Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5500 limitado os GHz


Posts recomendados

Atualmente venho sofrendo um problema constante do processador com seus GHz instáveis, Nem chegando aos 3.80, ficando limitado sempre em 0.38. já formatei, já busquei diversas formas para arrumar isso ( inclusive atualizei a BIOS e utilizei programas de overclock seguro para ver se voltava ao normal e não adiantou ) vim sofrendo isso agora, antes estava normal. Com o processador chegando até os seus 4 GHz.

 

Nas fotos mostra o antes e depois, simplesmente desliguei o PC e no outro dia fui usar e deu nisso.

IMG-20240415-WA0019.jpg

IMG-20240415-WA0018.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, George.B disse:

Atualmente venho sofrendo um problema constante do processador com seus GHz instáveis, Nem chegando aos 3.80, ficando limitado sempre em 0.38. já formatei, já busquei diversas formas para arrumar isso ( inclusive atualizei a BIOS e utilizei programas de overclock seguro para ver se voltava ao normal e não adiantou ) vim sofrendo isso agora, antes estava normal. Com o processador chegando até os seus 4 GHz.

 

Nas fotos mostra o antes e depois, simplesmente desliguei o PC e no outro dia fui usar e deu nisso.

IMG-20240415-WA0019.jpg

IMG-20240415-WA0018.jpg

E qual é o problema que você está tendo exatamente, amigo? A única coisa que vejo aí é um processador se comportando normalmente em uma situação onde não está sendo exigido, então reduz os clocks para economizar energia e manter a temperatura baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem é que o processador praticamente está dormindo kkk, tipo sempre quando vou jogar ou até abrir o YouTube ele está travando, eu cheguei de olhar a placa de vídeo e não era até olhei a saúde da placa de vídeo e está ótima. Aí fui ver o processador está limitada aos 0,30 e não sobe 

IMG-20240415-WA0018.jpg

@GuilhermeGB e questão da temperatura sempre ficou até os 60 50, e questão do uso do processador não sobe, fica apenas nós 5 porcento de uso, o máximo que chega é 15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George.B seu problema de travamento, seja qual for, não está sendo causado por processador. Se o processador fosse o problema, você veria ele em 100% de uso o tempo inteiro, e isso aconteceria mesmo se ele estivesse travado numa frequência baixa (o que realmente inidicaria algo errado). CPU e GPU trabalham com clock dinamico para economizar energia e esquentar menos, não tem motivo nenhum para o seu processador agir com força total em qualquer pequena atividade que você faz no seu PC, tipo ver vídeo no Youtube. Você mesmo está vendo que ele pega no máximo 15% de uso, isso quer dizer que ele não está precisando fazer nenhum esforço. Problemas de travamento estão mais relacionados com HD/SSD ruim ou memória RAM, por exemplo.

 

Mas vamos por parte: qual é o modelo da sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George.B você consegue fazer um teste de estresse no seu processador? Pode usar o CPU-Z mesmo, na guia "Bench" você vai ver um botão escrito "Stress CPU" mais abaixo, clica lá e deixa rodando. Use o programa HWiNFO64 para monitor as informações de energia, frequência e temperatura da CPU, pode até mandar um print assim, tipo esse abaixo:

 

stresscpu-z.thumb.png.154e5f0124dc553e3691acbc1717b852.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim kkkk, já resetei e não adiantou, até suspeitei que era a bateria da BIOS mas não foi o problema, eu já tive um problema desse mesmo tipo, no Ryzen 3 2200g na mesma placa-mãe, creio eu que seja a placa-mãe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George.B então deve ser mesmo. Eu já vi alguns relatos com a B450M Steel Legend e outras placas da ASRock sobre bugs de compatibilidade e coisas do tipo, mas nada disso que você está tendo. ASRock é uma marca que eu não costumo recomendar para placa-mãe, além desses bugs de compatibilidade, se você reparar na seção de atualização de BIOS, eles meio que ferraram o suporte para qualquer processador que não seja Zen2 ou Zen3, ou seja, Ryzen 3000G, Ryzen 2000/2000G, Ryzen 1000 e Athlons em geral, estão com suporte comprometido em versões mais recentes de BIOS. Não deveria ter nada de errado com um processador 5000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!