Ir ao conteúdo

ASUS TUF B360M-Plus é compatível com Ryzen 5600G e RX 6600XT?

Ir à solução Resolvido por Pedro Vinicius G. C.,

Posts recomendados

Postado

Olá, Pretendo fazer um upgrade no meu processador e placa de vídeo ainda esse mês mas tenho dúvidas sobre compatibilidade da minha placa-mãe, tenho uma TUF B360M-PLUS e queria comprar um Ryzen 5 5600G e uma RX 6600XT para substituir minha placa e processadores antigos mas não manjo muito de PC e tenho medo deles não serem compatíveis com a placa e dar algum problema. Pesquisei um pouco sobre o assunto e não achei nada falando sobre a compatibilidade desses 3, Existe uma forma de eu saber com o que minha placa-mãe é compatível?

Postado

@Soggy até onde sei, o soquete dessa placa-mãe é LGA, e não compensa fzr upgrade com um processador q tem vídeo integrado, junto de uma placa de vídeo. mas enfim, essa placa-mãe é pra Intel, não AMD! uma forma fácil de descobrir se é compatível, é pesquisar o nome do processador/placa-mãe, e pesquisar o soquete, AM4 - AMD | LGA - INTEL

• Solução
Postado

@weep não é bem assim, LGA, pga, bga entre outros, são apenas a organização dos contatos entre componentes...

am4 - > pga (pin grid array)

am5 - > LGA (land grid array)

@Soggy sua placa-mãe é do socket LGA 1151-2 (segunda variante), suportando apenas processadores Intel Core I e alguns intel xeon e3, sendo eles de 8º e 9º geração, o processador que você quer 5600g, é do socket am4, utilizado pela amd entre a 1º e 5º geração, então é incopativel

segue forma simples pra identificar qual é cada processador

então:

Core i5 10400f - (10º geração Intel Core i 5 sem gráfico integrado)

Ryzen 7 5700g - (5º geração amd Ryzen 7 com gráfico integrado)

Intel Core I  5 10400   F

|         |      |  |  |         |

|         |      |  |  |     sufixo (M, K, F, KF entre outros. cada um com respectivas funções)

|         |      |  | modelo (sku)

|         |      | Geração

|         |     Modelo

|      familia

fabricante

AMD Ryzen 5 5600 G

|         |      |  |  |       |

|         |      |  |  |     sufixo (G, X, F entre outros. cada um com respectivas funções)

|         |      |  | modelo (sku)

|         |      | Geração

|         |     Modelo

|      familia

fabricante

placas ãe é um pouco mais difícil, já que tem vários chipsets:

intel (H, B, Z, P, Q entre outros)

AMD (A, B, X)

então:

h61 (suporte a intel cores i3, i5 e i7 entre outros de 2º e 3º geração )

h470 (suporta intel cores de 10º e 11º geração)

A520 (suporta ryzens de 3º 4º e 5º geração esxeto o 3200g e 3400g)

A320 (suporta ryzens de 1º 2º e 3º geração, e 4º e 5º em alguns casos)

estude um pouquinho sobre isso depois ______________________________________________________________________________________

Agora indo pro seu caso, sua placa não é compatível com o processador que você quer, terá que mudar ao menos para uma a320m a pro com BIOS atualizada para suportar os ryzens 5000

outras duas coisas

1, o "G" nos ryzens mostram a presença de uma apu (nome que a amd dá para suas igpus), porém, eles são mais lentos que seus irmãos "não G"

o 5600g, tem desempenho de um 5500, então é mais "fraco" que o 5600 ou 5600x

pra usar uma egpu como a rx6600, não faz sentido comprar um processador com apu, porém faz sentido em dis casos (usar dois monitores, um no grafico integrado e outro na egpu) e se for comprar o processador primeiro, e só depois na egpu

58 minutos atrás, Soggy disse:

Existe uma forma de eu saber com o que minha placa-mãe é compatível?

sim, apenas pegue o nome da placa, pesquise. abra o site da fabricante e leia o que esta escritoScreenshot2024-05-0619_49_44.thumb.png.a39cba2cfc11e6b66458e5e5d63cf38c.png

OBS: desculpe se pareci rude...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!