Ir ao conteúdo

Monto meu PC somente com meu HD (de 4 anos) ou espero chegar o SSD?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, finalmente chegou 7/8 peças do meu mais novo pc:

RTX 4070

I5 14600KF

AG620

SUPERFLOWERLEADEX III

CORSAIR VENGANCE 5600MHZ CL36

MSI MAG MORTAR WIFI B760M

MONTEX AIR 903 MAX

porém vcs sabe como é a kabum, atrasou por 2 semanas meu produto (pedi 2 produtos e somente um achou o endereço o outro nem msg mandou) e voltou pra devolução estou esperando pelo estorno ja fazem 6 dias e não sei se eu ja monto meu pc com o HD de 1TB que tenho nesse meu pc de agora (4 anos de idade)  ou espero a kabum devolver para comprar um pela terabyte esperar chegar para ai sim montar!

qual seria o melhor? usar o HD pode causar algo ou eu posso simplesmente usar

Postado

Usar o HD não vai afetar de nada, inclusive você pode testar para ver se todas as peças estão ok, claro que não irá ter a velocidade de um SSD, porém quando o SSD chegar basta formatar e seguir a vida usando o SSD.

• Curtir 1
Postado

não afeta em nada, o máximo que pode acontecer pelo HD ser velho é ele ser um pouco mais lento do que o normal, mas ele por sí só não influencia diretamente no funcionamento de nenhuma outra peça, pode usar de boa

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, syxxs guxta disse:

@Luqzao pelo HD ser velho não afeta nada mesmo?

Tarde

Pode usar HD sem medo, o único porém é que o boot do sistema operacional vai ser bem mais lento, mais da pra usar e testar os componentes no seu novo PC.

Depois que seu SSD novo chegar você tem duas opções, você clona usando o acronis do HD para SSD ou você instala novamente o windows na SSD.

Se for fazer instalar do zero na SSD, desligue o HD que á possui windows, se não vai aparecer essa tela.

No que nesse caso seria duas vezes o windows 11 ou 10.

2015-10-30-instalar-dois-windows-no-pc.p

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só vai ter 2 trabalhos e passar raiva. Subir o Windows no HD, configurar e ter algumas travadas* (principalmente se for jogar) e depois configurar de novo no SSD. Fora isso, não tem problema.

*aqui entra a parte de passar raiva

Postado

@syxxs guxta amigo, o computador irá funcionar normalmente, a unica diferença é que discos rígidos são antigos e com velocidade de leitura mais lentos que SSDs, você pode fazer a instalação para o teste do computador/peças e futuramente instalar o SSD sem problemas

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, syxxs guxta disse:

não entendi ent na sua opinião eu espero?

Se quiser tirar o peso da consciência para saber se está tudo funcionando, monta e coloca o HD. 

Mas se for usar é possível que vai passar raiva com o PC travando.

É indiferente, só depende se está disposto e refazer o trabalho novamente depois.

Eu não uso mais HD nem para jogos, passei raiva com jogo travando por conta de HD saturado. 

• Curtir 1
Postado

@syxxs guxta não é complicado, só basta instalar o SSD na entrada da placa-mãe, ir na BIOS alterar o tipo de leitura inicial do computador para o SSD, instalar o windows ou fazer clonagem e ser feliz.

• Membro VIP
Postado

Não precisa desmontar o PC, muito menos o cooler.

Sem título.png

Vai aqui onde está em verde se for NVMe (M.2). Nem precisa desmontar nada, só remover o cabo SATA do HD que fica ali na lateral da placa-mãe.

As portas SATA são ali no canto inferior direito ai lado daquele dissipador branco.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, syxxs guxta disse:

@Pedroou @Pedroou não entendi ent na sua opinião eu espero?

@Edvaldo J. Frederico estou com medo de me decepcinar com a demora de carregar tudo não?

Pode instalar com HD funciona da mesma maneira que SSD só que vai ficar mais lento.

Se para carregar o windows com a SSD demora 20 segundos, com HD vai demora 120 segundos (dois minutos).

O mesmo vai acontecer ao carregar algum jogo, se com a SSD demora 50 segundos com o HD vai demorar 240 segundos (4 minutos).

Agora se você está com receio não sei do que, espere o SSD chegar 🤷🏿‍♂️.

Quando a minha placa-mãe e processador da assinatura chegaram eu não tinha o Water Cooler adequado só para testar.

Testei meu 13600k com um cooler velho LGA 1155  e quebrado que eu tinha aqui 🤣🤣.

Sem fazer nada já batia 60ºC 🤣, mesmo com pasta térmica.

images?q=tbn:ANd9GcRRnuJZ4Vnc7lAfcDoVAgL

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico @Pedroou Bom acho melhor esperar então, para não passar raiva com algo que eu investi forte para ser rápido e bom, a kabum deve me estornar mes q vem eu acho com 15 dias eles vão falando de 3 em 3 mas normalmente é 15 né? ai eu ja compro pela tera la e rápido a entrega

• Confuso 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, syxxs guxta disse:

@Edvaldo J. Frederico @Pedroou Bom acho melhor esperar então, para não passar raiva com algo que eu investi forte para ser rápido e bom, a kabum deve me estornar mes q vem eu acho com 15 dias eles vão falando de 3 em 3 mas normalmente é 15 né? ai eu ja compro pela tera la e rápido a entrega

Então pelo menos vai montando a placa-mãe, processador, fonte, etc dentro do gabinete, assim tem tempo de fazer organização dentro do gabinete e o principal de tudo ver se está subindo vídeo.

Só lembrando que é normal a primeira vez que você liga o PC demorar alguns segundos a mais para dar imagem 😉.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, syxxs guxta disse:

@Edvaldo J. Frederico da pra ligar sem SSD?

Claro que pode ligar sem SSD, só não vai carregar o sistema operacional.

E como o PC não vai encontra sistema operacional, vai ir direto para tela da BIOS.

b550-20210601-1.jpg

SSD é como se fosse o banco de um carro, se você remover ele, o motor do carro vai funcionar da mesma maneira, só que você não vai pode guiar ele para lugar nem um.

Vai montando o PC sem a SSD e faz uma organização bacana dos cabos.

Eu por exemplo quando monto um computador, demora mais tempo organizando os cabos do que instalando o sistema operacional.

hp-omen-45l-review-12.jpg?fit=720,720&p=

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Tem vários vídeos no Youtube, o que mais interessa é saber onde liga os cabos do gabinete de placa-mãe.

O resto com manual é bem intuitivo. Se tentar encaixar o cabo e não for, não force e veja se é o certo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, syxxs guxta disse:

@Pedroou da pra desligar pela BIOS certo? eu sei que tem o save and exit mas ai reinicia

tem alguns videos pra montagem? e minha primeira vez montando, ai não to muito seguro nos cabos

Não existe opção de desligar o PC dentro da BIOS.

Ligou o PC sem sistema operacional ele vai carregar direto na tela da BIOS, se quiser desligar o PC, é só dar um clique no botão de ligar do gabinete que vai desligar.

Caso não tenha muita familiarizado com a BIOS evite fazer alterações que não saiba o que está fazendo.

E como o @Pedroou  pesquise no You Tube de como se monta e organiza o PC, que existem milhares de vídeo.

Se preocupa primeira em fazer o PC ligar e dar vídeo.

Caso tenha alguma dúvida, volte aqui e pergunte, tire fotos não faça nada com dúvida.

E quando montar faça em um lugar bem iluminado, as fontes atuais todos os cabos vem identificados, preste bastante atenção o que está sendo ligado.

O cabo CPU que normalmente são 4 + 4 pinos vai na placa-mãe, e cabo de alimentação PCI-E  2 + 6 pinos vai na placa de vídeo, tome cuidado ao ligar os dois.

D_NQ_NP_929330-MLU72636684565_112023-O.w 

Boa sorte.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@syxxs guxta Dia

Isso está com cara de BIOS desatualizada 🙄

IMG_20240417_220735146.jpg

E infelizmente sua placa-mãe não tem o botão de "Flash BIOS" que possibilita fazer atualização da BIOS quando o PC não dá vídeo.

tg0bk0orkib8bq9rmwh5sicwmkl4kfsaynvs_160

Uma placa-mãe que possui o botão flash BIOS 👇🏿

71RTLgY2bzL.jpg

Agora você tera que conseguir um processador de 13ª ou 12ª geração para conseguir atualizar essa BIOS.

Esse cabo vai no conector USB tipo C, esse conector está logo abaixo do conector da fonte.

IMG_20240417_221651265.jpgmsi-mag-b760m-mortar-wifi-ddr4-usb-type-

• Membro VIP
Postado

Olha no manual qual slots deve ser colocada a memória RAM e tente apenas com 1 slot.

Não precisa remover o cooler, só soltar a fan dele acho que já consegue mexer nas memórias.

43 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E infelizmente sua placa-mãe não tem o botão de "Flash BIOS"

Estranho, no site dá a entender que sim.

Sem título.png

A imagem é da DDR4, mas na DDR5 aparece o mesmo:

https://br.msi.com/Motherboard/MAG-B760M-MORTAR-WIFI/support#BIOS

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!