Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vazamento de energia pelo cabo Ethernet (ou por outro culpado?)


Posts recomendados

Ontem, eu chamei um eletricista para averiguar a situação da energia da minha casa pois verifiquei que todas as tomadas estavam sem o cabo do meio (Terra) e eu estava tomando choque do gabinete do PC e das portas USB e de vídeo do monitor. O terra está devidamente instalado no quadro e ele chega até o disjuntor da minha casa, porém não sai nenhum cabo terra do mesmo para as tomadas. Eu concordei com ele que vou aterrar os mais importantes: A tomada do meu PC/Monitor e a tomada da TV/Modem. Ele verificou a corrente da carcaça do gabinete e ele registrou 3A (!) e na porta USB do monitor, 4.5A (!!!), porém isso ocorria mesmo quando ambos estavam fora da tomada, ou seja, havia apenas uma forma da energia estar chegando no PC: pelo cabo Ethernet.

Verifiquei que tinha apenas uma extensão bem velha conectando o modem e a TV. Hoje comprei um iClamper Energia 5 para proteger os aparelhos, entretanto vi que nenhum dos aparelhos possuem o pino do meio (Terra).

Gostaria de saber se apenas o aterramento da tomada será o suficiente para sanar esse problema de vazamento de corrente ou se é necessário trocar os cabos de força/fontes dos aparelhos de 2 pinos para 3 (ou até mesmo fazer outra coisa).

 

Não sei se isso é útil, mas pode ser:

Filtro de Linha 1 - iClamper Energia 5 [3 pinos]

  • Meu PC - Fonte CX450 [3 pinos]
  • Monitor - BenQ XL2430 [3 pinos]
  • Ventilador [2 pinos]
  • Fonte de celular para ligar uma lâmpada de mesa [2 pinos]
  • Fonte de celular para carregar o celular [2 pinos]

 

Filtro de Linha 2 - iClamper Energia 5 [3 pinos]

  • TV [2 pinos]
  • Modem/Router Huawei HG8145V5 da Oi - [2 pinos]
  • PC da minha mãe - Fonte genérica (A caixa de som dele está fazendo barulhos de estática) [2 pinos]
  • TV Box [2 pinos]

Desculpa se algo não ficou claro no texto, eu não sei muito de parte elétrica, mas vocês podem me perguntar por mais detalhes.

cópia do meu post no Reddit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, anonimo57122 disse:

Ele verificou a corrente da carcaça do gabinete e ele registrou 3A (!) e na porta USB do monitor, 4.5A (!!!)

Será que você não quis dizer 3V e 4,5V? Geralmente se mede fuga de corrente pela diferença de potencial (tensão), pra medir corrente é necessário ter uma carga conectada, e mesmo assim eles valores aí estariam muito elevados para corrente de fuga.

 

Aterramento resolve fuga de corrente, mas é bom aterrar todos os equipamentos, inclusive de onde estiver vindo esse cabo de rede. O iClamper serve como uma proteção extra, ele tem DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e o filtro de linha em si, que filtra ruídos vindo da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Será que você não quis dizer 3V e 4,5V? Geralmente se mede fuga de corrente pela diferença de potencial (tensão), pra medir corrente é necessário ter uma carga conectada, e mesmo assim eles valores aí estariam muito elevados para corrente de fuga.

Provavelmente eu tenha cometido um equívoco, deve ser mesmo Volts e não Amperes.

Eu acredito que o aterramento provavelmente irá sanar esse problema do choque, porém o eletricista constatou que achou muito estranho estar passando corrente alternada no gabinete e no USB do monitor (os valores de 3V e 4.5V foram lidos no gabinete e no USB, respectivamente, independente da tomada estar plugada ou desplugada). Fui alertado por outro eletricista que fugas de energia não resolvidas podem aumentar a conta de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anonimo57122 pois é, as placas eletrônicas tem seu próprio potencial de referência (GND), que é é ligado ao aterramento da rede elétrica também. Até o cabo de vídeo que está conectado entre seu monitor e a placa-mãe também interligam os pontos GND de cada circuito. Se tiver alguma "fuga" no ponto de referencia de um equipamento, provavelemnte também será compartilhado com os outros interligados.

 

Veja o que disse o colega @faller sobre essa questão:

 

No caso ele se refere a vazamentos dentro da própria fonte do PC, no seu caso pode ser na fonte de outro equipamento que está conectado, possivelmente o modem ou roteador de onde vem seu cabo de rede. Sugiro você tentar verificar sobre a posição da fase/neutro na tomada desses equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!