Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Picos de Tensão e Temperatura Ryzen 7 5700X


Posts recomendados

Olá, tenho um Ryzen 7 5700X que está com um comportamento estranho, já faz um tempo.

Esse comportamento que digo, principalmente, é fora dos jogos, utilizando ele normalmente, por que dentro dos jogos ele normalmente já é bem utilizado.

Notei que usando o computador normalmente, utilizando navegador ou outras tarefas, ele tem altos picos de tensões e consequentemente temperatura. Notei isso por que o water cooler (H60 Corsair) acelerava drasticamente a ventoinha quando eu estava usando o pc, ai comecei a monitorar com o HWMonitor.

 

Vou dar um exemplo: Estou aqui digitando este texto com ele a 50 graus (que já não sei se é normal) com 0.950V, se eu abrir uma aba e entrar Youtube, ele da um pico de tensão  para uns 1.450V e a temperatura as vezes chega até uns 70 graus, ai o watercooler entra em ação, a ventoinha começa a girar muito mais rápido e ai ele esfria e estabiliza a tensão novamente. Isso acontece várias vezes, independente da tarefa.

 

Vale destacar, que esse meu Ryzen é um lixo se tratando da tal "loteria do silicio", já tentei uma vez deixar ele nos 4600mhz mas com nenhuma tensão decente ele fica bom e estável, a não ser que eu trave ele a mais de 1.40V que eu acho um absurdo, mas não sei a opinião de vocês.

Queria saber se este meu relato pode ser de algum problema no processador ou watercooler não está dando conta, eu já não sei muito o que pensar sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava 1.4V no 4600G. Não achei a tensão correta para esse 5700X.

Na placa-mãe da Gygabyte, tanto a ab350 como a b450m, fixava em 100Mhz além do máximo, ou seja 4.3Ghz, e a tensão ficava por volta de 1.4V, isso tudo em automático.

No fim, pude setar no PBO o aumento de 200Mhz do limite, além dos 4.3Ghz, assim ele funcionava bem a 4.5Ghz em tarefas mais básicas, como windows e alguns jogos, e executando um Prime95, ele baixava para uns 4.2Ghz.

Experimente setar alguns limites no PBO no seu processador, dá uma olhada nesse tópico, tem os limites padrões de PBO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas 1.4V não é muito? kkk, a partir de 1.35V eu já acho que prejudica o processador, sla, nóia da minha cabeça provavelmente. 
Mas complementando o tópico, foi jogar um LoL agora pouco, resolvi monitorar as tensões, joguinho leve né, pensei que não iria exigir muito. Mas, pra minha surpresa, talvez não a de vocês, fica acima de 1.40V constante durante o jogo. A temperatura, fica nos seus 65 graus por ai, então acredito que o Watercooler esteja bom (para a tensão que estava né), mas a tensão foi estranho para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Victor_Barbosa disse:

ai comecei a monitorar com o HWMonitor.

Jogue fora esse programa, ele não presta. Use o HWInfo64.

 

21 horas atrás, Victor_Barbosa disse:

Vou dar um exemplo: Estou aqui digitando este texto com ele a 50 graus (que já não sei se é normal) com 0.950V, se eu abrir uma aba e entrar Youtube, ele da um pico de tensão  para uns 1.450V e a temperatura as vezes chega até uns 70 graus, ai o watercooler entra em ação, a ventoinha começa a girar muito mais rápido e ai ele esfria e estabiliza a tensão novamente. Isso acontece várias vezes, independente da tarefa.

Se você não controlar a tensão manualmente, é normal que a placa-mãe exagere mesmo. Paciência, tem que mexer para ficar bom.

 

21 horas atrás, Victor_Barbosa disse:

Vale destacar, que esse meu Ryzen é um lixo se tratando da tal "loteria do silicio", já tentei uma vez deixar ele nos 4600mhz mas com nenhuma tensão decente ele fica bom e estável, a não ser que eu trave ele a mais de 1.40V que eu acho um absurdo, mas não sei a opinião de vocês.

Sim, 1.4 é muito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Vou trocar para o HWInfo e monitorar novamente. Sobre controlar a tensão para não deixar a placa-mãe fazer sozinha, realmente, em um bom Ryzen isso seria possível, mas esse meu não aguenta. Tentei brincar ontem com ele, comecei com 1.35V para 4600Mhz, fui até 1.39V e ele ainda ficava instável, quando ligava o PC dava nem 1min ele já reiniciava. Minha placa-mãe é uma TUF B450 PLUS GAMING, acredito que não seja ela o problema aqui nesse caso.
 

Mas é isso galera, eu já aceitei que não tive sorte com esse meu modelo de 5700X, infelizmente é aceitar kkkk, mas felizmente o processador é um cavalo, mesmo que eu não possa extrair muito a mais dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!