Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela e é impossível fazer algo a não ser reiniciar


Posts recomendados

Olá pessoal, espero que estejam bem! 

 

Meu computador antigamente tinha esse problema de "congelar" no meio de jogos (como League of Legends), isso implicava em travar com a imagem atual da tela e simplesmente ser impossível mexer o mouse, dar Ctrl+Alt+Del ou fazer qualquer outra ação se não reiniciar meu computador manualmente pelo botão do gabinete. Curiosamente, após parar de jogar e usar apenas para estudos (leitura de PDFs) esses problemas acabaram, até que meu SSD M.2 chinês queimou e precisei trocar. 

 

Agora estou com um SSD novo da XPG e fiz um upgrade da placa de vídeo antiga (RX 570) para uma novíssima RX 6600, contudo, esse defeito de freezar a tela e só ser possível desligar manualmente o computador reapareceu 4x agora enquanto eu jogava Ready or Not. 

 

Sou um tanto quanto leigo, mas imagino que o problema seja algo de superaquecimento, pois só acontece em situações de "estresse". Há algum método que eu possa descobrir onde está o problema? Se é o processador, fonte, placa-mãe, memória RAM? 

Interessante que essa nova placa de vídeo apresenta um consumo menor que a Rx570, o que podeira indicar que o problema não seria a fonte de alimentação de 500W. 

  • Há algum teste que eu possa fazer? 
  • Quais seriam algumas trocas empiricas que eu poderia fazer? - Trocar minha fonte? Adicionar um Air Cooler mais robusto para o processador? 

 

Minha configuração atual é 

Ryzen 5 2600 + RX 6600 + Biostar B350 GT3 + 2x8Gb Corsair Venegance + Fonte Cooler Master 500W + 256GB SSD XPG Gaming + 1TB HDD

 

Desde já agradeço a disposição de vocês em ajudar! 

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wezzbot Boa tarde amigo!

Vi que você usa placa-mãe biostar ne?

Então, a biostar não tem uma boa reputação, temos um ponto a analisar.