Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu to aprendendo ainda sobre isso de comprar peça por peça. mas ainda n manjo mt em compatibilidade de algumas peças. ent queria uma ajuda sobre quais hardwares eu posso comprar p fzr um pc potente ate 10k.

Postado

@dersinmalokah Bom dia,

Processador: Ryzen 5 7600 - 1397,99
Placa-mãe: b650m TUF GAMING MICRO - 1450,00
memória RAM: 2x16GB 5600Mhz Corsair Vengence DDR5 - 799,99
Placa de vídeo: 4070 MSI - 3999,99
Fonte: 650w SuperFlower Landex III - 539,99
SSD: 2TB Kingston V2 NVMe M.2 - 739,99
Gabinete: Montech Air 903 Max - 379,99
Water Cooler: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 - 419,99

Tudo fica: 9729,93.

São alguns setups que tenho salvo 😅 só da uma conferida se todos os preços estão exatos.

Um pouco sobre compatibilidade...

Processadores intel tem o '' LGA '', tal qual é referente ao tipo de Socket da placa-mãe. Processadores intel funcionam nos seguintes modelos de placa-mãe:

H - sendo a mais de entrada.

B - sendo de entrada também mas perto de High-end.

Z - sendo a High-end.

Processadores AMD tem o tipo marcado como '' AM2, AM3, AM4, AM5 ", tal qual é referente ao tipo de socket da placa-mãe. Processadores AMD funcionam nos seguintes modelos de placa-mãe:

A - sendo a mais de entrada.

B- sendo de entrada também mas perto de High-end.

X -  sendo a High-end.

Pelas numerações numa placa-mãe, você consegue saber o tipo de socket muitas das vezes, como por exemplo, você tem a h110m, h310m, h410m, h510m, h610m e " todas " funcionam com um tipo de socket diferente, só deixando em ressalta algumas, que podem funcionar com o mesmo tipo de socket.

Já na AMD, você pode ter placas mães que atuais que funcionam com processador antigos, como por exemplo uma b450m que usa um Ryzen 5 1600x, porém, é preciso fazer uma atualização de BIOS para reconhecer o processador.

Outra coisa que deve se atentar, é que algumas placas mães usam um tipo de memória, DDR4 OU DDR5, sendo a DDR5 atual. Os novos processadores AM5 da AMD utilizam DDR5, e infelizmente os antigos processadores não tem compatibilidade nas placas mães de modelo 600 para funcionarem com uma atualização de BIOS. Algumas placas mães da INTEL funcionam com DDR4 e DDR5, o que é ótimo, porém não funcionam com processadores antigos, apenas com os referentes ao seu Socket.

Na parte das placas de vídeo, não tem problema você colocar um processador INTEL e uma placa de vídeo AMD, vão funcionar do mesmo jeito. Tanto que, a maioria das pessoas utiliza um processador AMD e uma placa de vídeo Nvidia. Você vai ver que a placa-mãe tem o PCI Express x16, seja ele PCI-3.0 ou 4.0. Posso por uma placa de vídeo PCI-3.0 numa placa-mãe PCI-4.0? Pode sim, tendo apenas uma perde muito pequena de desempenho, de talvez uns 1% ou 2%, teria que ver um vídeo para saber melhor o valor. O mesmo funciona para os SSDs NVMe´s da placa, que quando em PCI '' inferior '', tem um desempenho um pouco pior.

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, Middoken disse:

@dersinmalokah Bom dia,

Processador: Ryzen 5 7600 - 1397,99
Placa-mãe: b650m TUF GAMING MICRO - 1450,00
memória RAM: 2x16GB 5600Mhz Corsair Vengence DDR5 - 799,99
Placa de vídeo: 4070 MSI - 3999,99
Fonte: 650w SuperFlower Landex III - 539,99
SSD: 2TB Kingston V2 NVMe M.2 - 739,99
Gabinete: Montech Air 903 Max - 379,99
Water Cooler: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 - 419,99

Tudo fica: 9729,93.

São alguns setups que tenho salvo 😅 só da uma conferida se todos os preços estão exatos.

Um pouco sobre compatibilidade...

Processadores intel tem o '' LGA '', tal qual é referente ao tipo de Socket da placa-mãe. Processadores intel funcionam nos seguintes modelos de placa-mãe:

H - sendo a mais de entrada.

B - sendo de entrada também mas perto de High-end.

Z - sendo a High-end.

Processadores AMD tem o tipo marcado como '' AM2, AM3, AM4, AM5 ", tal qual é referente ao tipo de socket da placa-mãe. Processadores AMD funcionam nos seguintes modelos de placa-mãe:

A - sendo a mais de entrada.

B- sendo de entrada também mas perto de High-end.

X -  sendo a High-end.

Pelas numerações numa placa-mãe, você consegue saber o tipo de socket muitas das vezes, como por exemplo, você tem a h110m, h310m, h410m, h510m, h610m e " todas " funcionam com um tipo de socket diferente, só deixando em ressalta algumas, que podem funcionar com o mesmo tipo de socket.

Já na AMD, você pode ter placas mães que atuais que funcionam com processador antigos, como por exemplo uma b450m que usa um Ryzen 5 1600x, porém, é preciso fazer uma atualização de BIOS para reconhecer o processador.

Top, irmão! Mas vem ca, pergunta de leigo. Essa Ryzen 5 7600 se equivale a qual intel? De intel eu entendo mais um pouco kkkk

1 minuto atrás, dersinmalokah disse:

Top, irmão! Mas vem ca, pergunta de leigo. Essa Ryzen 5 7600 se equivale a qual nvidia? De nvidia eu entendo mais um pouco kkkk

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Recomendação de peças para PC até R$ 10.000
Postado

@dersinmalokah Se não me engano ele fica acima de um Core i5-13600k / 14600k, o que são processadores muito fortes. É melhor que um Ryzen 7 5700X3D / 5800X3D também. Fora que você vai estar em DDR5 com frequências mais altas e podendo ter uma curva de upgrade muito boa, já que não vai precisar trocar placa-mãe e memória no futuro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!