Ir ao conteúdo

possível erro com frametime e framerate

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Galera, confesso que nunca vi isso antes
Meu problema é o seguinte, em alguns momentos de qualquer game meu frametime sobe e fica muito alto principalmente em algum momento que exige mais da placa de vídeo, e também o uso da placa de vídeo reduz um pouco
Até pensei que pudesse ser gargalo, mas já troquei meu processador por um muito melhor e que com certeza suporta minha placa
Config do PC: 
Xeon E5 2690 V4
16 GB 2100 MHz
RX 5700
Fonte Corsair CX750
Alguém ai já teve esse problema?
Essas fotos a seguir mostram o problema na prática, inclusive acontece em vários outros games
A duas primeiras estão no momento em que acontece esse problema, em uma delas o jogo esta no ultra e a outro no low
a terceira foto é no mesmo local do game, porém estou olhando pra outra direção, o game esta no ultra e esta normal

Ultra momento em que acontece (cópia).png

Low momento em que acontece (cópia).png

Ultra estando normal (cópia).png

Postado

@Ismaéu isso aí é questão de gargalo de CPU, mas a culpa não é totalmente do processador, metade da culpa também é dos drivers da AMD (da RX 5700) para DirectX 11. Esse caso dos drivers da AMD virou discussão na internet alguns anos atrás, e um dos jogos mais prejudicados era justamente o God of War. Os drivers da AMD para DirectX 11 (ou mais antigo, com exceção do DirectX 12), não gerencia muito bem o uso de CPU, acaba forçando maiores cargas de trabalho sobre um núcleo só, o que prejudica o desempenho geral do jogo. Claro que esse problema pode ser cotornado com processadores mais potentes, que possuem núcleos individualmente bem mais fortes, não é o caso de um Xeon (que usam arquiteturas antigas).

Você tem um processador de 14 núcleos e 28 threads, simplesmente inútil para games, pois individualmente os núcleos são muito fracos, e 99% dos jogos atuais não conseguem usar mais do que 8 núcleos. Continuar aumentando a quantidade de núcleos e se mantendo na mesma arquitetura não vai ajudar em nada, o que você precisa fazer é trocar a plataforma inteira e partir para uma arquitetura mais atual. Ele pode até se sair bem em alguns jogos, mas será prejudicado em alguns outros por falta de desempenho single-core. Você vê um uso baixo de CPU porque a contagem leva em consideração todos os 28 threadas, mas, como dito antes, o jogo não é capaz de usar todos eles. Os poucos núcleos/threads que estão sendo utilizados pelo jogo estão sobrecarregados, causando gargalo no desempenho geral do jogo.

Explicando a diferença de FPS entre as screenshots que você postou: se você olhar para um local aberto do mapa, a carga no processador será maior por causa da quantidade de objetos distantes que o PC precisará renderizar, que é o contrário de quando você olha para um lugar mais contido.

Minha sugestão pra você é começar a planejar upgrade para processadores bons de verdade, pare de desperdiçar dinheiro com mais Xeon, suponho que esse último upgrade que você fez foi de um Xeon para outro, mas como você deve ter mudado de algum modelo que já tinha núcleos sobrando para outro com ainda mais núcleos sobrando, esse troca foi completamente inútil para resolver seu problema. A plataforma AM4, apesar de já ser antiga hoje em dia, ainda tem processadores decentes para jogar, e é um investimento relativamente mais baixo do que ir com AM5, por enquanto.

Outra opção também é pegar uma GPU NVIDIA, que consegue se sair um pouco melhor com jogos DirectX 11 em questão de uso de CPU, mas o Xeon ainda continuará sendo problema para alguns jogos. E em jogos DirectX 12, a situação de uso da CPU é melhor pro lado das placas AMD do que da NVIDIA, mas quando você tem um processador suficientemente forte, essa questão não importa tanto. Talvez seria o caso se você tivesse um processador legal combiando com essa sua RX 5700.

Postado

Minha teoria para esse problema era essa, pórem ainda estava com bastante dúvidas, principalmente porque alguns jogos rodavam bem, mas já que a solução é trocar, qual a sua recomendação para essa placa?
Que seja custo-benefício claro...

• Solução
Postado

@Ismaéu aí já vai depender de quanto está disposto a gastar. Uma opção de processador que está com ótimo preço no momento é o Core i5 12400F, ele concorre contra o Ryzen 5 5600, que atualmente está mais caro.

Intel Core i5 12400F - R$776

Gigabyte H610M H DDR4 - R$520

memória RAM XPG Gammix D35 8GB 3200MHz (x2) - R$230

Sei que você já tem RAM DDR4, mas vi que elas são "lentas", então pegar novas memórias de 3200MHz seria melhor opção. Mas você pode optar por usar suas memórias atuais inicialmente para economizar.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...