Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pontuação de benchmark do I9 14900kf caiu do nada


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Assim que montei o pc, fiz o stress test do cpu-z, e meu cpu marcava 18 mil pontos, passou 1 mês e agora do nada, quando faço stress test, pega só 15 mil pontos..., senti que o desempenho também caiu, temperatura e energia estão ok, temperatura em jogos fica em torno de 60 - 70 graus, temperatura bem baixa até pra esse cpu, rodando em 5.6 GHz. O que pode ter acontecido? Configuração completa:
I9 14900KF
ASUS TUF Z790
RTX 4070 TI
FONTE 1250W COOLER MASTER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Então, desde que montei o pc e fiz esse teste nas primeiras vezes, ao clicar em stress test, o cpu começava marcando 18 mil pontos a 88-90 graus, posteriormente essa pontuação abaixava e ficava estável em 17 mil COM thermal Throttling, marcando 100 graus no cpu

Energia usando ai aproximadamente 270 - 300w

Depois de algumas semanas, o teste que começava com 18 mil e caia pra 17, agora começa em 15 mil e cai pra 14 mil nas mesmas temperaturas e energia

Tô usando um water cooler da Cooler Master de 360mm com pasta térmica Thermal grizzly kryonaut extreme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Supostamente parece que atualizações mais recentes do windows prejudicaram o desempenho de alguns processadores... de qualquer forma, você lembrou de comprar a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da intel? Independente do resto, é performance que você está deixando na mesa se não fizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2024 às 09:11, Imakuni disse:

Supostamente parece que atualizações mais recentes do windows prejudicaram o desempenho de alguns processadores... de qualquer forma, você lembrou de comprar a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da intel? Independente do resto, é performance que você está deixando na mesa se não fizer.

O Problema realmente era algum bug do Windows 11, formatei o pc, resetei a BIOS, instalei o Windows novamente e fiz o teste no CPUZ e em alguns jogos, o stress test no cpu voltou a apresentar entre 17 a 18 mil pontos ( depende da temperatura ) e os jogos voltaram a ter a performance de antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rikawa Muito difiícil manter esse processador frio com um water cooler comum, mesmo sendo um cooler master de 360mm, ainda pega 100 graus em testes de benchmark, mas em uso comum e jogando, fica numa temperatura bem estavel de 60-80 dependendo do jogo. É um CPU problemático, a unica forma de manter ele frio seria com um sistema de refrigeração personalizado, mais potente que esses water coolers selados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Nóbrega de Almeida disse:

@rikawa Muito difiícil manter esse processador frio com um water cooler comum, mesmo sendo um cooler master de 360mm, ainda pega 100 graus em testes de benchmark, mas em uso comum e jogando, fica numa temperatura bem estavel de 60-80 dependendo do jogo. É um CPU problemático, a unica forma de manter ele frio seria com um sistema de refrigeração personalizado, mais potente que esses water coolers selados

Já tentou undervolting?

Eu faço na minha CPU e GPU. 

Praticamente, você tem o mesmo desempenho (no seu caso provavelmente terá mais desempenho) com menor temperatura e menor consumo de energia. Enfim, só vantagens. 👍🏻😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, rikawa disse:

Já tentou undervolting?

Eu faço na minha CPU e GPU. 

Praticamente, você tem o mesmo desempenho (no seu caso provavelmente terá mais desempenho) com menor temperatura e menor consumo de energia. Enfim, só vantagens. 👍🏻😉

Tentei, mas é muito confuso, não sei os valores corretos pra esse processador, nos tutoriais que eu vi a BIOS era diferente da minha e muda muita opção, optei por deixar assim mesmo, mas caso alguém entenda de undervolt e queira me ajudar, eu aceito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!