Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá pessoal! 😎

Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão a todos que estão dispostos a ajudar nessa jornada. Vamos lá!

Estou considerando aposentar meu leal i7 9700K e fazer um upgrade. Afinal, o tempo voa, e a tecnologia avança mais rápido do que conseguimos acompanhar, não é mesmo? 😅

A pergunta que não quer calar: quais peças devo comprar? Admito que tenho estado um pouco desatualizado no mundo do hardware, então estou aqui para aprender com vocês!

Vamos direto ao ponto. Preciso de tudo, exceto fonte e water cooler. Já possuo uma Super Flower Leadex III 750W e um Lian Li Galahad II Trinity 360 que comprei há algum tempo e ainda não utilizei, estão novos na caixa.

Minha meta é não ultrapassar os 9 a 10 mil reais nessa empreitada. Com isso em mente, dei uma olhada nas opções e estou em dúvida entre Intel e AMD.

Quanto ao gabinete, estou de olho no Zeus V2 da Liketec. Além de esteticamente agradável, parece ser bem espaçoso.

Link: [Gabinete Gamer Liketec Zeus V2 Mid Tower](https://www.terabyteshop.com.br/produto/25492/gabinete-gamer-liketec-zeus-v2-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-sem-fan-lc-cb3x3-zeus-2042)

Estou considerando também a possibilidade de adquirir um kit de fans melhores para substituir os que vêm com o gabinete, já que geralmente estes não são de alta qualidade. Este kit me chamou atenção:

Link: [Kit Ventoinhas Aigo DarkFlash AR12 Pro 3in1](https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-aigo-darkflash-ar12-pro-3in1-3x120mm-argb-preto-ar12-pro-3in1)

Agora, a parte crucial: placa-mãe e processador. Estou em dúvida entre duas opções:

1. **Intel**: Um kit semelhante a este, mas sem o water cooler, que já possuo.

Link: [Pichau Kit Upgrade Core i7 14700K B760M DDR5 16GB DDR5](https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-intel-i7-14700k-b760m-DDR5-16gb-DDR5-water-cooler-240mm)

2. **AMD**:

   - placa-mãe: [Gigabyte B650 Gaming X AX Chipset B650 WiFi](https://www.terabyteshop.com.br/produto/25695/placa-mãe-gigabyte-b650-gaming-x-ax-chipset-b650-wifi-amd-am5-atx-DDR5)

   - Processador: [AMD Ryzen 9 7900X 4.7GHz/5.6GHz Turbo 12 Cores/24 Threads](https://www.terabyteshop.com.br/produto/22266/processador-amd-Ryzen-9-7900x-47ghz-56ghz-turbo-12-cores-24-threads-am5-100-100000589wof)

As memórias seriam DDR5. Estou interessado neste kit:

Link: [Memória Kingston Fury Beast RGB 64GB (2x32GB) DDR5 6000MHz](https://www.pichau.com.br/memória-kingston-fury-beast-RGB-64gb-2x32gb-DDR5-6000mhz-c36-branco-kf560c36bweak2-64)

Inicialmente, pensei em 64GB, mas posso reduzir para 32GB para caber no orçamento, se necessário. Ou até mesmo estender um pouco mais para adquirir os 64GB, considerando que, ao lidar com processamento de dados intensivo ou Power BI, quase toda a memória é consumida.

A máquina será para trabalho, portanto não estou considerando uma placa de vídeo dedicada. Posso utilizar a integrada ou até mesmo a RX 580 8GB que já possuo.

Por fim, o SSD. Estou de olho neste:

Link: [SSD Kingston Fury Renegade 2TB M.2 2280 PCIe NVMe](https://www.pichau.com.br/SSD-kingston-fury-renegade-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7300-mb-s-gravação-7000-mb-s-sfyrdk-2000g)

Enfim, esta questão tem me tirado o sono há alguns dias e adoraria a ajuda de vocês para decidir o que comprar. Os links que compartilhei são apenas para mostrar os modelos que estive pesquisando nos últimos dias. Após definir minha escolha, pretendo buscar os melhores preços, então aceito recomendações de promoções e/ou links para compra.

Estou totalmente aberto a novas opções para todas as peças, exceto a fonte e o water cooler que já possuo e estão novos e guardados aqui.

Como mencionei anteriormente, faz um bom tempo desde que me aprofundei em montagem de setups. O último que montei foi o atual, no final de 2019, então estou um pouco enferrujado nessa área. Se eu estiver falando alguma besteira ou mencionando peças incompatíveis, por favor, sintam-se à vontade para me corrigir. 😄

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você escolheu as peças bem não tem muito o que eu mudaria não, só vou apontar o que eu acho que pode mudar, o resto pode confiar de olhos fechados.

38 minutos atrás, Adriano H disse:

Minha meta é não ultrapassar os 9 a 10 mil reais nessa empreitada. Com isso em mente, dei uma olhada nas opções e estou em dúvida entre Intel e AMD.

O setup AMD é mais interessante, porque o Ryzen 9 que você escolheu é bem mais poderoso que o I7 em todos os sentidos. Respondendo sobre a memória, essas que você escolheu foram as melhores opções mesmo. Eu escolheria 4 pentes de 16 gb pra totalizar 64 gb, mas fica caro demais.

43 minutos atrás, Adriano H disse:

Link: [Gabinete Gamer Liketec Zeus V2 Mid Tower](https://www.terabyteshop.com.br/produto/25492/gabinete-gamer-liketec-zeus-v2-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-sem-fan-lc-cb3x3-zeus-2042)

Estou considerando também a possibilidade de adquirir um kit de fans melhores para substituir os que vêm com o gabinete, já que geralmente estes não são de alta qualidade. Este kit me chamou atenção:

Gabinete aquário não é bom porque a ventilação não é correta (usando water-cooler isso não importa, mas ainda assim eu prefiro algum do padrão mesh comum), e esse Liketec aí não vem com ventoinhas. Eu escolheria um Lancool 216. É mais caro? Sim, mas pelo menos é um gabinete impecável e aguenta um Watercooler de 360 MM em cima e na frente, além de vir com três ventoinhas, que são relativamente boas, mas se você preferir ventoinhas realmente boas, procure as Scythe Fuma 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse cara muito obrigado pelas dicas.

Vou pesquisar melhor esse Lancool 216 e as fans Scythe Fuma 2.

Estou mais inclinado a ir de AMD mesmo principalmente pelo suporte maior do socket, já que a Intel deve mudar novamente o socket esse ano.

Sabe me dizer se o  WC que tenho aqui (lian li Galahad 2 Trinity 360 (não e o modelo perfomace)) segura bem esse Ryzen 9 7900x?

Estive pesquisando também o 7900x3d e o 9750x. 

Ainda não tenho uma opinião formada sobre qual dos três compensa mais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este gabinete é incrível mas se quer economizar uma grana mas ainda ter um incrível fluxo de ar recomendo o Montech air 903 max, bem mais barato mas possui airflow comparável ao de gabinete da Lian li que custam um rim.

O que exatamente pretende mexer?" Trabalho" é algo bem vasto, talvez seja necessário uma placa dedicada mais forte que uma 580 ainda mais se vai parar ela com um 7900x. 

O seu water e fonte são ambos incríveis modelos no mercado, pode permanecer com os dois.

Aliás, irá jogar ou só mexer com "trabalho"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox  Obrigado pela dica do gabinete montech, esta na minha lista com o lian li para decidir qual será!

Gostei da ideia do Lancool 216 por ser da lian li. Mesma marca do meu WC. mas realmente e bem salgado.

Realmente fui vago quando disse que a maquina seria para trabalho e não especifiquei o que faço.

Sou engenheiro de dados, trabalho majoritariamente com ETL (muitas vezes com os jobs sendo executados na minha máquina mesmo) e PowerBI. 

Tenho ciência que a maquina que estou planejando e muito mais do que realmente preciso, mas estou pensando a longo prazo, manter essa máquina por vários e vários anos. 

Jogar, talvez ocasionalmente, mas normalmente jogo no PS5. 

Não coloquei GPU no orçamento por enquanto porque acredito que não seja necessário para meus objetivos, além de ser bastante caras.

Acredito que a 580 velha de guerra que tenho aqui ainda segure por um tempo. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Adriano H disse:

Sabe me dizer se o  WC que tenho aqui (lian li Galahad 2 Trinity 360 (não e o modelo perfomace)) segura bem esse Ryzen 9 7900x?

Sendo um WC da Lian Li vai segurar sim.

58 minutos atrás, Adriano H disse:

Não coloquei GPU no orçamento por enquanto porque acredito que não seja necessário para meus objetivos, além de ser bastante caras.

Acredito que a 580 velha de guerra que tenho aqui ainda segure por um tempo. 

Já que você não joga no computador e o seu trabalho exige mais processamento de dados do que gráfico, então não precisa comprar placa de vídeo nenhuma não, e a 580 ainda roda tudo hoje em dia então dá pra mantê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!