Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congela e é impossível fazer algo a não ser reiniciar


Posts recomendados

Olá pessoal, espero que estejam bem! 

 

Meu computador antigamente tinha esse problema de "congelar" no meio de jogos (como League of Legends), isso implicava em travar com a imagem atual da tela e simplesmente ser impossível mexer o mouse, dar Ctrl+Alt+Del ou fazer qualquer outra ação se não reiniciar meu computador manualmente pelo botão do gabinete. Curiosamente, após parar de jogar e usar apenas para estudos (leitura de PDFs) esses problemas acabaram, até que meu SSD M.2 chinês queimou e precisei trocar. 

 

Agora estou com um SSD novo da XPG e fiz um upgrade da placa de vídeo antiga (RX 570) para uma novíssima RX 6600, contudo, esse defeito de freezar a tela e só ser possível desligar manualmente o computador reapareceu 4x agora enquanto eu jogava Ready or Not. 

 

Sou um tanto quanto leigo, mas imagino que o problema seja algo de superaquecimento, pois só acontece em situações de "estresse". Há algum método que eu possa descobrir onde está o problema? Se é o processador, fonte, placa-mãe, memória RAM? 

Interessante que essa nova placa de vídeo apresenta um consumo menor que a Rx570, o que podeira indicar que o problema não seria a fonte de alimentação de 500W. 

  • Há algum teste que eu possa fazer? 
  • Quais seriam algumas trocas empiricas que eu poderia fazer? - Trocar minha fonte? Adicionar um Air Cooler mais robusto para o processador? 

 

Minha configuração atual é 

Ryzen 5 2600 + RX 6600 + Biostar B350 GT3 + 2x8Gb Corsair Venegance + Fonte Cooler Master 500W + 256GB SSD XPG Gaming + 1TB HDD

 

Desde já agradeço a disposição de vocês em ajudar! 

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wezzbot Boa tarde amigo!

Vi que você usa placa-mãe biostar ne?

Então, a biostar não tem uma boa reputação, temos um ponto a analisar.

Segundo, executa um memtest no windows, é so colocar na pesquisa e o windows faz o restante, quanto mais memória tiver no seu pc, mais o teste vai demorar, mas vale a pena para identificar um possível erro.

Se não confiar no do windows, é possível colocar o memtest no pendrive e dar boot por ele, digamos que é um memtest mais refinado, esse procedimento do memtest no pendrive você encontra com facilidade no youtube, se eu for explicar aqui capaz de exceder os caracteres kkkkk

 

Não conheço muito do seu processador, mas sei da sua placa de vídeo, teu processador não ta gargalando com essa placa??? Monitora o funcionamento com o MSI Afterburner e verifica a porcentagem que o processador está trabalhando junto com a GPU. O ideal é que o processador não trabalhe em 100%, a placa de vídeo pode estar em 100%, mas o processador NÃO.

 

Problema de disco rígido também pode provocar esses congelamentos, não sei se seu HD está em bom estado e se os seus jogos estão nele, mesmo assim, tente remover o pc e ficar apenas com SSD, e faça os testes jogando os mesmos jogos em que esse congelamento ocorre.

 

São vários testes para identificarmos o problema, até lá precisamos descartar o que não provoca tal problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@th3gustas Boa tarde, Gustas! Sem dúvidas há um gargalo. 

 

Cara, fiz esse Memtest e não deu em nada! Além disso, atualizei a BIOS para uma versão mais recente. Quando cheguei em casa ontem consegui rodar o Ready or Not de boa (era de madrugada), sem travamento nenhum e acreditei ter consertado o defeito. Agora de tarde fui tentar novamente e o defeito reapareceu sem mais, nem menos! Mas dessa vez eu estava monitorando as temperaturas da GPU e do CPU com o MSI Afterburner. Estranhamente o Ryzen 5 2600 estava a 62ºC e a 38% de uso. Não sei dizer o que está causando mesmo esse defeito kkkkk 

 

  1. Só acontece sob estresse (jogos pesados) 
  2. Não aparenta ser um problema de temperatura 
  3. Acontecia antes de trocar a placa de vídeo

Nessa imagem tudo tinha freezado já! Aproveitei e tirei uma foto 😞 

image.png.5e3e12135f34651ace92bee3ce70394a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, wezzbot disse:

@th3gustas Boa tarde, Gustas! Sem dúvidas há um gargalo. 

 

Cara, fiz esse Memtest e não deu em nada! Além disso, atualizei a BIOS para uma versão mais recente. Quando cheguei em casa ontem consegui rodar o Ready or Not de boa (era de madrugada), sem travamento nenhum e acreditei ter consertado o defeito. Agora de tarde fui tentar novamente e o defeito reapareceu sem mais, nem menos! Mas dessa vez eu estava monitorando as temperaturas da GPU e do CPU com o MSI Afterburner. Estranhamente o Ryzen 5 2600 estava a 62ºC e a 38% de uso. Não sei dizer o que está causando mesmo esse defeito kkkkk 

 

  1. Só acontece sob estresse (jogos pesados) 
  2. Não aparenta ser um problema de temperatura 
  3. Acontecia antes de trocar a placa de vídeo

Nessa imagem tudo tinha freezado já! Aproveitei e tirei uma foto 😞 

image.png.5e3e12135f34651ace92bee3ce70394a.png

Entendi, ja que esse problema existia antes do upgrade da GPU fica mais fácil de identificar a causa.

Coincidência ou não, nesse último fim de semana eu montei o Pc do meu primo, básico, ryzen5 4600g, placa-mãe biostar etc etc.

 

Quando a gente foi testar, esse mesmo problema apareceu, fizemos todos os testes que estava ao nosso alcance naquele dia e nada resolveu, então no outro dia testamos o processador em outra placa-mãe e deu tudo certo, e testamos a placa-mãe em outra configuração e até que fim encontramos o problema, era a placa-mãe. 

 

A gente testou o processador dele porque é APU e tem gráfico integrado, então o congelamento podia ser não do processador em si, mas da placa gráfica, no teu caso se ja acontecia antes, você trocou a gpu e ficou a mesma coisa, as chances do problema ser a placa-mãe é bem alta.

 

Quanto tempo tem essa placa-mãe?

Consegue testar em outra config?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!