Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para rede MESH em Vivo fibra 500Mb (TV+Tel)


Posts recomendados

 

Olá, estou buscando uma opinião sobre como distribuir o wifi em um sobrado grande, usando apenas "uma rede"

 

Atualmente o que se tem lá é um pacote Vivo Fibra 500MB com TV e telefone onde o roteador da VIVO permance na função roteador, com wifi desligado, e está conectado em um TP-Link C80 e neste tem um extensor TP-Link RE200 que não está "estendendo a rede wifi" do C80 sob o mesmo nome (mesh) e sim criando nova rede pois acredito que para habilitar essa função easy mesh/onemesh o C80 deveria estar na função roteador e não é possível coloca-lo pois teria que mudar o roteador da Vivo pro modo bridge e isso traria problema com a TV... Conclusão, o local está com 2 redes e não cobre áreas da casa.

 

Soluções Mesh do tipo "TP-Link Deco M5" conseguiriam prover uma única rede mesh neste cenário onde o roteador da Vivo continua operando como "roteador principal" ou para redes mesh funcionarem elas necessariamente precisam que o equipamento da Vivo deixe de ser o roteador principal?

 

Aqui na minha casa eu tenho Vivo fibra (sem TV) e coloquei o equipamento da vivo em bridge pra fazer o meu C80 ser o roteador principal, usando também um extensor RE200 e funciona muito bem, uma única rede wifi com a cobertura que eu precisava mas nesta outra casa, em função da Vivo TV, não consegui repetir o que deu certo aqui.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não pesquisei os modelos do roteadores que você citou, se for aqueles DECO você liga na porta do principal e configura com o app.

 

se for outro modelo de roteador você liga o cabo que sai do aparelho da Vivo na porta WAN, sobre funcionar com repetidor ja tive problema no passado em usar repetidor de marcas diferentes ex. dlink e tplink talvez seja incompatibilidade de protocolo, não pesquisei a fundo

 

se a casa for muito grande esquece mesh via wifi, talvez não funcione da forma que você precise. ideal é sempre passar cabo de rede para garantir que fique ok.

 

os lugares vendem o mesh como a solucao do problema para lugares grandes, porém o aparelho satelite precisam estar proximo ao roteador principal senao me engano o teria que colocar no maximo 15 metros entre o principal e o satelite sem barreira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, thiago.jj disse:

não pesquisei os modelos do roteadores que você citou, se for aqueles DECO você liga na porta do principal e configura com o app.

 

se for outro modelo de roteador você liga o cabo que sai do aparelho da Vivo na porta WAN, sobre funcionar com repetidor ja tive problema no passado em usar repetidor de marcas diferentes ex. dlink e tplink talvez seja incompatibilidade de protocolo, não pesquisei a fundo

 

se a casa for muito grande esquece mesh via wifi, talvez não funcione da forma que você precise. ideal é sempre passar cabo de rede para garantir que fique ok.

 

os lugares vendem o mesh como a solucao do problema para lugares grandes, porém o aparelho satelite precisam estar proximo ao roteador principal senao me engano o teria que colocar no maximo 15 metros entre o principal e o satelite sem barreira.

 

 

Eu imaginei que a conexão desses DECO seria simples assim, mas fiquei em dúvida pois eu não consigo fazer uma rede Mesh (onemesh) com o C80 + RE200, que também são da TP-Link, justamente pelo fato do Archer C80 não poder ser setado como roteador em função do equipamento da Vivo...

 

Ai já viu né, no marketing milagroso dos fabricantes + os "reviews" de youtube que basicamente só elogiam as mil maravilhas do produto a gente sabe que o resultado no cenário real é outro. Por isso tô dando uma pesquisada mais a fundo, pois pagar R$ 1200 num kit desses com 3 unidades pra descobrir que não funcionará bem seria uma amarga surpresa.
 

Entendo que o ideal seria estabelecer a conexão entre os 3 dispositivos Mesh de forma cabeada, mas como é uma casa antiga com dutos menores e já ocupados eu acho que esse cabeamento é praticamente impossível... por isso pensei na conexão básica/mais simples que é  roteador vivo cabeado no 1o dispositivo MESH e dali pro 2o e 3o dispositivos via wifi

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o deco m5 que você citou você pode manter o roteador da Vivo como esta, basta conectar um cabo de rede no roteador da Vivo e a outra ponta no M5, abra o APP no celular, faca o cadastro crie uma nova rede(quando você conectar algum dispositivo vai mostrar a wifi da Vivo e uma nova do M5 que você criou) depois disso é so adicionar os satelites e pronto. essa parte é bem tranquilo

 

se você comprar pela internet você tem alguns dias para desistir da compra, se fizer isso faca todos os testes necessarios e se for o caso devolva

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giu79 

 

2 horas atrás, Giu79 disse:

para redes mesh funcionarem elas necessariamente precisam que o equipamento da Vivo deixe de ser o roteador principal?

Não é Necessário, basta ligar o seu roteador no modem da vivo em Dynamic IP. Desative o WiFI da vivo e deixe o seu roteador gerenciar o wifi.

 

 

2 horas atrás, Giu79 disse:

Soluções Mesh do tipo "TP-Link Deco M5" conseguiriam prover uma única rede mesh neste cenário

 

Na minha opinião hoje em dia não vele a pena comprar nada que não seja WiFI 6, no mínimo um AX1800 que é WIFI 6 em 2.4Ghz e 5Ghz. Dá um olhada no HUAWEI Mesh 3 que é um excelente custo-benefício.

 

Entenda que em uma casa de 2 andares pode haver uma dificuldade de conexão entre as torres, entre os andares. Mas isso não quer dizer que não seja funcional, depende de como é o seu cenário ai. Se não te atender como você espera, existem outras soluções para conecta-los via cabo passando este por conduítes apertados. Eu usei fibra e deu super certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, edu.dnb disse:

Eu usei fibra e deu super certo.

 

complicado é o custo da fibra, mas usou fibra e conectou nas pontas com conversor normal?

 

precisa ficar de olho em alguma incompatibilidade com o aparelho mesh?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, thiago.jj disse:

 

complicado é o custo da fibra, mas usou fibra e conectou nas pontas com conversor normal?

 

precisa ficar de olho em alguma incompatibilidade com o aparelho mesh?

 

 

No meu caso saiu mais barato que o cabo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Giu79 disse:

está conectado em um TP-Link C80 e neste tem um extensor TP-Link RE200 que não está "estendendo a rede wifi" do C80 sob o mesmo nome (mesh) e sim criando nova rede pois acredito que para habilitar essa função easy mesh/onemesh o C80 deveria estar na função roteador e não é possível coloca-lo pois teria que mudar o roteador da Vivo pro modo bridge e isso traria problema com a TV

 

Não é o caso. Esse RE200 poderia estender uma rede mesh, mas o C80 não pode prover uma para ser estendida. 


Mas o RE200 pode estender a rede wifi do C80 ou a rede da VIVO que você desabilitou.

 

11 horas atrás, Giu79 disse:

Aqui na minha casa eu tenho Vivo fibra (sem TV) e coloquei o equipamento da vivo em bridge pra fazer o meu C80 ser o roteador principal, usando também um extensor RE200 e funciona muito bem, uma única rede wifi com a cobertura que eu precisava mas nesta outra casa, em função da Vivo TV, não consegui repetir o que deu certo aqui.

 

Se usa TV ou telefone no aparelho da VIVO vai mesmo ter problemas se usar bridge, porque bridge é exatamente isso: ponte. O aparelho da VIVO passa a operar apenas como um conversor de midia, oferecendo uma conexão IP do outro lado da fibra. E você deve transferir, como jã sabe, a autenticação PPPoE para o roteador escolhido para ligar nessa conexão IP que vem do aparelho da VIVO.

 

No geral isso não é produtivo em uma casa. Os aparelhos mais ou menos modernos da VIVO de até uns 3 anos de uso, tem 3 ou 4 portas ethernet e wifi dual-band mais ou menos na classe AC1800, 400 + 1400 mbps wifi 5 dual band. Tenho uns desses contratados.

 

Os mais novos (desse ano) podem ter wifi6 e já vem com pontos mesh na instalação. Ainda não usei nenhum desses.

 

Numa casa. em especial se for comprida ou tiver vários pisos, usar bridge é uma coisa estranha e não sei de onde vem a ideia de que isso possa ajudar.

 

Eis o que acontece, juntando a simples aritmética e as leis da física: 

 

Ao usar por exemplo o C80 e um ASkey de 4 portas da VIVO você tem 6 portas ethernet para usar, e pode por 3 em cada piso. Se usar bridge vai ter 4 em um só lugar e pode precisar de cabos muito compridos (mesmo) para atingir ambientes distantes. A performance não muda quase nada porque a capacidade de comutação dos dois é de 2gbps por porta. Se usar bridge perde a metade delas. Aritmética.

 

A questão do wifi é similar: os dois aparelhos são dual band. Já deve ter percebido que wifi a 5ghz é super rápido, o C80 pode conectar a 433mbps ou mais via wifi 5ghz, por exemplo. E o aparelho da VIVO também. Mas deve ter percebido também que 5ghz raramente presta a partir de duas paredes... E 2.4 vai longe mas é muito mais lerdo....

 

Se você usar bridge vai ter que usar antenas em um lugar só. e vai perder toda a banda que o VIVO ofereceria. Se ele for tipo AC1800 é isso que vai perder. Todos os 1800 e mais a cobertura das antenas dele. Isso quer dizer que se usasse os dois um em cada piso poderia ter 5ghz a 433 mbps em locais opostos da casa. o que não pode nem com o VIVO nem com o C80.

 

O repetidor não acrescenta nada, porque ele vai comer da banda do aparelho cuja rede ele estiver repetindo. Mas bem posicionado melhora a cobertura.

 

9 horas atrás, Giu79 disse:

Eu imaginei que a conexão desses DECO seria simples assim, mas fiquei em dúvida pois eu não consigo fazer uma rede Mesh (onemesh) com o C80 + RE200, que também são da TP-Link, justamente pelo fato do Archer C80 não poder ser setado como roteador em função do equipamento da Vivo...

 

Não é por isso. Esse aparelho não oferece isso. Tente um AX73 por exemplo, ou mesmo um AX10 ou AX12 dessa marca. Mas o repetidor, como eu disse, vai usar da banda que esses aparelhos oferecem, como todo repetidor.

 

A única coisa que a rede mesh vai oferecer, em troca de uma boa grana, é essa transitividade transparente. Se isso é de fato importante pode usar um Deco X20 dessa marca, e projetar uma rede wifi nele e colocar no outro piso. E mesmo assim manter os dois roteadores para usar os cabos.

 

Em geral o fato de ter mais de uma rede wifi não é importante, porque esse "roaming"  do mesh só afeta mesmo o cara que quer fica andando com o celular pela casa sem ter que eventualmente mudar de rede porque o algoritmo do aparelho ainda não percebeu a ruína do sinal do térreo e passou para a rede wifi do outro piso. As senhas em si já estarão memorizadas nos aparelhos e a vida segue normal.

 

Os maiores consumidores de banda são as TV e os computadores, em especial se usa games online. E nesses casos mesh de nada resolve e pode até ser ruim porque os aparelhos mesh baratos se conectam via wifi, um contra-senso total.

 

O simples em casas é colocar um roteador ao lado de cada TV, assim usa cabos curtos de rede.  E interligar os pisos via cabo.  E ligar todos os aparelhos via LAN ao roteador principal. Uma única rede IP. Um servidor DHCP em cada roteador deixa a conexão inicial muito mais ágil porque diminui a latência e já serve de backup.

 

Em geral casas construídas a partir dos anos 60 tem um duto para telefone que segue pela casa toda. Lugares mais modernos tem muito mais opções, com dutos para automação, alarme. TV e tal, de modo que passar os cabos não é problemático.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, arfneto disse:

Não é o caso. Esse RE200 poderia estender uma rede mesh, mas o C80 não pode prover uma para ser estendida. 


Mas o RE200 pode estender a rede wifi do C80 ou a rede da VIVO que você desabilitou.

Pois é, se não me engano a tp-link chama de "onemesh" a rede wifi que o C80 cria e o RE200 a estende, mantendo o mesmo nome e senha, que é o que eu tenho aqui em casa pois meu c80 virou o roteador principal e o Askey/Vivo está em bridge. A questão de coloca-lo em bridge foi basicamente pra:

1 - poder realizar essa configuração "onemesh"

2- acreditar que o C80 é um equipamento muito melhor para gerenciar/rotear do que o Askey da vivo.

Obviamente meu conhecimento técnico é muito raso mas fazia sentido pra mim o que vários vídeos/reviews de roteadores diziam "o aparelho do seu provedor é muito fraco e limitado por isso a necessidade de usar um melhor para fazer a função de roteador principal" e de fato comparando lado a lado, os testes que fiz de cobertura e velocidade do C80 vs Askey/Vivo tinham uma diferença gigante.


Na outra casa, como não pude passar o vivo pra bridge, o C80 de lá virou um "AP" e o RE200 dele criou uma nova rede... pra exemplificar, ficou assim: rede wifi do vivo = desligado, rede wifi do C80 = "internet" e rede criada pelo RE200 = "internet_EXT"

 

Entendi seus pontos e é bem lógico que usando essa configuração o resultado tanto de cobertura, velocidade e de disponibilidade de portas para expansão seria o melhor em termos de performance.

A minha ideia de "ignorar" uma solução que exige cabos vem de uma situação de muitos anos atrás onde um prestador disse aos meus pais que não era possível passar cabos de rede pelos ambientes.  Eu não me recordo mais se era um cara da "Net" (ou outra operadora), se realmente não havia como ou se o cara tava com preguiça do trabalho e deu essa desculpa.

 

Aí as "maravilhas do mundo Mesh" pareciam a solução ideal pois há produtos no mercado que afirmam que 3 unidades cobrem 500+ metros (supostamente).

O que particularmente sempre me incomodou numa solução de 2 ou 3 diferentes redes em uma casa é a necessidade de ficar trocando manualmente de rede no celular, enquanto tiver uma mísera barrinha de sinal o celular fica preso nela e ignora que poderia "pular" para uma mais forte.
 

7 horas atrás, arfneto disse:

Em geral o fato de ter mais de uma rede wifi não é importante, porque esse "roaming"  do mesh só afeta mesmo o cara que quer fica andando com o celular pela casa sem ter que eventualmente mudar de rede porque o algoritmo do aparelho ainda não percebeu a ruína do sinal do térreo e passou para a rede wifi do outro piso. As senhas em si já estarão memorizadas nos aparelhos e a vida segue normal.

 

Os maiores consumidores de banda são as TV e os computadores, em especial se usa games online. E nesses casos mesh de nada resolve e pode até ser ruim porque os aparelhos mesh baratos se conectam via wifi, um contra-senso total.

 

O simples em casas é colocar um roteador ao lado de cada TV, assim usa cabos curtos de rede.  E interligar os pisos via cabo.  E ligar todos os aparelhos via LAN ao roteador principal. Uma única rede IP. Um servidor DHCP em cada roteador deixa a conexão inicial muito mais ágil porque diminui a latência e já serve de backup.

 


Aproveitando pra tirar uma dúvida de algo que provavelmente sempre fiz errado
Se eu tenho 2 roteadores adicionais, cada um destes deveria estar cabeado diretamente ao roteador principal (Askey) e com seus respectivos DHCPs ativos?
Eu tenho quase certeza que no passado eu tive uma configuração de Askey cabeado com "roteador 2" e este era cabeado com "roteador 3" e neste eu tinha que desativar o DHCP. Não me recordo exatamente a configuração mas lembro de problemas como perder acesso ao dashboard de um desses roteadores e se não em engano também tive problemas com duplicidade de ips e perda de conexão a internet, certamente pela forma errada como estavam setados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Giu79 disse:

Pois é, se não me engano a tp-link chama de "onemesh" a rede wifi que o C80 cria e o RE200 a estende, mantendo o mesmo nome e senha, que é o que eu tenho aqui em casa pois meu c80 virou o roteador principal e o Askey/Vivo está em bridge

 

Aqui tem a lista dos aparelhos dessa marca que são compatíveis com OneMesh: Dispositivos TP-Link OneMesh. Isso no site do fabricante hoje. E não tem esse aparelho na lista, como eu te disse.

 

Manter o mesmo nome e senha é normal; É como funciona a rede mesh --- malha --- e nada tem a ver com seu aparelho da operadora estar em modo bridge.

 

Pode usar uma rede mesh para estender qualquer rede wifi que tenha na LAN. E não precisa claro ser a única. Não estou certo da diferença entre a rede mesh e esse produto onemesh no entanto.

 

1 hora atrás, Giu79 disse:

A questão de coloca-lo em bridge foi basicamente pra:

1 - poder realizar essa configuração "onemesh"

 

Como eu disse antes, não precisa. E o C80 não é compatível com isso. Procure, como eu também disse, um aparelho AX como o AX-73 hoje em dia, se esse lance da rede WIFI única é de fato importante pra você.

 

1 hora atrás, Giu79 disse:

2- acreditar que o C80 é um equipamento muito melhor para gerenciar/rotear do que o Askey da vivo.

 

Gerenciar o que? Controle parental? Firewall? NAT? DHCP? E entenda que vai perder metade das portas ethernet e a cobertura de wifi. Se o AsKey for um AC1500 por exemplo vai perder exatamente isso: 300 mbps em 2.4 e 1200 mbps em 5 GHz: 40% da banda. E a cobertura oferecida pelas antenas dele. Simples aritmética. E o cabeamento pode ficar infernal.

 

1 hora atrás, Giu79 disse:

A minha ideia de "ignorar" uma solução que exige cabos vem de uma situação de muitos anos atrás onde um prestador disse aos meus pais que não era possível passar cabos de rede pelos ambientes

 

9 horas atrás, arfneto disse:

Em geral casas construídas a partir dos anos 60 tem um duto para telefone que segue pela casa toda. Lugares mais modernos tem muito mais opções, com dutos para automação, alarme. TV e tal, de modo que passar os cabos não é problemático

 

Pois é: não conheço a casa nem o técnico. Mas posso te dizer que onde estou agora é dessa época e tem um duto levando telefone para todos os ambientes. E já fiz isso incontáveis vezes em muitos lugares. Sugiro verificar: sua casa não tem mesmo dutos para telefone? Por onde entrou o cabo da VIVO?  

 

Me lembro de já ter usado o duto que leva o fio de retorno da luz da escada em uma casa de dois pisos uma vez. Mesmo sobrados muito antigos em geral tem um interruptor para a luz da escada em cada lado da escada...

 

Em muitos casos usei dutos como os dutoplast que servem para uso externo, para esse propósito. Mas em geral em instalações comerciais quando era preciso passar muitos cabos. E em casos que o pessoal havia por exemplo alugado um imóvel anexo e precisava unificar a rede, e não haviam mesmo dutos. São baratos e a prova de agua e luz esses dutos.

 

1 hora atrás, Giu79 disse:

Aí as "maravilhas do mundo Mesh" pareciam a solução ideal pois há produtos no mercado que afirmam que 3 unidades cobrem 500+ metros (supostamente).

O que particularmente sempre me incomodou numa solução de 2 ou 3 diferentes redes em uma casa é a necessidade de ficar trocando manualmente de rede no celular, enquanto tiver uma mísera barrinha de sinal o celular fica preso nela e ignora que poderia "pular" para uma mais forte

 

Só você pode dizer o que é importante em sua instalação. Mesh não é uma maravilha. Custa caro e só traz isso: transitividade transparente para o caso de ficar andando com um dispositivo pelo site. Eu não acho importante, nem me importo de eventualmente precisar fazer isso com o celular, leva segundos afinal. Só que minha prioridade é a rede em si. E os dispositivos que uso mais são computadores e as TV, e dispositivos de automação que não se movem, tipo lâmpadas, sensores e interruptores. E é melhor ver mesh como uma solução apenas para wifi. TV hoje em dia são grandes consumidoras de banda e pouco sentido faz não usar um cabo para ligar a TV na rede. Mesmo que não use internet, porque tem o espelhamento de tela e os servidores de mídia.

 

Se precisa disso pode usar, dessa marca, qualquer aparelho compatível com mesh, como o AX23 ou AX73 e usar um Deco X20 da mesma marca no outro piso. Ligado via cabo. E nada tem a ver com usar o aparelho da VIVO em modo bridge.

 

2 horas atrás, Giu79 disse:

Se eu tenho 2 roteadores adicionais, cada um destes deveria estar cabeado diretamente ao roteador principal (Askey) e com seus respectivos DHCPs ativos?

 

Deve evitar a todo custo usar isso em cascata, e a razão é óbvia: todo o tráfego para o terceiro teria que passar pelo segundo. A questão do DHCP não precisa ter em todos os roteadores, mas é esperto ter ao menos em outro fora o do provedor, já que o aparelho pode parar e ele não é seu. E se ele parae for o único você vai ficar sem a LAN. Não é esperto. Cai a internet e você não pode passar um filme do laptop na TV do primeiro piso? Não pode imprimir na impressora wifi que está no escritório? Você não quer isso. E a latência diminui, com  um laptop obtendo um endereço de imediato, porque o servidor está do outro lado do cabo ou da antena já.

 

Mas é muito comum essa deficiência, por ter uma noção bem difundida de que não se deve --- oui não se pode --- ter mais de um servidor DHCP na rede. É um mito e uma bobagem. 

 

Como é comum restaurantes em que o wifi para sempre na hora do almoço e tipo 10X por dia.

 

2 horas atrás, Giu79 disse:

Eu tenho quase certeza que no passado eu tive uma configuração de Askey cabeado com "roteador 2" e este era cabeado com "roteador 3" e neste eu tinha que desativar o DHCP. Não me recordo exatamente a configuração mas lembro de problemas como perder acesso ao dashboard de um desses roteadores e se não em engano também tive problemas com duplicidade de ips e perda de conexão a internet, certamente pela forma errada como estavam setados

 

Você resumiu bem: só estava errado. 

 

 

 

 

De todo modo, resumindo o lado mesh: se isso é importante pra você pode usar um aparelho só desses X20 para projetar a rede wifi de um AX23 ou Ax73 ou qualquer outro da lista que te enviei, projetando a rede wifi de um piso no outro e terá boa cobertura. E repito

  • nada tem a ver com a internet
  • nem com colocar o aparelho da operadora em modo bridge
  • nem com ter uma única rede wifi
  • nada tem a ver com ethernet via cabo (wifi também é ethernet) e é melhor considerar isso em separado. E as TV gastam muita banda hoje em dia.
  • LAN nada tem a ver com internet. Existiam muito antes. Nem toda rede tem acesso a internet
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, arfneto disse:

Aqui tem a lista dos aparelhos dessa marca que são compatíveis com OneMesh: Dispositivos TP-Link OneMesh. Isso no site do fabricante hoje. E não tem esse aparelho na lista, como eu te disse.

 

Manter o mesmo nome e senha é normal; É como funciona a rede mesh --- malha --- e nada tem a ver com seu aparelho da operadora estar em modo bridge.

 

Pode usar uma rede mesh para estender qualquer rede wifi que tenha na LAN. E não precisa claro ser a única. Não estou certo da diferença entre a rede mesh e esse produto onemesh no entanto.

O C80 está lá, precisa clicar no "mostrar todos os 13 produtos" ou algo do tipo.
Eu também não sei a fundo as similaridades ou limitações conceituais e práticas entre rede mesh e o que eles chamam de onemesh. O que sei, no meu caso, o roteador C80 não habilita onemesh se estiver como AP ao invés de roteador principal... para montar essa rede onemesh entre C80s + C6s + AXs + REs e etc você precisa ter um deles na função de roteador principal

 

42 minutos atrás, arfneto disse:

Gerenciar o que? Controle parental? Firewall? NAT? DHCP? E entenda que vai perder metade das portas ethernet e a cobertura de wifi. Se o AsKey for um AC1500 por exemplo vai perder exatamente isso: 300 mbps em 2.4 e 1200 mbps em 5 GHz: 40% da banda. E a cobertura oferecida pelas antenas dele. Simples aritmética. E o cabeamento pode ficar infernal.

Na questão prática, nada. Eu não uso ou tenho regras ativas. Só presumi que o hardware + performance de um roteador dos seus R$300 - R$400 é muito melhor em comparação ao Askey, mas o seu ponto é bem relevante.
Eu, como usuário doméstico mediano, não me importo com o roteador oferecendo 256 conexoes simultaneas, trocentos Gbps em 2 e 5G, etc, etc porque no final do dia você quer ter o máximo de banda disponível que você contratou. O wifi em si já apresenta perda de banda se comparado ao cabeado, normal, o triste é você ter por exemplo 300Mb que vem no cabo mas no 5G, com uma parede no caminho, isso cair pra menos de 100. Coloque mais uma parede no caminho e uns 5-6 metros e teremos 20-40Mb

57 minutos atrás, arfneto disse:

Pois é: não conheço a casa nem o técnico. Mas posso te dizer que onde estou agora é dessa época e tem um duto levando telefone para todos os ambientes. E já fiz isso incontáveis vezes em muitos lugares. Sugiro verificar: sua casa não tem mesmo dutos para telefone? Por onde entrou o cabo da VIVO?  

 

Me lembro de já ter usado o duto que leva o fio de retorno da luz da escada em uma casa de dois pisos uma vez. Mesmo sobrados muito antigos em geral tem um interruptor para a luz da escada em cada lado da escada...

 

Em muitos casos usei dutos como os dutoplast que servem para uso externo, para esse propósito. Mas em geral em instalações comerciais quando era preciso passar muitos cabos. E em casos que o pessoal havia por exemplo alugado um imóvel anexo e precisava unificar a rede, e não haviam mesmo dutos. São baratos e a prova de agua e luz esses dutos.

Então, a fibra da Vivo veio por fora da casa, por uma das laterais, até o fundo onde fica a sala de TV, piso térreo, último ambiente antes da área externa de quintal.
Talvez uma solução seria usar cabos por fora até a frente da casa, onde fica um escritório, no piso térreo. Dessa forma os 2 roteadores, que estariam nos extremos, cubram razoavelmente bem e aí estudar uma forma de levar um cabo, seja do escritorio na frente ou da sala de tv aos fundos para o 2o piso onde estão os quartos.

1 hora atrás, arfneto disse:

Deve evitar a todo custo usar isso em cascata, e a razão é óbvia: todo o tráfego para o terceiro teria que passar pelo segundo. A questão do DHCP não precisa ter em todos os roteadores, mas é esperto ter ao menos em outro fora o do provedor, já que o aparelho pode parar e ele não é seu. E se ele parae for o único você vai ficar sem a LAN. Não é esperto. Cai a internet e você não pode passar um filme do laptop na TV do primeiro piso? Não pode imprimir na impressora wifi que está no escritório? Você não quer isso. E a latência diminui, com  um laptop obtendo um endereço de imediato, porque o servidor está do outro lado do cabo ou da antena já.

 

Mas é muito comum essa deficiência, por ter uma noção bem difundida de que não se deve --- oui não se pode --- ter mais de um servidor DHCP na rede. É um mito e uma bobagem. 

 

Como é comum restaurantes em que o wifi para sempre na hora do almoço e tipo 10X por dia.

 

1 hora atrás, arfneto disse:

De todo modo, resumindo o lado mesh: se isso é importante pra você pode usar um aparelho só desses X20 para projetar a rede wifi de um AX23 ou Ax73 ou qualquer outro da lista que te enviei, projetando a rede wifi de um piso no outro e terá boa cobertura. E repito

  • nada tem a ver com a internet
  • nem com colocar o aparelho da operadora em modo bridge
  • nem com ter uma única rede wifi
  • nada tem a ver com ethernet via cabo (wifi também é ethernet) e é melhor considerar isso em separado. E as TV gastam muita banda hoje em dia.
  • LAN nada tem a ver com internet. Existiam muito antes. Nem toda rede tem acesso a internet

Obrigado pela enorme contribuição, de fato eu estava olhando sob uma ótica limitada provavelmente presa a mitos e opiniões erradas. Neste final de semana vou reavaliar a infra lá da casa 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Giu79 disse:

O C80 está lá, precisa clicar no "mostrar todos os 13 produtos" ou algo do tipo.
Eu também não sei a fundo as similaridades ou limitações conceituais e práticas entre rede mesh e o que eles chamam de onemesh. O que sei, no meu caso, o roteador C80 não habilita onemesh se estiver como AP ao invés de roteador principal... para montar essa rede onemesh entre C80s + C6s + AXs + REs e etc você precisa ter um deles na função de

 

Obrigado por esclarecer! Eu não ia ver isso nunca. 

 

Não há razão para usar o C80 como AP ou algo assim. Não sei porque fez  isso. E essa noção de roteador principal seria o que? Um roteador não sabe isso.

 

5 minutos atrás, Giu79 disse:

Dessa forma os 2 roteadores, que estariam nos extremos

 

Nos extremos pode não ser ok. Se tem dois por exemplo eles deveriam estar a 1/3 e 2/3 da distância em uma casa comprida. 

 

Numa casa de vários pisos em geral é a mesma coisa, mas em cada piso.

 

7 minutos atrás, Giu79 disse:

Talvez uma solução seria usar cabos por fora até a frente da casa, onde fica um escritório, no piso térreo. Dessa forma os 2 roteadores, que estariam nos extremos, cubram razoavelmente bem e aí estudar uma forma de levar um cabo, seja do escritorio na frente ou da sala de tv aos fundos para o 2o piso onde estão os quartos.

 

Essa casa tem ou não tem dutos para telefone ou TV?

 

Tem ao menos o interruptor paralelo dos dois lados da escada?

 

 

 

 

 

Na prática se acaba colocando os roteadores ao lado de alguma TV porque simplifica tudo.

 

Tenho um lugar aqui onde tem dois pendurados atrás das TV desde 2015 😄 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, arfneto disse:

Obrigado por esclarecer! Eu não ia ver isso nunca. 

 

Não há razão para usar o C80 como AP ou algo assim. Não sei porque fez  isso. E essa noção de roteador principal seria o que? Um roteador não sabe isso.

 

TP-Link pelo jeito pegou o "conceito mesh" e fatiou a seu gosto em várias subcategorias, cada qual com aplicações e limitações pra uma certa gama de produtos do porfolio deles. Eu nem sabia mas eles tem Deco Mesh / EasyMesh / OneMesh e Omada Mesh 😅
 

Citação

Summary

Though Deco Mesh, EasyMesh, OneMesh™, and Omada Mesh all support Mesh networking, they are different Mesh technologies. Deco Mesh, Omada Mesh, and EasyMesh or OneMesh™ are supported by different TP-Link products, so they cannot build a Mesh network together. For EasyMesh-compatible products from TP-Link, they can combine with EasyMesh routers, range extenders, or Powerline WiFi adapters from TP-Link or other vendors and are also capable of forming whole home Mesh WiFi with OneMesh products. Please choose one of the Mesh products based on your actual needs and start building a seamless network for your office or home today.


Eu mencionei "extremos" mas talvez não seja pra tanto, de qualquer forma preciso fazer uma inspeção melhor lá na casa. Já teve TV a cabo, já teve reformas consideráveis então o layout original de passagem de cabos elétricos, de telefone e etc sofreram mudanças e com certeza em alguns ambientes são mais críticos pra passar um cabo de rede.

 

Obrigado novamente arfneto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Giu79 disse:

Eu mencionei "extremos" mas talvez não seja pra tanto, de qualquer forma preciso fazer uma inspeção melhor lá na casa. Já teve TV a cabo, já teve reformas consideráveis então o layout original de passagem de cabos elétricos, de telefone e etc sofreram mudanças e com certeza em alguns ambientes são mais críticos pra passar um cabo de rede.

 

Um em cada piso, ao lado de uma smart tv é o comum.

 

Me foi recomendado usar roteadores em modo AP e me foi dito que isso resolveria muitos problemas. Eu não soube imaginar qual. Alguém me mandou um link de um vídeo que explicaria tudo. E assisti um vídeo de um certo Max com muitas explicações, e que tem mais de 1,5 milhão de exibições no Youtube.

 

Uma perda de tempo. Muita coisa simplesmente errada. Muitos erros conceituais, o cara mal sabe explicar certas coisas, pula outras, até separei uma lista de tudo que estava errado.

 

Eu tenho um roteador em modo AP onde moro. Isso porque era mais prático. Só que ele está dentro do forro de gesso no hall íntimo. há anos. Era para ser mesmo um AP. Só que eu já tinha o aparelho.

 

Pode usar os cabos coaxiais para ajudar a puxar um cabo de rede. É trivial porque esse cabo é mais grosso e não precisa dele.

 

Note que a VIVO permite ligar os decodificadores de TV via ethernet, ao contrário de Claro/Net, Sky, GVT, Tim e outros, que muitas vezes até tem a porta no aparelho mas não usam. obrigando o usuário a usar cabos coaxiais duros e om barramento em série, um desastre.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, já segui coisas erradas desse tal Max também.

Interessante essa possibilidade de ligar os decodificadores de TV via ethernet, eu imagino que eles estão via coaxial mas vou checar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!