Ir ao conteúdo

pc desligando em jogos específicos (riot games)

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Comprei um computador novo na loja e logo na primeira semana de uso ele começou com um problema no qual meu computador desliga dentre 30 minutos a 2 horas executando jogos específicos como: Valorant e League of Legends. Além disso, também já desligou em outros momentos como enquanto eu extraia arquivos ou simplesmente usava o navegador. Porém com uma frequência bem menor. Quanto mais tempo jogando menor o intervalo entre os desligamentos.

O estranho e que Quando isso acontece, o pc para de dar imagem e fornecer energia para todos os periféricos (monitor, mouse, teclado, fone) mas as fans, cooler do processador e leds continuam funcionando. (O botão power também não funciona, preciso tirar da tomada para reiniciar). 

Antes de levar para a garantia eu tentei várias maneiras de resolver o problema e tudo sem sucesso: reinstalei o jogo, testei todos os modos de energia do Windows, atualizei drives, tentei outras versões do DirectX e até mesmo formatei o Windows

Em jogos pesados como Red Death 2 e Gta 5 posso ficar horas jogando que não tenho problema, assim como no teste de estresse também não desliga. Aparentemente só acontece isso em baixo uso da GPU.

O grande problema e que levei a loja para que consertassem o computador que ainda tá na garantia, o único teste que ele fez foi trocar as rams, formatar e atualizar os drives(coisas que eu já fiz antes). Porém, o problema persiste. 

O técnico alega que o problema é no jogo específico ou algo que instalei e danificou o pc, e se nega a testar outros hardwares, alegando que não tem tempo pra isso. Mas porque o computador desligou fora do jogo? Por que o problema persiste mesmo formatando o Windows? Como pode dizer que o problema não está na fonte ou placa-mãe, por exemplo, Se nem ao menos ele testou outros peças?

Meu setup:

- Ryzen 5 5600g

- 2x ram Xpg Spectrix D35g  8gb com frequência  de 3200

- Placa GoldenTec Gaming B450M

- SSD 500gb

- fonte chinesa de 500w

Se alguém tiver uma noção do wue pode estar ocasionando isso, eu agradeço muito. Não posso sair no prejuízo. Qualquer informação que precisar e posso ajudar, eu também falo aqui. 

Postado

Jogo não "estraga" PC, parece coisa de vó dos anos 90/2000 falando que videogame estraga TV, o que costuma estragar computador é usar fonte de péssima qualidade, como essa que você tem.

A primeira coisa seria adquirir uma fonte de boa qualidade para evitar futuros problemas, mesmo que a culpada agora não seja ela, mas alguma hora você veria as consequências de usar uma fonte duvidosa. Coisas que você pode verificar ai também é a saúde do SSD, já que as memórias supostamente já foram trocadas.

Essa placa-mãe aí também parece ser só mais um produto "White Label". Existem importadoras no mundo todo que adquirem hardware chineses e só customizam a caixa e alguns detalhes para colocar suas marcas, mas geralmente esse tipo de placa-mãe também não tem um suporte legal de BIOS, usam componentes de baixa qualidade, as vezes a própria marca mal sabe que tipo de produto está revendendo. Se você não conseguir identificar mais nada (SSD, RAM, Fonte), acaba sobrando a placa-mãe na fila pra verificar.

• Curtir 1
Postado

Pra ser mais preciso fonte sobre minha fonte: fonte de alimentacao atx 500w blu500. Ela é realmente importada da China e revendida por outras marcas aqui no Brasil. Enquanto a placa-mãe, eu realmente não encontro de jeito nenhum atualização de BIOS pra ela. Enfim, paguei caro por produtos de baixa qualidade e nem mesmo assistência a loja quer me dar. Complicado isso. Mas Obrigado pela resposta. 

• Membro VIP
Postado

Teria que pesquisar a fundo, mas algumas marca compram placa-mãe de Chinesas como a MAXSUN.

Problema é saber se ela usa uma BIOS original MAXSUN ou é personalizada.

Tem jeito de ser fonte isso aí, mas só testando mesmo.

Postado
1 hora atrás, Alysson00637 disse:

- fonte chinesa de 500w

Falar que é chinesa não quer dizer muita coisa, a china fabrica de tudo, desde fontes tops a fontes medíocres.

1 hora atrás, Alysson00637 disse:

- Placa GoldenTec Gaming B450M

Pelo jeito você deve morar no Ceará, essa marca Goldentec é da loja Ibyte.

• Solução
Postado

@Alysson00637 o cara obviamente está querendo correr do problema.

Montagem de PC nós costumamos indicar que o próprio usuário escolha as próprias peças com ajuda de fóruns ou conhecidos mais experientes, e depois monte em casa. Não tem segredo montar as peças do PC, qualquer um pode fazer em casa seguindo as instruções.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...