Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Decidi atualizar meu PC.

Do meu atual só vai sobrar a fonte (850w).

Peguei um Ryzen 5 5600.

Um NVMe PCI 4.

Radeon RX7600 (PCI 4 x8)

Esses 3 itens tem suporte para PCI 4.0, e aí que vem minha duvida, se vale a pena uma diferença de R$ 340,00 na placa-mãe com Chipset B550 ao invés da B450??

As placas são as mesmas: ASRock SuperFrame Legendary Series, mas uma na versão B450 (SF-B450-LS) e outra na versão B550 (SF-B550-LS), ou seja, o único diferencial entre elas será o Chipset, que por consequência traria o benefício do PCI 4.0 para os 3 itens descrito acima.

Passei umas 4 horas decidindo o que fazer, comprei as 2 placas para aproveitar o valor, mas ainda não decidi.

Costumo segurar o Pc por muito tempo sem fazer nada de upgrade. Fico aí uns 6 anos, até começar a tudo rodar muito mal rodado, aí quando vou mexer já não vale mais a pena upgrade de uma peça e outra e acabo trocando quase tudo.

As placas estão me saindo nos valores:

B450 - R$ 473,00

B550 - R$ 813,00

Postado

@cleberclg se o valor de diferença não te fizer falta, pega a B550 mesmo por ser mais completa, se você quiser economizar, peguei a B450, pois ela já te entregará o desempenho bom, pois uma placa de PCI 4.0 para 3.0 perde menos de 2% de desempenho 

Postado

@ChristianRJ2 Vou cancelar a compra da B550. Acho que não vai compensar a placa custar 70% + cara que a B450 para ter uma performance superior somente de 2%.

Aproveita que a B450 acabou saindo num preço bem legal e ficar com ela mesmo. 

• Curtir 3
Postado
8 horas atrás, cleberclg disse:

Esses 3 itens tem suporte para PCI 4.0, e aí que vem minha duvida, se vale a pena uma diferença de R$ 340,00 na placa-mãe com Chipset B550 ao invés da B450??

Mas é claro que não. Seria muito mais inteligente você economizar esses 350 pegando uma B450 que presta, economizar no drive e pegar um PCIE 3.0 mesmo, e usar essa grana para um processador e placa de vídeo melhores. Por exemplo, só a diferença na placa-mãe já dá para pular do 600 para o 5700x.

• Curtir 1
Postado

Eu tenho uma b450m pro vdh max e se eu fosse montar o PC hoje, eu pegaria a b550m pro vdh wifi. Não é porque me daria mais desempenho é porque ela tem muito mais comodidade que a b450m: 2 entradas argb, 1 usbc, 1 M.2 a mais, ram até 4400mhz (não passo de 3800mhz na minha), suporte nativo aos Ryzen 5000 e botão de BIOS (você atualiza BIOS sem cpu e ram). Minha entrada usbc do gabinete não funciona, para argb eu precisei comprar uma controladora (e mesmo assim não posso personalizar as cores: só padrões que já vem nela), se eu quiser aumentar M.2 vou ter que vender o meu e comprar um de 2tb+ e não posso subir o oc da ram porque já cheguei no limite da minha. Sem contar o óbvio do wifi integrado, que as vezes cai bem porque tenho que ligar o cabo de rede toda vez que vou usar o pc, mesmo se for algo rápido.

Na minha opinião, é uma qualidade de vida que vale a pena.

Postado

@Nito Mas a grande maioria desses recursos voce ainda consegue com placas chipset B450m.

Por ex: dos recursos que você colocou, a placa que eu peguei é assim:

ARGB: eu não uso, mas parece que tem.

USBC - é esse tal de USB 3.2 Gen2 Tipo-C ? Se for tem também.

M2 - tem 2 entradas.

Wi-fi integrado: a minha não tem, mas tem opções com B450 que possuem também.

Esses recursos podem faltar também em uma B550 de entrada por exemplo, pois esses recursos que você mencionou não dependem do chipset.

A minha maior duvida entre B450 e B550 era exclusivamente por o B550 me trazer PCI 4.0 e o B450 apens o PCI 3.0, ai sim tem uma tecnogia que depente de um chipset.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Para não abrir um novo topico, vou colocar a nova duvida nesse tópico:

Acabei optando por ficar com a placa B450m mesmo.

Peguei esse modelo:

SuperFrame B450M Legendary

Agora são 2 duvidas:

Não consigo atualizar a BIOS porque não encontro o site dessa placa. Procuro tanto no site da superframe como no site da ASRock, e não acha esse modelo Legendary. Fico com receio de baixar BIOS da B450M Steel Legend e dar *****. vocês sabem onde encontra o BIOS dessa placa para atualizar? 

A segunda duvida é que as imagens da placa a venda veio diferente do modelo que eu peguei na entrada do M2. Na foto que consta no site esse slot de M2 tem a descrição Ultra M2. Na placa que recebi, ambas as entradas de M2 tem a mesma descrição: 3AZO1.

Isso pode ser uma propaganda enganosa? Onde vendem o slot de M2 dizendo que tem uma velocidade superior, e na verdade vem com velocidade "comum" igual do outro slot. Tem algum diferencial esse slot ultra da outra nomenclatura ?

Vou inserir 3 fotos: Foto do anuncio do site, onde mostra o slot de m2 com a inscrição ultra.

Foto da placa que eu recebi, com o M2 sem a descrição ultra.

Foto da CPU-Z informando o modelo da placa, BIOS, etc.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Postado

O M.2 Ultra é o M.2 padrão de toda b450 (pcie 3x4)

"1 x M.2 Ultra (PCIe Gen3 x4)
1 x M.2 (SATA3)

- O M.2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado."

O 2° M.2 é um M.2 "fake", isto é, ele é um conector M.2 mas funciona na velocidade de SATA3 (6gbps).

O 3AZO1 deve ser só o nome/modelo do header/conector do M.2 e por isso são iguais. O "Ultra M.2" que aparece na primeira foto é apenas uma forma de te dizer qual conector M.2 é o principal. Nada mais.

Nas B550, você geralmente tem um M.2 pcie3/4x4 pelo processador e um segundo pci3x4 do chipset.

você pagou 650 reais nessa placa? Se não comprou em uma promoção super boa, dava pra pegar um b550m por esse valor. 

Postado

@Nito então, pelo que entendi, o 2º M2, mesmo usando um NVMe, daria a mesma velocidade que um SSD conectado no SATA? Seria isso?

Não, comprei essa placa em uma promoção de kit upgrade: Era essa placa + Ryzen 5 5600 por R$ 974,15 o conjunto. Pela NFe o processador saiu por R$ 501,79 e placa-mãe por R$ 472,36.

O maior problema da placa-mãe agora esta sendo para atualizar a BIOS, ja que não encontro o lugar correto para baixar a BIOS atualizada.

Postado
12 minutos atrás, cleberclg disse:

@Nito então, pelo que entendi, o 2º M2, mesmo usando um NVMe, daria a mesma velocidade que um SSD conectado no SATA? Seria isso?

Sim. 

13 minutos atrás, cleberclg disse:

@Nito 

O maior problema da placa-mãe agora esta sendo para atualizar a BIOS, ja que não encontro o lugar correto para baixar a BIOS atualizada.

Entra em contato com a loja. Se não me engano, a Superframe é uma marca da Terabyte. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!