Ir ao conteúdo

Memória de 3200Mhz ficando em 2400Mhz mesmo configurado pra 2666Mhz


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá. Queria tirar uma dúvida. Recentemente adquiri uma memória de 16gb com frequência de "2666Mhz" DDR4 single ranked, pra trabalhar em dual channel com a outra memória que eu já tinha com praticamente as mesmas caracterísitcas: 16gb, 2666Mhz, DDR4 e dual ranked.

 

Acontece que, entregaram uma memória diferente do anuncio, veio uma com frequência de 3200Mhz (só percebi depois de ter instalado e consultado o CPU-z). O problema aqui é que minha placa-mãe H410MH + o processador i510400f suportam frequência de memória de até 2666Mhz. Então a nova memória está funcionando a 2400Mhz. Consultei a velocidade que estavam operando pelo comando wmic memorychip get speed. E apontou que uma memória está em 2400 e a outra em 2666 (a de 2666 é a que eu ja tinha). O plano era ter as duas na mesma frequência...

 

Tentei setar na BIOS um "custom profile" pras duas memórias funcionarem a 2666Mhz, mas continuou a mesma coisa. A memória nova supostamente tem XMP 2.0 mas não dá pra definir na BIOS individualmente. Acho que a placa-mãe ou o processador não aceitam XMP... enfim, fiz o que era possível pra esse modelo, que é utilizar o custom profile, mas continua com essa diferença de frequência. Testei o uso em jogo tipo fortnite e não tive problema nenhum, tá até melhor (antes utilizava apenas uma memória de 16gb dual ranked e single channel). Minha preocupação é se as duas memórias operando com frequencias diferentes pode dar problema (eu sei que o computador deveria funcionar com base na menor frequência). Então algumas perguntas:

 

- Tem realmente algum problema?

- Tem como observar o uso da RAM durante um jogo? Nem no MSI encontrei essa opção

- Vale setar o custom profile pra 2400Mhz? Daria diferença no desempenho?

 

E antes que me perguntem o porque de ter 32gb, foi porque não encontrei nenhum kit de duas de 8gb dentro das especificações que eu precisava por um bom custo ou estava saindo no mesmo preço que a de 16gb que deveria ser exatamente a mesma coisa (com relação a 16gb que eu já tinha, é da mesma fabricante e mesma tensão também, ambas DDR4 e 16gb).

Postado
11 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

E apontou que uma memória está em 2400 e a outra em 2666 (a de 2666 é a que eu ja tinha). O plano era ter as duas na mesma frequência...

Isso seria impossível, não tem como duas memórias trabalharem em frequências diferentes no PC, elas precisam estar sicronizadas na mesma frequência e timings para o PC funcionar. Esse comando que você deu apenas pega a frequência padrão registrada em cada módulo de memória do seu PC opera, e não a que estão operando no momento.

 

A frequência que as memórias estão operando pode ser verificada facilmente pelo Gerenciador de Tarefas > Desempenho > Memória, vai estar lá na parte "Velocidade". Peguei esse print que tenho salvo aqui no fórum pra você ver, está um pouco acima da parte que está destacada em vermelho.

 

Screenshot_77.png.1c83d145c8829ed0e1798ec07ada5559.png

 

Outra forma também é no CPU-Z, na aba Memory. Só que no CPU-Z você verá a frequência "real" da RAM, que é metade do valor que nós usamos convencionalmente (que seria MT/s), no caso de 2400MHz, vs deverá ver 1200MHz ou algo próximo disso. Igual no exemplo abaixo, memória de 3600MHz e está mostrando 1800MHz.

 

248357054_cpuzmemoria.png.146ce3b689dc3952c45e5cf7baa8134a.png

 

É normal que você compre memórias de 3200MHz, ou frequências altas assim, e elas operem em frequências baixas como 2133MHz, 2400MHz ou 2666MHz, porque esse é o modo de compatibilidade delas. Você pode forçar as duas a rodarem na frequência de 2666MHz na BIOS, porque automaticamente é provável que o PC vá forçar as duas a 2400MHz.

Postado
32 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

Consultei a velocidade que estavam operando pelo comando wmic memorychip get speed. E apontou que uma memória está em 2400 e a outra em 2666 (a de 2666 é a que eu ja tinha). O plano era ter as duas na mesma frequência...

Pois é, esse aqui é o primeiro erro: log de cara, você tinha que ter batido o olho e percebido que esse comando não faz o que você quer. Veja, a RAM inteira do sistema trabalha nas mesmas specs, então se está dando duas respostas diferentes, é óbvio que não está medindo o valor de operação.

 

De qualquer forma, tem um jeito muito mais fácil. É só instalar o CPU-Z e ir na aba Memory.

 

34 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

Tem como observar o uso da RAM durante um jogo? 

Ué, é só abrir o gerenciador de tarefas...

 

35 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

- Vale setar o custom profile pra 2400Mhz? Daria diferença no desempenho?

Sim.

Postado

Obrigado pela resposta! O comando usei só pra ter uma confirmação mesmo, de fato usei o CPU-z pra ver essas informações da memória como falei ali.

 

Sobre a frequência da RAM* durante o jogo, quando eu abro, o jogo minimiza e deixa de usar os recursos tal qual quando está aberto, mas vou tentar novamente, vai que não fiz do jeito certo e não deixei a janela sobreposta.

 

Então pra concluir, eu deveria colocar o custom profile em 2400Mhz, certo? Mesmo que no momento aparentemente não tenha nenhum problema? Fiquei na dúvida já que voce falou sobre o comando "não fazer o que eu quero", deu a pensar que mesmo se mostrar valores diferentes, na pratica as duas frequencias estejam a 2666

Postado

Por algum motivo minha resposta ficou bloqueada, e está aguardando moderação manual. Quando for aprovada o tópico já terá sido resolvido.

 

Mas basicamente você pode forçar as 2666MHz na BIOS, a sua memória de 3200MHz deve ter o perfil de segurança em 2400MHz, mas ela deve suportar tranquilamente subir até 2666MHz.

Postado

Opa Guilherme. Foi o que tentei fazer, mas aparece 'not-supported' nos perfis XMP. O modelo da minha placa-mãe é H410MH S2 pra ser mais preciso. A opção que aparece nesse caso é Custom Profile, onde deixei 2666Mhz. Vou postar prints do CPU-z que acredito que facilite o entendimento, provavelmente estou me equivocando em algo.

 

 

0.jpg

2.jpg

3.jpg

  • Solução
Postado

@UsuarioAndarilho sim, mas você não vai conseguir ativar XMP mesmo, amigo, ele só será compatível com a sua memória nova. O custom profile de 2666MHz é a solução, e pelo jeito está funcionando. Só achei as latências altas demais em CL19, esses perfis JEDEC costumam deixar as latências bem relaxadas para aumentar a compatibilidade da RAM ao máximo com qualquer PC.

 

Se você tiver paciência pra isso, pode tentar reduzir um pouco (vai exigir bastante testes), tipo um CL16, CL15 ou CL14, pode melhorar o desempenho em algumas situações. Não sei qual placa-mãe você tem, mas geralmente as da MSI tem o recurso "Memory Try It!" com alguns perfis de memória que você pode escolher e ir testando, isso só pra você não ter que ir configurando na mão.

Postado

Faz sentido o que falou! De fato na minha cabeça, uma memória ter o XMP bastava rsrs. Até o momento não to tendo problema de desempenho nenhum, vamos ver ao longo do tempo. Então tem alguma maneira de verificar a frequência da RAM durando o uso de um app(jogo)? O gerenciador de tarefas mostra o uso, mas não a frequência. Se não tiver como, então da pra ter uma noção pelo CPU-z que está funcionando as duas a 2666? Vocês podem me dizer se ao longo prazo tudo certo usar da maneira que está mostrando no cpuz?

 

EDIT: Esqueci de comentar, mas sobre a questão da latência eu não entendo muito não, se tiver alguma configuração que melhore sem precisar mexer na BIOS, eu faço, se não, prefiro não mexer nisso rsrs

 

EDIT 2: Agora que li a resposta inicial do Guilherme e foi igualmente esclarecedora. Eu fui lerdo em questão de observar a informação de velocidade no gerenciador de tarefas, e era só o que eu precisava ver pra acabar com todas as dúvidas. Minha maior preocupação era em qual velocidade menor o PC ia sincronizar. Se seria na de 2400, "menor" em relação a memória de 2666 total ou se ia sicronizar na frequência de 2666, menor em relação a memória nova de 3200 total. A conclusão é que o Custom Profile setado em 2666 resolveu a questão. Obrigado pela resposta e paciência.

 

OBS.: No print, um jogo está minimizado

 

 

00000.jpg

  • Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

Faz sentido o que falou! De fato na minha cabeça, uma memória ter o XMP bastava rsrs. Até o momento não to tendo problema de desempenho nenhum, vamos ver ao longo do tempo. Então tem alguma maneira de verificar a frequência da RAM durando o uso de um app(jogo)? O gerenciador de tarefas mostra o uso, mas não a frequência. Se não tiver como, então da pra ter uma noção pelo CPU-z que está funcionando as duas a 2666? Vocês podem me dizer se ao longo prazo tudo certo usar da maneira que está mostrando no cpuz?

A frequência da RAM do PC não se altera durante o uso, ela é fixa.

 

23 minutos atrás, UsuarioAndarilho disse:

EDIT: Esqueci de comentar, mas sobre a questão da latência eu não entendo muito não, se tiver alguma configuração que melhore sem precisar mexer na BIOS, eu faço, se não, prefiro não mexer nisso rsrs

Infelizmente só mexendo na BIOS, e é algo meio avançado, talvez não seja melhor você tentar mexer com isso. Se o desempenho já estava bom pra você antes com apenas um pente, já vai melhorar um pouco agora que você tem dois pentes em dual-channel, então não se preocupe com isso.

 

 

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!