Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

sugestões de placa-mãe para Ryzen 5 5600


Ir à solução Resolvido por Herbal,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, vocês poderiam me indicar placa-mãe com dissipadores bons? Pode ser do preço médio até o caro, estou querendo trocar a minha, pensei em pegar uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus 

 

Estou jogando valorant e estou tendo umas quedas de fps bem pouco e com isso uns lagzinho meio chato na tela as vezes, tipo fps caindo e creio eu que não era para acontecer isso, testei o jogo no mata-mata e bateu tipo 83 graus o processador, joguei partida 5x5 e foi a mesma coisa e andei pesquisando e vi que pode ser os VRM ou a pessoa que falou isso falou uma besteira das grandes kkk por isso estou querendo trocar a placa-mãe, mas se eu trocar e não adiantar, ai f0deu mesmo
Isso que eu limitei a 300 de FPs e fiquei testando sem limitar, deu a mesma coisa (e antes disso tudo eu tinha um Ryzen 3 3200G e uma placa-mãe a320m-HD e mesmo assim ficava essas quedas de fps chatas, pensei que iria resolver o problema pegando essa b550m-K e um R5 5600 e não adiantou em nada, não sei mais o que fazer. Será que trocando a placa-mãe resolve?

 

Obs: Não tenho Air Cooler e nem Water Cooler. Fiz a compra de um Air Cooler essa semana e um gabinete novo e nem antes de trocar as peças eu tinha um air cooler

 

Config PC: Ryzen 5 5600

Placa-mãe: Prime B550M-K (atualmente uso essa)

Placa de Vídeo: Radeon Rx 6600
memória RAM: 2x8GB 3000MHZ
Fonte: Corsair 450W 80 Plus White VS450 (pretendo trocar futuramente)

Cooler: Estou usando o que veio junto com a caixa do processador, fiz a compra de um Air Cooler essa semana

 

Essa imagem foi em uma partida hoje a tarde 5x5

 

image4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

você não falou a marca da sua ram, 3000mhz são poucas boas que há no mercado, a maioria é 2666, 3200, 3600 ou 4000.

 

Qual seu monitor?

 

Uma RX 6600 não é para rodar 300 fps, nem eu que tenho a RX 6600XT deixo passar de 180fps nos jogos.. Limite isso a 100 ou 150 para dar uma folga nela, se sua taxa de atualização de tela for menor ou igual a 144hz tente com vsync ativo, ou 160FPS de limite.

 

Seu Adrenaline edition está atualizado? ative o Upscaling dele e abra o jogo com ele. (cuidado no meio da instalação que ele pergunta se você quer instalar uns antivirus falsos cheios de adware)

 

Não sei que RAM é essa, mas sua placa-mãe permite até 4000mhz em OC, então tente ativar o xmp e fazer OC na nessa ram dentro da BIOS(UEFI) para chegar, no mínimo, em 3600mhz.

 

Acredito que não precise trocar de placa-mãe, qual o seu gabinete? Como você tem o cooler padrão tente deixe a tampa aberta enquanto joga e dps feche.

 

Qual seu disco?

  1. Se for sata, retire a memória de paginação no windows para reduzir o "swapp" do mapa durante a gameplay.
  2. Se for um M.2 bom (UM BOM e não fuleiro), coloque a paginação como manual (antes coloque sem e reinicie, dps volte), sendo a primeira o tamanho da sua ram (16x1024MB que é 16384 MB) e o segundo o valor anterior + 2gb (18432).
  3. Se for HD, já sabe o motivo do seu problema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Boa noite.

Minha ram é uma Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK - 2x8

 

Monitor ASUS TUF Gaming Led 23,8 Pol, Widescreen, Full HD, 144Hz, 1ms, IPS, HDMI, DisplayPort, FreeSync, Altura Ajustável, VG249Q

 

Eu cravei o fps a 300 para ver se ajuda e deixava o fps solto pra testar também, ja que não tenho um monitor 240HZ não adianta deixar mais que isso, você acha q devo limitar a 160FPS então?

Sim, meu adrenalin está atualizado. E o que seria esse Upscaling? Desculpa a grosseria, mas não sei o que é kkk nunca ouvi falar
 

Eu ja ativei o XMP e com isso foi para 3000MHZ, mas posso tentar um OC na memória aqui

Meu gabinete atual é um Gabinete Gamer Sharkoon TG4. Mas estou trocando para outro mais aberto, comprei essa semana, creio que ate semana que veio eu troco o gabinete e coloco um Air Cooler junto

Tenho um M.2 > SSD Lexar NVMe 512GB, Leitura 3300MB/s, Gravação 2400MB/s, Preto - LNM620X512G-RNNNU

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu monitor é o mesmo do meu, eu jogo sem problemas (battlefield 4, COD, ROR2, etc..).

Limite a 160FPS.

Dentro do adrenaline, nas opções de personalização do jogo específico há uma que aumenta a escala de resolução em coloca em "tela reduzida", é só passar o mouse e vai achar, como esse jogo é considerado leve, é bom usar nele.

Esse NVMe é um SSD considerado bom, mas pouco escolhido porque é marca chinesa.. e não sei muito dele. Espere outro usuário do forum falar dele. (tenho pouco XP com qualidade de SSDs)

 

meu setup:
Monitor ASUS TUF Gaming Led 23,8

RX 6600 XT

MSI B450m pro VDH MAX

R5 5600

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls não ACHEI essa tela reduzida kkkkk olhei em tudo aqui

 

mas você n solta mais o fps por causa do seu monitor?

 

eu uso cabo HDMI mano, sera q tem algo a ver o assunto do fps? https://www.kabum.com.br/produto/152530/cabo-HDMI-2-1-elg-4k-8k-ultra-HD-speed-2m-hs8k20?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwi_exBhA8EiwA_kU1Mn_jPqm9E0rGX05rSiCRtah622MRFyEbxuTv8z7kw5Ly7-lKEm-igxoCVzAQAvD_BwE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

28 minutos atrás, IIKSII disse:

 

 

mas você n solta mais o fps por causa do seu monitor?

 

 

Eu só não vejo necessidade, não quero exigir muito então coloco o limite de 180 fps nesses jogos leves e 70 em jogos pesados. (até porque, praq passar disso?)

essa "queda de fps" que você tem é abaixo de 60 fps? faz os passos que falei e verifica se continua.

28 minutos atrás, IIKSII disse:

Tenho pouca expertise nisso, eu uso o DP que vem junto do monitor então aguarde outro responder sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Entendi, mas vou fazer os teste, porque tenho em mente que abaixo 200FPs no valorant o jogo não fica muito fluido eu acho, mas irei testar

Ah entendi, o meu não veio o cabo eu acho, por isso eu comprei esse esse HDMI e usava pc sem placa de vídeo, usava um Ryzen 3 3200G, faz nem 1 ano que comprei essa Rx 6600 e as peças atuais comprei faz 2 meses por ai

 

mas irei ficar esperando alguém falar algo mais sobre, vamos ver, quero resolver esse problema, ta osso, faz 2 anos que não jogo por causa desses lags chatos, no antigo setup ficava assim e agora nesse, ta f0da kkkk comprei o M2 pra ver se era isso e nada, não adiantou, troquei placa-mãe+processador e nada, ta triste real

Poderia enviar uma print onde fica esse Upcaling? Não estou achando aqui

 

Seria isso?

 

gg.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É bem provavel que seja temperatura, espera chegar o air cooler pra eliminarmos essa opção, considero 83° graus muito alto. tem varios usuarios relatando isso, achei um nano proprio forum da md  https://community.amd.com/t5/processors/Ryzen-5-5600-with-90-c-temperatures/td-p/573687 mesma situação que a sua e so resolveu com com um air cooler.

O cooler padrão é pra uso básico, ele não lida bem com jogos que exigem muito do processador como é o caso do valorant. Qual air cooler que voce comprou? Os recomendados sao sempre os deepcool ak400 / gammemax 400 v2 
 

2 horas atrás, Swalls disse:

 

Eu só não vejo necessidade, não quero exigir muito então coloco o limite de 180 fps nesses jogos leves e 70 em jogos pesados. (até porque, praq passar disso?)

essa "queda de fps" que você tem é abaixo de 60 fps? faz os passos que falei e verifica se continua.

Tenho pouca expertise nisso, eu uso o DP que vem junto do monitor então aguarde outro responder sobre.

 

Quanto mais fps, mais fluido. Pelo menos é assim com fps, é horrivel capar no valorant ou no cs2 por exemplo, voce sente um pouco de atraso.

o 5600 pega facilmente entre 250, 300 e ate 350 fps numa boa no valorant, na verdade ele pegou, só ta caindo, o que pode ser temperatura.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbal Tomara que seja a temperadura irmão, eu achei bem alto também, porque vi uns videos e ficam entre 60~70 no maximo e n passa disso, irei olhar esse esse forum, vou dar uma lida

 

eu peguei um AG400, está bom? Me recomendaram um Ag400, disseram que aguenta um 5600 tranquilo ate 63 graus por ai e jogando

 

E concordo com você, quanto mais FPS, fica mais faluido, ainda mais no valorant, trocação toda hora e com skills, se cai muito o fps ja fica meio zoado na hora, é triste

Eu limitei em 300FPs pra ver se ajuda, mas quando eu deixo o FPS solto, fica pegando na casa dos 400+ bate em 500 mas so quando fico parado kkkkkkk 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IIKSII Está sim, eu confundi o modelo, sempre erro a letra do modelo do air cooler, é exatamente esse que você comprou!

 

Ele é muito bom e vai servir bem!

 

Coincidentemente eu tenho assistido vídeos recentes e o 5600 continua entregando muito fps no valorant e sempre estão usando um air cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbal Ah sim, peguei o AG400 mesmo kkkk espero que dê tudo certo agora, se for so a temperatura irei ficar feliz, parei de jogar o valorant em 2023 e fora que ja tinha parado em 2022 por ai por causa desses lags chatos ai kkk complicado, não acontecendo mais isso ta show de bola
 

Eu vi varios vídeos sobre isso tb, pega muito fps e nada de drops po, so o meu que anda acontecendo isso kkkk eu acho uma loucura, doido pra saber onde está o erro, usava um Ryzen 3 3200G mudei para um 5600 e ainda continua nisso, fiquei tristão, mas espero que resolva com o Air Cooler 

 

Pensei em fazer OC na minha memória, ta com XMP ativo 3000MHZ, o que você acha? Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK - 2x8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, não faz sentido deixar 300 fps, o olho não vai notar diferença alguma acima de 80fps (na vdd 60, mas se deixar 60 vai notar a variação entre o ms da tela, placa e ram).

17 horas atrás, Herbal disse:

Quanto mais fps, mais fluido. Pelo menos é assim com fps, é horrivel capar no valorant ou no cs2 por exemplo, voce sente um pouco de atraso.

É placebo, você vai ver fluidez aplicando os algoritmos de otimização e melhora, não aumentando a taxa de frames, nem sei se a engine do valorant atualiza nessa capacidade.

É a mesma coisa do mouse com mais de 1000 DPI, é placebo e só exige mais do processador sem motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Cara, de onde você tirou essa ideia que o fps não faz diferença? Vai jogar valorant/cs2 com 60 de fps la, você vai ver o sentir um absurdo irmão, é FPS, n é jogo estilo LOL ou Dota, é bem diferente po
mas cada um com sua opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IIKSII se um dispositivo de exibição atualizar suas imagens a uma taxa dentro da faixa entre 50 e 90 atualizações por segundo, a maioria das pessoas não perceberá cintilação alguma na imagem. Isso é conhecido como a "taxa crítica de fusão de cintilação" para imagens estáveis.

Alguns humanos ainda conseguem perceber cintilação espacial das bordas extremas até 500hz quando há mudança total de contraste, então, nesse caso, realmente você veria diferença, por ex, de tiros ou flashbangs.

 

fonte:
Humans perceive visual flicker artifacts at rates over 500 Hz when a display includes high frequency spatial edges. - Naoshige Uchida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

21 horas atrás, IIKSII disse:

@Herbal Ah sim, peguei o AG400 mesmo kkkk espero que dê tudo certo agora, se for so a temperatura irei ficar feliz, parei de jogar o valorant em 2023 e fora que ja tinha parado em 2022 por ai por causa desses lags chatos ai kkk complicado, não acontecendo mais isso ta show de bola
 

Eu vi varios vídeos sobre isso tb, pega muito fps e nada de drops po, so o meu que anda acontecendo isso kkkk eu acho uma loucura, doido pra saber onde está o erro, usava um Ryzen 3 3200G mudei para um 5600 e ainda continua nisso, fiquei tristão, mas espero que resolva com o Air Cooler 

 

Pensei em fazer OC na minha memória, ta com XMP ativo 3000MHZ, o que você acha? Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK - 2x8

 

É uma boa, mas o limite dela não é 3000mhz? Eu uso 2666mhz aqui, mas a memória é 3200mhz. Como uso intel e o ganho de MHz é bem pouco, eu deixei como está.

 

Mas os processadores amd lidam melhor com muito MHz mesmo, não sei o impacto em processadores amd, pelo que vi é pouco também.

 

Vi configurações de 2666, 3200 e 3600 entregando o mesmo fps e o mesmo 1%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbal Sim, ela é 3000MHZ nem vai dar para colocar mais que 3000MHZ, acho que quando colocar o maximo é 3200 e vai dar algum b.o quando abrir o jogo, vai ate travar e vou ter q forçar um desligamento kkkk tenho quase certeza, ja vi um Vídeo sobre e foi isso que aconteceu

Mas espero que o Air Cooler resolva o meu problema, vou deixar o topico aberto enquanto isso, caso resolver eu aviso aqui mesmo, se é so por causa da temperatura ja ajuda, menos dor de cabeça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, IIKSII disse:

@Herbal Sim, ela é 3000MHZ nem vai dar para colocar mais que 3000MHZ, acho que quando colocar o maximo é 3200 e vai dar algum b.o quando abrir o jogo, vai ate travar e vou ter q forçar um desligamento kkkk tenho quase certeza, ja vi um Vídeo sobre e foi isso que aconteceu

Mas espero que o Air Cooler resolva o meu problema, vou deixar o topico aberto enquanto isso, caso resolver eu aviso aqui mesmo, se é so por causa da temperatura ja ajuda, menos dor de cabeça

Eu não quis arriscar pra 3200mhz por isso, se o pc não ligar por incompatibilidade eu ficaria muito chateado, ja li que o pc pode não ligar.

 

Ai não vale o risco, se fosse uns 40% de ganho de fps eu realmente arriscaria, mas por 3, a 5 fps a mais não compensa, vi que no DDR5 é maior mesmo, mas DDR4 não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbal Gabinete + Air cooler que comprei, AG400 e um gabinete com air flow melhor, partida mata-mata, fora q isso ai estava com outro jogo aberto, navegador e etcs kkkk

com navegador aberto + 2 abas e apenas o valorant aberto, a temp do processador não passou de 50 graus e olha que eu estava em partida que tinha skills e etcs 5x5, problema resolvido creio eu, estou testando mais vezes

 

O que mudei > Gabinete Gamer Montech x3 MESH + Air Cooler Ag400

 


e obrigado pela dica @Herbal 

 

image.thumb.png.3e32dbffcc092cb2abdb5e5461878ea1.png

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei com 3 jogos abertos e temperatura ficou top, não passou de 60 graus e se bateu 55 foi muito, pc está muito frio agora com o novo gabinete + air cooler (nunca tinha usado, sempre usei o cooler quem vem na caixa do processador) antes disso tudo com o valorant apenas aberto ficava temperatura 75 graus para mais.

 

Agradeço ao @Herbal pela dica do aircooler e com isso resolveu a queda de fps que tinha no valorant

 

obs: e deixei o FPS solto, 350~400+ fps e não deu queda nenhuma de fps, era sim a temperatura, agora estou liso liso

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!