Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5800X3D realmente vai durar bastante ainda?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Começo desse mês eu abri um tópico sobre alguns upgrades que quero fazer no meu PC, e a principal dúvida era sobre me manter na plataforma AM4 ou ir para a AM5, chegamos num consenso de manter no AM4 e ir para o 5800X3D, e de fato parece ser o mais correto, mas agora eu fico com uma dúvida, será que vale a pena mesmo dar esse upgrade no processador e me manter no AM4? Por quanto tempo essa plataforma vai conseguir me atender, será que não vou ter que fazer outro upgrade daqui 3-5 anos? Eu gostaria de manter o computador sem ter que fazer upgrade por alguns anos se for possível.

Meu PC atual:

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Ryzen 5 5600

DeepCool Gammaxx 400 V2

ASRock RX 7900 XT Phantom Gaming White

4x8GB Zadak Spark 3200mhz (que estão com problema e não passam de 2666mhz)

1.5Tb M.2 (1x1tb + 1x512gb)

XPG Core Reactor 850w 80Plus Gold

Upgrade em AM4:

Ryzen 7 5800X3D

Cooler Master MasterLiquid 360L Core

2x16GB XPG Spectrix D50 3600Mhz

Upgrade em AM5:

ASUS TUF GAMING X670E-PLUS ou ASUS ROG STRIX B650-A GAMING

Ryzen 7 7800X3D

Cooler Master MasterLiquid 360L Core

2x16GB XPG Lancer 6000Mhz

Especificamente hoje os upgrades custam:

AM4 - R$ 4.233,96

AM5 - R$ 7.435,08

Porém só vou fazer o upgrade ano que vem, provavelmente em Março, então é provável que os preços diminuam.

Queria saber se realmente vale a pena economizar os R$3.000 (atual, que pode diminuir até ano que vem) e me manter no AM4 por pelo menos 3-5 anos

Agradeço todas as respostas, podem indicar alterações nos upgrades também!

Postado
12 minutos atrás, Pedroou disse:

Na verdade uma opção melhor e mais barata é o Ryzen 7 5700X3D. Quase o mesmo desempenho, e mais barato.

Vi aqui que realmente está bem mais barato que o 5800X3D, porém eu queria saber se vale a pena e vai segurar pelo tempo que mencionei no tópico, ainda mais sendo o 5700X3D que seria tecnicamente inferior ao 5800X3D (vi algumas comparações e realmente é o mesmo desempenho, mas ainda assim fico com um pé atrás)

1 minuto atrás, Rodrigo J Polette disse:

Bom dia!

O 5800X3d e o 5700X3d vão compensar até os valores do AM5 baixarem mais... kkkk

Mas sim, os 2 vão bem com a sua VGA.

Eu pensei nisso também, mas gostaria de ficar um tempo sem ter que fazer o upgrade no pc depois de fazer esse upgrade. Então só queria saber se o 5800X3D ou o 5700X3D (que descobri agora que existe kkkk) iriam segurar uns 3-5 anos

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Deve segurar sim, as atualizações do jogos não devem aumentar muito a necessidade de hardware melhor.

Então nesse caso a diferença entre AM4 e AM5 sobe pra R$4.000, ai eu prefiro ficar no AM4 mesmo, mas como vou comprar só ano que vem, se o valor do upgrade pra AM5 abaixar pra uns R$5.000-R$5.500 dá para ir de AM5, se manter esse valor vou pra AM4.

Valeu @Pedroou@Rodrigo J Polette!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!