Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho Ryzen 7 5800x e GeForce RTX 3070 entregam pouco fps


Ir à solução Resolvido por Vitor Hugo Bonato,

Posts recomendados

Fala galera, preciso de uma ajuda para esclarecer um problema que venho tendo. 
Eu montei um computador razoavelmente bom, porém não sinto que ele esta entregando o maximo dele, talvez possa ter alguma coisa o limitando seja uma peça incompativel ou uma má configuração.
Alguns problemas que venho enfrentando é, Queda de Fps no lol. mesmo usando tudo no low, usando res 1080. Mesma coisa no Rainbow Six. Cheguei a ver uns Vídeo de gente com a config parecida e nos Vídeo os cara mantem 300 400 fps
eu testei resolução 2k, resolução HD, apenas 1 monitor ligado, e não vi nenhuma melhora significativa, meus fps continuam no cap de 200

Meu setup é: 
Monitor Gamer SuperFrame Epic, 27 Pol, Quad HD, Fast VA, 1ms, 240Hz
Monitor Benq RL2455
Placa de Vídeo MSI GeForce, RTX 3070 VENTUS 2X, 8GB GDDR6, 256Bit
placa-mãe MSI X570-A PRO DDR4 Socket AM4 Chipset AMD X570

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240 Illusion White Edition, RGB, 240mm, MLX-D24M-A18PW-R1

Processador AMD Ryzen 7 5800X, 8-Core, 16-Threads, 3.8GHz (4.7GHz Turbo), Cache 36MB, AM4, 100-100000063WOF

FONTE CORSAIR CX750M, 750W, SEMI-MODULAR, 80 PLUS BRONZE
memória G.SKILL AEGIS, 16GB (1X16GB), DDR4, 3200MHZ, C16, F4-3200C16S-16GIS
memória G.SKILL AEGIS, 16GB (1X16GB), DDR4, 3200MHZ, C16, F4-3200C16S-16GIS


image.png.f1b65e3ff646f7674ea90bb0fade6c82.pngimage.png.865fac8a58e59f5447b29ae44b921bab.pngimage.png.5cc5cf423555ad5c8b50fa34473bc30d.png

image.thumb.png.309029826dedfe5c40e106a566898749.pngimage.thumb.png.535d71d5bb66d048d75c7ce1ea85ce60.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Vitor Hugo Bonato disse:

Eu montei um computador razoavelmente bom, porém não sinto que ele esta entregando o maximo dele, talvez possa ter alguma coisa o limitando seja uma peça incompativel ou uma má configuração.
Alguns problemas que venho enfrentando é, Queda de Fps no lol. mesmo usando tudo no low, usando res 1080. Mesma coisa no Rainbow Six. Cheguei a ver uns Vídeo de gente com a config parecida e nos Vídeo os cara mantem 300 400 fps

Mas você está vendo o jogo apresentar travadas de fato, ou isso é só nóia de não ver FPS nas alturas? Se for o primeiro caso, realmente tem problema... já no segundo, desabilite monitoramento de estatísticas que resolve.

 

Em todo caso, a BIOS está atualizada? O driver da placa de vídeo está na versão mais recente? A RAM está nos slots corretos com DOCP habilitado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Mas você está vendo o jogo apresentar travadas de fato, ou isso é só nóia de não ver FPS nas alturas? Se for o primeiro caso, realmente tem problema... já no segundo, desabilite monitoramento de estatísticas que resolve.

 

Em todo caso, a BIOS está atualizada? O driver da placa de vídeo está na versão mais recente? A RAM está nos slots corretos com DOCP habilitado?

Não é questão de noia, mas o monitor é 240hz, então eu preciso que pelo menos o computador entregue os 240, o que me incomoda é a queda drastica de fps, tipo ta 300 e cai do nada pra 150 140, da pra sentir uma pequena lentidão na imagem.
BIOS ok, drives ok, Ram nos slots correto e o XMP ativado. 

OBS: foi olhar a BIOS e realmente estava desatualizado, coisas de anos. 2021 

image.thumb.png.858d427bdc2d32dac43e3ba2b9e01dc2.pngPós bio atualizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Desempenho Ryzen 7 5800x e GeForce RTX 3070 entregam pouco fps
Em 18/04/2024 às 08:10, Vitor Hugo Bonato disse:

Não é questão de noia, mas o monitor é 240hz, então eu preciso que pelo menos o computador entregue os 240, o que me incomoda é a queda drastica de fps, tipo ta 300 e cai do nada pra 150 140, da pra sentir uma pequena lentidão na imagem.
BIOS ok, drives ok, Ram nos slots correto e o XMP ativado. 

OBS: foi olhar a BIOS e realmente estava desatualizado, coisas de anos. 2021 

Ah sim, aí realmente tem que tentar arrumar.

 

Algumas coisas que você pode fazer:

  1. Se já tem o PC a algum tempo, instalar o sistema operacional do zero pode ajudar. Inclusive atualizações recentes do Windows 11 tem dado problema com alguns processadores intel, então não custa muito fazer uma instalação limpa se você está tendo problema.
  2. Gaste um tempo fazendo o OC na sua RAM, tem um efeito considerável com processadores Ryzen por causa da Infinity Fabric. E falando nela, garanta que está com paridade de 1:1 com o clock da RAM, as vezes as placas mãe burras colocam em metade para aumentar estabilidade (e por consequência, destruir o desempenho da máquina).
  3. Na mesma vibe, controlar o clock e tensão do processador manualmente pode ajudar com estabilidade.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Imakuni  Então eu acabei contratando uma pessoa para fazer otimização/overclock no meu pc, 
O rapaz que fez observou que a BIOS da minha placa de Vídeo estava desatualizada e havia um bug nela, (não vou saber explicar bem), também havia um bug com minhas memória ram, apesar de aparecer na BIOS que estavam em 3200, na vdd não estavam, e dai tive que setar uma frequência menor na BIOS, e depois setar novamente a frequência correta. So nesse processo ja melhor bem o pc. 
Creio que possa ser algo do proprio modelo da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!