigues enviou aí e vi que os dois têm praticamente o mesmo desempenho 🙏

Sobre o wifi, não tem jeito mesmo. Vou evitar jogos online durante um tempo ainda. O roteador principal está na parte da frente da casa no primeiro andar, enquanto que o PC está nos fundos do segundo andar. Não conseguiria jogar online razoavelmente nem se eu quisesse 😂

E se eu for falar sobre fazer algo na infra da casa, capaz de ser expulso ainda, acredite. Pra melhorar, só fazendo igual você disse que usa aí... passar o fio o caminho todo pelo chão mesmo 🤷‍♂️

 

 

1 hora atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

Você está montando uma máquina com uma boa configuração, mas o gargalo do seu computador vai ser na placa de vídeo, independente de qual desses processadores utilizar.

 

O bom de utilizar o AM5, é que no futuro você pode fazer o upgrade para outros processadores, como 7700, 7800X3D, e por aí vai.

 

Bom dia Diego! Então, essa era outra das minhas preocupações... a placa de vídeo ser um gargalo pra esses processadores. Mas, alguém sempre vai ser um "gargalo" pra outro alguém. Como já tenho essa GPU a um tempo, vou continuar usando ela até não dar mesmo.

A princípio, fazendo a pesquisa das peças, eu queria ir com o 7800X3D, mas o valor dele desencorajou. Quem sabe daqui a alguns anos.

 

 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

Primeiro se pode importar poque a necessidade da placa com wifi onbord , se pegar uma AX 210 será um melhor investimento wifi 6E bluetooth 5.3

 

Bom dia @STAR ALPHA! Então cara, sendo sincero contigo: porque não manjo nada em relação às placas wifi dedicadas! Sempre via nos fóruns o pessoal comentando "se você precisa de wifi e está comprando a placa-mãe agora, compensa investir um pouco mais e pegar uma placa-mãe que já tenha o wifi". Isso antes da época das placas-mãe AM5 serem lançadas com quase todas as "Bxxx" já trazendo wifi... Então quando fui pesquisar, acabei direcionando a pesquisa para placas-mãe que já possuíssem wifi!

No caso, então uma AX 210 tem uma conectividade bluetooth e wifi melhores do que as que as placas B650 trazem??

 

 

1 hora atrás, STAR ALPHA disse:

Porém talvez você não precisa de tudo isso e possa usar a B650m tuf gaming plus 1.399 que possui 

 

Ignorando a questão de valor e focando na questão qualidade das peças e recursos, você acredita que a B650M TUF GAMING PLUS + AX 210 seja um melhor "combo" do que uma B650 TOMAHAWK WIFI?

Dos recursos que eu vou utilizar:

  • painel traseiro da placa-mãe: 4x USBs, 1x RJ45 ou as antenas Wifi já;
  • da placa-mãe dentro do gabinete: um PCIe x16 para a GPU, um conector USB3.0 pros USBs do gabinete e ao menos 2x ARGB 5V 3Pin (na real, 1 já resolve, já que tenho uma controladora para os fans da aigo aqui comandando os 10 fans do gabinete, mas achei que seria mais interessante passar esse controle todo para a placa-mãe... ou seria besteira?).

Pelo que imaginei da montagem em si da TUF + RX 6700XT + AX 210, a placa wifi ficaria no segundo slot PCIe da TUF, logo abaixo da GPU, quase colada nela. Isso não iria obstruir um dos fans da GPU e "prejudicar" o resfriamento dela? (esse fan em especifico estaria puxando "menos ar" do que os outros e o ar ainda seria o que é liberado pela placa wifi...) Pergunto isso, pois como sou leigo no caso, é o que me veio a mente quando pensei nessa montagem.

 

 

2 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Eu recomendaria essa aqui Kingston fury renegade DDR5 6000MHZ CL32 2x16gb 987 

Ou Kingston fury renegade RGB DDR5 6400MHZ cl32 1259

Porém a lancer também é boa,  apenas lembre de comprar apenas em lojas conceituadas do ML , isto é oficiais ou com cnpj de preferência 

 

Entre a Kingston de 6000MHz CL32 e essa Corsair Vengeance 2x 16GB 6000MHz CL36, qual vocês acham "melhor"?

Só o detalhe é de que a Kingston sair por R$ 1.162,24 e a Corsair por R$ 999,99 (valores a prazo). No caso, a minha real pergunta é: essa diferença de latência das memórias (CL32 e CL36) vale a diferença no valor? Sempre me pergunto isso!

Em relação ao RGB das memórias: nesse setup acredito ser dispensável... ao meu ver já está "exagerado" de LED dentro do gabinete 😂

 

Vou colocar uma foto aqui de quando o PC ainda ligava (eu estava montando ele devagar, por isso já tenho algumas peças... estava guardando grana pra comprar as que faltavam à vista. Como o PC morreu de vez, o que der eu pego à vista, o que não der vai parcelado mesmo. Paciência).

 

Pelo menos uma coisa já ficou clara: bora de AM5 !

Quando ligava.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Smarqs , bom dia.

 

Eu utilizo uma placa-mãe que veio com a placa wifi integrada, com antenas e etc (ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II), ela funciona muito bem.

Acredito que uma boa placa-mãe, com uma boa placa wifi integrada, seja uma opção interessante.

 

Quanto as memórias RAM, utilizar CL32 ou CL36, na verdade não vai fazer a menor diferença na sua vida!

As duas são boas opções, pode comprar a Corsair.

 

Espero ter ajudado!

Diego

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Smarqs disse:

No caso, então uma AX 210 tem uma conectividade bluetooth e wifi melhores do que as que as placas B650 trazem??

O desempenho seria similar 

 

1 hora atrás, Smarqs disse:

Ignorando a questão de valor e focando na questão qualidade das peças e recursos, você acredita que a B650M TUF GAMING PLUS + AX 210 seja um melhor "combo" do que uma B650 TOMAHAWK WIFI?

A Tomahawk inclui

1 Porta USB 3.2 Gen 2x2 20 GB/S tipo C 

3 Portas USB 3.2 Gen 2 10 GB/S tipo A

4 Portas USB 3.2 Gen 1 5 GB/S tipo A

2 Portas USB 2.0 tipo A

 

A tuf inclui 

1 Porta USB 3.2 Gen 2x2 20 GB/S tipo C 

1 Porta USB 3.2 Gen 2 10 GB/S tipo C

2 Portas USB 3.2 Gen 2 10 GB/S tipo A

4 Portas USB 2.0 tipo A

 

1 hora atrás, Smarqs disse:

Pelo que imaginei da montagem em si da TUF + RX 6700XT + AX 210, a placa wifi ficaria no segundo slot PCIe da TUF, logo abaixo da GPU, quase colada nela. Isso não iria obstruir um dos fans da GPU e "prejudicar" o resfriamento dela? (esse fan em especifico estaria puxando "menos ar" do que os outros e o ar ainda seria o que é liberado pela placa wifi...) Pergunto isso, pois como sou leigo no caso, é o que me veio a mente quando pensei nessa montagem

A placa wifi é bem pequena então não vai prejudicar o resfriamento 

 

1 hora atrás, Smarqs disse:

painel traseiro da placa-mãe: 4x USBs

Nesse caso a Tomahawk oferece um maior número de usb tipo A algo que pode ser mais confortável pra você 

1 hora atrás, Smarqs disse:

Entre a Kingston de 6000MHz CL32 e essa Corsair Vengeance 2x 16GB 6000MHz CL36, qual vocês acham "melhor"?

Quanto menor a latência cl e maior a velocidade MHz melhor , mas pode usar a que couber no orçamento ou achar mais conveniente 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!