Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memórias 8x2 e 4x2 em configurações bagunçadas


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite, pessoal!

Setup: R7 5700 - RTX 3060 12GB - 24GB Ram - EVGA 850w.

Na placa-mãe está ativado o DOHC Profile em 2666mhz

Gostaria de uma ajuda para tentar entender essa distribuição de memória ram que está no meu PC.

No começo eu já havia 2x8 onde ambos pentes foram adquiridos em momentos diferentes, e o 8x16 também. Acredito que estejam em Dual Channel pelo menos.

 

Não que eu esteja sentindo algum problema, mas me pergunto se isso não estaria "brecando" algum desempenho que deveria ser melhor do que o esperado.

 

Para dar um "basta", eu queria comprar logo 2x16gb de 3200mhz, pois além de jogos, costumo brincar com VMs e simuladores de android, então é interessante ter esta folga de de memória!

Este tipo de movimento faz algum sentido ou estou viajando na maionese?

Segue prints para mostrar as doideiras:
image.png.a603318d09b6932668537f4cc0c97287.png

 image.png.ce137f0b9b7b7f704c3d58b6abaa1bc8.png

image.png.6a98f56e6bb14d0663d2ecb105cbfb4f.png

image.png.a627186f70ccd971c60c3f4bafe85429.png

image.png.2b55106bb09bff66fedb446c8ed207c6.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Não que eu esteja sentindo algum problema, mas me pergunto se isso não estaria "brecando" algum desempenho que deveria ser melhor do que o esperado.

Está sim, você configurou a RAM errado. Ao em vez de fazer (8+8) num canal e (4+4) no outro que roda em flex channel, o certo é (8+4) e (8+4) para ficar com dual channel na RAM inteira.

 

23 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Para dar um "basta", eu queria comprar logo 2x16gb de 3200mhz, pois além de jogos, costumo brincar com VMs e simuladores de android, então é interessante ter esta folga de de memória!

Não faça isso, é dinheiro jogado no lixo. Você já tem 24gb de RAM; é mais que suficiente, não invista em tecnologia morta sem necessidade. Ao em vez disso, foque seus esforços em trocar o processador por um mais moderno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

1 hora atrás, Imakuni disse:

Está sim, você configurou a RAM errado. Ao em vez de fazer (8+8) num canal e (4+4) no outro que roda em flex channel, o certo é (8+4) e (8+4) para ficar com dual channel na RAM inteira.

 

Essa troca consigo fazer a noite, muito obrigado pelo toque!

Quanto a questão de velocidade de memórias não existe diferença significativa para pular de 2666 para 3200mhz?

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

Não faça isso, é dinheiro jogado no lixo. Você já tem 24gb de RAM; é mais que suficiente, não invista em tecnologia morta sem necessidade. Ao em vez disso, foque seus esforços em trocar o processador por um mais moderno.

 

Bem, eu acabei de trocar de processador, de um R7 1700 para o R7 5700 por praticamente 500 reais (e nem foi aliexpress), acha que ainda preciso dar mais um upgrade no processador?
EDIT: Acho que você falou do processador por causa da minha assinatura, irei atualizar ela agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Quanto a questão de velocidade de memórias não existe diferença significativa para pular de 2666 para 3200mhz?

Não que justifique trocar o hardware. E de qualquer forma, tem uma boa chance de você simplesmente fazer o OC manualmente e chegar nisso com seus pentes atuais.

 

7 minutos atrás, Lobarinhas disse:

EDIT: Acho que você falou do processador por causa da minha assinatura, irei atualizar ela agora!

Ah sim, com um 5700 está ótimo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Imakuni!

Agora a noite eu validei em minha placa-mãe, e de fato estava 8-8-4-4.

 

Realizei a troca dos pentes, a placa-mãe reconhece como 8-4-8-4 agora.

 

Refiz os passos de DOCP para 2666mhz que era o valor que eu havia apontado, mas o valor em placa-mãe não alterou.

Ele fica algo como:

8GB 2666

4GB 2400

8GB 2666

4GB 2400

Mesmo salvando, reiniciando, e reiniciando de novo para voltar a BIOS, os valores permanecem o mesmo, mas se eu abro o gerenciador de tarefas, ele aparece a velocidade como 2666mhz igual era antes.
 

Se eu abrir pelo CPU-Z (que até reinstalei para ver se não poderia ser alguma má leitura), ele segue exatamente na ordem dos primeiros prints que mandei, sem nem sequer mudar uma virgula.

Seria um comportamento normal ou tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Mesmo salvando, reiniciando, e reiniciando de novo para voltar a BIOS, os valores permanecem o mesmo, mas se eu abro o gerenciador de tarefas, ele aparece a velocidade como 2666mhz igual era antes.
 

Se eu abrir pelo CPU-Z (que até reinstalei para ver se não poderia ser alguma má leitura), ele segue exatamente na ordem dos primeiros prints que mandei, sem nem sequer mudar uma virgula.

Seria um comportamento normal ou tem alguma dica?

Primeiro, ignore o gerenciador de tarefas.

 

Segundo, o que diz na aba Memory? Esse é o valor que a RAM inteira está rodando, e é o que importa no fim das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
29 minutos atrás, Lobarinhas disse:

@Imakuni Confesso a você que não saquei do por que os pentes de 4gb não seguirem da mesma forma e se apresentarem como 2400mhz no SPD

Porque SPD não é a frequência que o pente está rodando, é apenas o perfil de overclock que o fabricante colocou na memória do pente antes de embalar. Isso é uma característica inata do pente, e independe do resto do sistema.

 

De novo, a RAM inteira do sistema vai trabalhar nas mesmas specs. Quais, você vê na aba Memory, não SPD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!