Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, possuo um R5 2600 com uma GTX 1060 8gb no momento.

Pretendia montar um novo pc, com um orçamento em torno dos 6000, pensei em um

R7 5700x3d

RTX 4060ti

B550 Aorus Elite

2x8 3200MHz Hyper Fury

SSD 1tb kingston

MSI 650W

Mas me deparei com a duvida entre am4 e am5, seria mais oportuno pegar um R5 7600 e uma b650m? Qual configuração vocês me recomendariam nesse orçamento?

• Pedroou alterou o título para Ryzen 7 5700x3d ou Ryzen 5 7600?
Postado

@VictorCz o ponto de pegar um 5700X3D seria justamente a economia pra quem já tem placa-mãe decente AM4 e memória RAM DDR4, mas no seu caso eu vi que você está comprando tudo novo. Diga as peças que você já tem no seu PC pra analisarmos o que pode ser reaproveitado. Também diga exatamente o que você joga ou pretende jogar no PC, porque talvez está querendo pegar um processador rápido demais sem necessidade e sem ter orçamento suficiente pra isso. São poucos os jogos onde você veria diferença de um 5000 "X3D" para um 5000 "normal" usando placas de vídeo intermediárias.

• Curtir 1
Postado

Se vai comprar  kit novo (CPU+placa-mãe+memória) não faz sentido o AM4, compre o AM5, a diferença não será tão expressiva, mais no preço da placa-mãe.

O Ryzen 7600 tem desempenho similar em jogos - ganha em uns, perde em outros; que o Ryzen 5700X3D - na média geral o 7600 dá 1,86% de FPS a mais.

Em qual placa-mãe você usa o Ryzen 2600? Pode ser que suporte o 5700X3D.

Postado

@GuilhermeGBCreio que fora as memórias não seria possível aproveitar, então a minha ideia é realmente vender o PC, ja vi alguns compradores. Jogo mais competitivo, a configuração que hoje tenho hoje é guerreira kkkk, atende boa parte doq preciso, mas vez ou outra que jogar um game campanha ou um warzone com um boa taxa de fps e não consigo. Meu receio é se o R5 7600 se equivale ao R7 5700x3d, e qual placa-mãe am5 vale a pena pensando em longividade?

Pc que tenho hoje:

R5 2600

GTX 1060

H310m 

Fonte 500W

2x8gb 2600Mhz Hyperx

Gabinete Cylon

HD 1tb

@1lokos Não me lembro bem, creio que uma h310m, se não me engano não suporte, a ideia é realmente vender o pc atual

Postado

Bem, se tem comprador para o atual o melhor a fazer é vender tudo junto.

Ryzen 5700X3D - R$ 1.300,00

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 650,00 (melhor que a Gigabyte B550M Aorus Elite).

16 GB DDR4 3200Mhz - R$ 300,00

Total - R$ 2.250,00

Ryzen 7600 - R$ 1.398,00

GIGABYTE B650M D3HP, DDR5 - R$ 1.000,00

16 GB DDR5 - R$ 500,00

Total - R$  2.898,00

É, R$ 650,00 é uma diferença considerável (32% a mais), AM5 ainda esta caro.

Comprando o Ryzen 5700X3D agora poderá ficar uns 4 anos sem pensar em trocar, até muita coisa mudou.

Postado

@VictorCz H310 é placa-mãe Intel, provável que seja uma A320. Não conheço nenhum modelo específicos de A320 que consiga lidar com um 5700X3D, portanto não seria possível reaproveitar.

Mas você poderá atualizar a BIOS dela e utilizar um 5600 ou 5700X tranquilamente. Eles não serão tão rápidos quanto o 5700X3D em jogos competitivos, mas são CPUs que conseguem médias acima dos 160 FPS no CoD Warzone, o 5700X3D seria para mais de 200 FPS. Se você tem um monitor 144Hz ou 165Hz, creio que até um 5700X já seria suficiente. Saberia dizer o modelo exato da sua placa-mãe?

As memórias também impactam no desempenho do CPU, então as duas de 2666MHz também precisarão ser trocadas, pode ser 3200MHz. Seu gabinete também é ruim, precisará ser trocado para evitar superaquecimento no seu hardware.

Postado

@1lokos @GuilhermeGB Então, creio que o R7 5700x3d consiga segurar bem pelo menos uns 3 anos, até lá DDR5 possivelmente estará mais atraente e com novos processadores, ou será que se couber no orçamento já partir direto?

@GuilhermeGB Não consigo checar agora :/, mas se eu não estou enganado era isso mesmo A320m-HD da ASRock, acabei confundindo, 3200Mhz entrega bem? Ou precisaria de pelo menos 3600? Manter nos 16gb de Ram já e suficiente acredito né? Ou 32?

1 - Gabinete eu tinha visto esses, mas também aceito indicações

Hyrax Hgb720

Superframe Ragnarok

Dt3 hyperview

2- 4060 Ti acredito que seja suficiente né? Vi uma 4070 por 3300

Estava entre a 4060 ti modelo PNY 3x, ASUS tuf e Galax

Postado

O gabinete com melhor custo/beneficio/performance é o Montech Air 903, pois vem com fans de alta performance: 140mm, PWM, CFM 84, pressão 2.5. 

3 fans "frufruless" no Base e 4 fans no Max - os 3 da frente tem LED ARGB.

Mas não é tipo "aquário".

Postado

@VictorCz com essa A320M-HD, a melhor coisa seria troca-la, se decidir ficar mesmo com o 5700X3D.

Se fosse o meu caso, eu provavelmente economizaria um pouco do lado do processador em prol de uma placa de vídeo mais potente, porque não acho a RTX 4060 Ti interessante. É uma das 60 Ti "mais fracas" lançadas nos últimos anos, teve quase nada de ganho em relação a 60 Ti anterior (a 3060 Ti). Eu tentaria investir numa RX 7700 XT da AMD, é uma placa encontrada já na casa dos R$2.900, e se pegar uma promoção boa, pode custar até menos.

Quanto a fonte, tente evitar a linha MSI MAG, recentemente ela sofreu uma alteração no projeto pra corte custos, por isso o preço dela hoje está bem menor que o normal. Tem uma nova linha de fonte lançada pela Gamdias que teve consulta com o pessoal do TecLab, tem até selo de aprovação. Eu recomendaria ela para o seu PC, principalmente se for pegar uma RX 7700 XT:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28341/fonte-gamdias-cyclops-m1-650b-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-cabos-flat

Postado

Se quer fan com LED ARGB (5v):

Montech AX120 ARGB - PWM, 59 CFM Pressão 1,8mm H₂O - R$ 44,99.

SilverStone Blazer Air - PWM, 93,97 CFM, Pressão 3,53 mm H2O - R$ 49,90

Cooler Master Sickleflwo120 (tem de 140mm) - PWM, 62 CFM, Pressão 2,5 mmH2O - R$ 49,90

• Curtir 1
Postado

@VictorCz depende da quantidade de fans, e do tipo de conexão. A placa-mãe em si tem conexão para alimentação das fans e também tem conexão para controle de RGB/A-RGB. Só que pra ligar as fans diretamente na placa-mãe, primeiramente precisaria ser uma fan que tenha alimentação e o RGB separados, depois não pode passar de um certo limite de fans numa conexão só. Mesmo que suas fans sejam "normais" (conexões separadas), se tiver muitas você será obrigado a ter uma controladora pra todos e sincronizar tudo pela placa-mãe.

Alguns kits de fans juntam a alimentação (que também faz o controle de rotação) junto com o RGB num conector só de 6 pinos, fazendo com que elas dependem de uma controladora específica (geralmente acompanha o kit). A maioria das controladoras tem opções de sincronizar tudo com a placa-mãe, você conecta ela na placa-mãe e faz controle de rotação e iluminação como se estivesse controlando uma fan normal.

Postado

@VictorCz amigo, isso vai depender exclusivamente das ventoinhas que você vai usar. E eu não sou o melhor pra te recomendar essas coisas porque não é muito minha área. Sugiro você criar seu próprio tópico para tirar suas dúvidas referente a esse assunto.

• Curtir 1
Postado

Nenhuma destas fans com conector de 6 pinos prestam, tem baixo CFM - 40 ou menos  e pressão 1 ou menos;  o controle de rotação não dinâmico (PWM)  é por variação de tensão (v) através de botões + -  no controle remoto IR da controladora, ou seja seta rotação fixa, e em fan que já é fraca nem faz sentido diminuir a rotação, vai só piorar o que já é ruim. 😜 

A B550M AORUS Elite tem 

• 1 x CPU fan header (CPU_FAN)
  • 2 x system fan headers (SYS_FAN)
  • 2 x addressable LED strip headers (ARGB 5v ) - tem também um conector RGB 12v, mas é obsoleto, ignore.

Se for usar Air Cooler o CPU_FAN será usado.

Se for usar Water Cooler vai precisar do CPU_FAN e um SYS_FAN, então ficará com apenas um SYS-FAN para ligar os fans, pode ligar até 4 fans PWM neste conector, com um cabo splitter PWM.

Mas como precisará também de cabo splitter para os cabos de LEDs dos fans (e WC se usar) nesse caso se torna interessante comprar uma controladora que seja também HUB PWM.

Exemplo: CoolMoon ARGB 5v

• 8 conectores de fan PWM
  • 8 conectores de LED ARGB 5v
  • 2 conectores de fita de LED ARGB 5v
  • Controle remoto IR
  • Controle básico pelo botão LED ou Reset do Gabinte
  • Sincronização com a placa-mãe por um conector ARGB 5v.
  • Controle de rotação dinâmico - em função da temperatura do CPU; de todas as fans através de um conector PWM.

ATENÇÃO - Preste atenção para não comprar modelo com conector de 6 pinos, pois só tem fan ruim com este conector. Também, não compre nada que seja RGB 12v, é padrão obsoleto.

Fan bom, PWM e com CFM razoável (60 ou mais) custa a partir de R$ 35,00.

PWM com LED ARGB 5v a partir de R$ 45,00.

Postado

@1lokos Certo, deixa eu ver se entendi, no caso eu vou conectar essa controladora no SYS_FAN? e as FANS nessa controladora, o WaterCooler vai ser ligado na controladora também para sincronizar com as outras FAN ou no outro SYS_FAN?

Minha ideia inicial é talvez colocar inicialmente 1 FAN de exaustão e mais 2 ventilação(sucção slá) fora os 2 do watercooler, e talvez no futuro colocar mais

Obrigado real pela ajuda, vocês estão ajudando muito!!

Postado

Fans do WC - conector CPU-FAN

Bomba do WC - conector  SYS-FAN

Cabo PWM da controladora - conector SYS_FAN

Cabo ARGB da controladora - conector ARGB da placa-mãe 

Cabo PMW das fans do gabinete na controladora

Cabo LED dos fans e dos fans e bomba do WC na controladora.

CoolMoon.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!