Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu usando mais do que devia


Ir à solução Resolvido por Rodrigo Santos22,

Posts recomendados

Salve galera , beleza? 

 

Eu tava jogando Horizon forbbiden west e mortal Kombat 11 tranquilamente com a placa de vídeo sendo usada em 100% tranquilo em ambos jogos enquanto a CPU ficava uns 20% ou menos , mas agora aconteceu algo que o processador está usando 40% ou mais , enquanto a placa de vídeo fica variando a porcentagem gerando pouco fps e travamentos nesses 2 jogos q eu rodava tranquilo , estou pensamento em formatar o Pc, mas se alguém tiver uma dica desde já agradeço 

 

Peças do Pc

Ryzen 5 5600

placa-mãe b450m aorus

Rx6600M

Fonte msi mag 650 80 plus

2x8 gloway e 2x4 crucial balística 

SSD faxiang 512( onde tá os jogos)

SSD 128Gb xraydisk(Windows)

 

Já atualizei os drivers dos componentes 

 

Obrigado pela sua atenção 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São coisas que acontecem em computador kkk. Sofro com isso, vira e mexe tenho problemas em jogos como cs2 e valorant onde a placa de Vídeo e o processador não sao usados ao máximo. Formatar sempre é uma boa. Uso o windows 10, alguém sabe se o 11 melhora esse quesito? 

 

Agora, como estão as temperaturas? Sua fonte é de qualidade? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miller Rezende Pois é mano Pc é osso kkk qualquer coisa eu formato por preguiça de resolver, mas tô tentando resolver kk

 

A temperatura do Ryzen subiu por tá usando mais , antes ficava 45° agr tá 60° e quando compila o shaders bate 70°(Isso no Horizon forbbiden) a placa de vídeo continua na mesma temperatura 

 

Minha fonte é de boa qualidade mano , passou no teste do teclab , não vi nenhuma reclamação sobre ela e vem me atendendo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa não tem a ver com a outra, o uso do processador ter aumentado por ter sido consequência de outro tipo de problema e não a causa. Poderia dar mais detalhes sobre como os jogos estão rodando? Taxa de FPS, configuração gráfica, temperatura dos componentes?

 

19 minutos atrás, Miller Rezende disse:

Sofro com isso, vira e mexe tenho problemas em jogos como cs2 e valorant onde a placa de Vídeo e o processador não sao usados ao máximo.

Não há nada de errado aqui, amigo, CS:2 e Valorant são dois jogos que quase rodam em calculadora. CS:2 ficou um pouco mais pesado agora em comparação ao CS:GO, mas o Valorant é um tipo de jogo que não tem quase peso nenhum em placas de vídeo modernas, o que define o desempenho do jogo é exclusivamente o processador. E não são jogos que usam múltiplos núcleos, eles usam poucos núcleos e dependem de quão forte os núcleos são individualmente, então você verá uma baixa porcentagem de uso, mas os poucos núcleos que o jogo consegue usar estão trabalhando enquanto os outros ficam dormindo. Por isso você não veria diferença entre um Ryzen 5, um Ryzen 7 e um Ryzen 9 da mesma geração, a diferença entre eles está apenas na quantidade de núcleos, mas todos eles possuem núcleos igualmente fortes individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @GuilhermeGBVou pegar de exemplo o Horizon, antes ele rodava tranquilo em 60 FPS Tudo no médio tirando a qualidade das texturas q ficava no alto, vsync ativo, resolução em 2560x1080 e sem fsr 

Temperatura da cpu ficava entre 45-50 e a gpu 58-60 em 100% na maioria das vezes

 

Agora está rodando em 20-40 FPS , O jogo fica travando com a imagem congelando e voltando , A gpu varia bastante o uso mas continua a mesma temperatura e a CPU fica em 40% com temperatura de 60% subindo até 70% quando compila o shaders 

 

Os travamentos que mencionei acontecem um atrás do outro deixando imoosso jogar 

 

No mortal Kombat o jogo não trava mas fica lento por causa do baixo fps

 

Obs: No Horizon a gpu usa os 8gb de vram e 16gb de memória RAM

 

@GuilhermeGB Agora mesmo estou apenas vendo vídeo no YouTube e a placa está indo até 99% com 60° e o processador 35% com 59%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rodrigo Santos22 disse:

@GuilhermeGB @GuilhermeGBVou pegar de exemplo o Horizon, antes ele rodava tranquilo em 60 FPS Tudo no médio tirando a qualidade das texturas q ficava no alto, vsync ativo, resolução em 2560x1080 e sem fsr 

Temperatura da cpu ficava entre 45-50 e a gpu 58-60 em 100% na maioria das vezes

 

Agora está rodando em 20-40 FPS , O jogo fica travando com a imagem congelando e voltando , A gpu varia bastante o uso mas continua a mesma temperatura e a CPU fica em 40% com temperatura de 60% subindo até 70% quando compila o shaders 

 

Os travamentos que mencionei acontecem um atrás do outro deixando imoosso jogar 

 

No mortal Kombat o jogo não trava mas fica lento por causa do baixo fps

 

Obs: No Horizon a gpu usa os 8gb de vram e 16gb de memória RAM

 

Você falou algo importante aí: compilação de shaders. Compilação de shaders é feita pelo processador, e pelo que vejo, esse game está sempre compilando shaders ao chegar em áreas novas. Eu andei assistindo alguns testes desse jogo, e notei que em todas as áreas novas do mapa onde estaria acontecendo compilação de shaders o uso da CPU sobe em comparação com áreas já visitadas antes. O uso de CPU também não é uniforme, ele sempre será mais alto em vilas/cidades com muitos NPCs do que em zonas mais "vazias", apenas com vegetação e coisas do tipo. Então o uso de CPU aumentando provavelmente não esteja ligado diretamente ao seu problema.

 

Mas eu vejo alguns potenciais problemas aí no seu PC que podem gerar incompatibilidades, o primeiro é essa salada de fruta que você fez com a memória RAM. Você misturou dois kits com capacidades diferentes e muito provavelmente com especificações bem diferentes também. O controlador de memórias que fica no processador trabalha com mais dificuldades quanto tem 4 módulos instalados, e misturar memórias diferentes não ajuda em nada. Se você tiver algum perfil XMP ativado, desative, porque pode trazer instabilidade.

 

Problemas com memória RAM ou memória de vídeo mesmo pode causar quedas de FPS e congelamentos, algo que você pode tentar é reduzir a qualidade gráfica também e ver se o problema para.

 

Os SSDs que você tem também são modelos de baixa qualidade, pouco confiáveis. Problemas de travamento as vezes podem estar relacionados com armazenamento ruim. Teve um caso recente aqui no fórum de um usuário que estava tendo muito travamento no GTA V Online e curiosamente estava com uso de VRAM e RAM bem altos (8GB de VRAM e quase 16GB de RAM), então eu comecei a dizer pra ele que provavelmente seria problema de VRAM e RAM que estão com uso acima do normal para GTA V, falei pra reduzir a qualidade que poderia ser problema de otimização do servidor que ele estava jogando. Eu nem tinha me atentado na possibilidade do SSD, ele acabou descobrindo por conta própria o problema, não sei se depois disso o uso de VRAM e RAM dele caiu, ou se aquele é o comportamento normal da versão do jogo que eles estava usando. Então sugiro você verificar a saúde do seus SSDs também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sobre a compilação de shaders eu tlgd , mas isso não se aplica no MK já q lá não compila shaders igual ao Horizon e mesmo assim o jogo fica lento.

 

Sobre a mistura do kit de ram ,na minha opinião creio q n seja o problema pois uso a 2 anos essas memórias e nunca me apresentaram problema 

 

Os SSDs podem não ser conhecidos mas são de ótima qualidade, inclusive o faxiang. A saúde de ambos estão boas 91 e 98 mas acho q irei formatar o SSD e instalar o jogo novamente para ver se melhora 

 

Voltando na primeira parte que você falou sobre o carregamento do mapa e vilas do jogo , já estou bem avançado no jogo com o mapa quase completamente descoberto e estou com 59 horas de jogo e nunca tinha me ocorrido isso durante esse período até agora 

 

O xmp está desativado pois a balística é 2400 e a gloway 3600. Irei baixar a qualidade do jogo mas creio q não vá resolver por aparentar ser problema de sistema/compatibilidade do q gráficos 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Santos22 existem problemas que você só consegue resolver tendo a máquina em mãos e fazendo vários tipos de testes até descobrir. Provavelmente terá que apelar para a formatação do PC, mas antes eu tentaria uma simples reinstalação dos drivers da placa de vídeo. Me refiro a você remover por completo o driver atual (usando o DDU) e instalar a versão mais recente de forma limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Rodrigo Santos22 existem problemas que você só consegue resolver tendo a máquina em mãos e fazendo vários tipos de testes até descobrir. Provavelmente terá que apelar para a formatação do PC, mas antes eu tentaria uma simples reinstalação dos drivers da placa de vídeo. Me refiro a você remover por completo o driver atual (usando o DDU) e instalar a versão mais recente de forma limpa.

Rodei o ddu mas não adiantou a placa ainda fica oscilando muito e a CPU subindo do ND , formatei o SSD e tô baixando o jogo novamente mas creio q será necessário a formatação do Pc completo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!