Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, boa noite!

Recentemente comecei a ler e vi que tinha como diminuir a tensão do processador e consequentemente a temperatura do mesmo. Fiz uma pesquisa e fiz aqui no meu (Ryzen 5 3600) só que fiquei com uma dúvida em relação ao que li e vi:

Meu processador estava pegando 1.415v / 76°C e Clock em 3.8
Fiz o undervolt e setei o clock em 4.1

Atualmente ele está 1.17 / 64°C / Clock 4.1

Minha pergunta é a seguinte : Deixar o clock em 4.1 full time pode prejudicar o processador? a LLC ajuda ? e Quando faço o undervolt o precision boost deve ficar ativo ou desativado? Agradeço a todos 

Postado
9 horas atrás, Victor Moura1 disse:

Deixar o clock em 4.1 full time pode prejudicar o processador?

Não.

a LLC ajuda ?

Essa pergunta não faz sentido, sempre vai ter algum nível de LLC. Ou o que você está querendo saber é se vale a pena gastar tempo tunando essa config ( nesse caso, a resposta é "sim")?

e Quando faço o undervolt o precision boost deve ficar ativo ou desativado? Agradeço a todos 

Em tese tanto faz: se você setou o clock manualmente, vai ficar naquele valor que você colocou e ponto final. Mas algumas placas mãe forçam ficar ativo, e também não é como se custasse, então deixe ligado e esqueça isso.

Postado

No meu 5600gt foi mais vantajoso ligar o pbo e não setar um multiplicador fixo. Com isso, mais off-set de -0.05 no vcore e curve optimizer per core, obtive o maior desempenho (pelo cinebench) com as menores temperaturas. 

Quando testei clocks fixos (de 4.2 até 4.5), testei varios niveis de LLC e nenhum me trouxe diferença. Sempre atingia estabilidade em X frequência e Y vcore com qualquer valor de LLC. 

Postado
7 horas atrás, Imakuni disse:

Não.

Essa pergunta não faz sentido, sempre vai ter algum nível de LLC. Ou o que você está querendo saber é se vale a pena gastar tempo tunando essa config ( nesse caso, a resposta é "sim")?

Em tese tanto faz: se você setou o clock manualmente, vai ficar naquele valor que você colocou e ponto final. Mas algumas placas mãe forçam ficar ativo, e também não é como se custasse, então deixe ligado e esqueça isso.

Entendi. Essa parte do LLC, eu não entendi até agora como funciona direito por isso perguntei. Na minha placa ele começa do 1 e vai até o 6 eu acho. Deixei em 3 mas até agora não vi muita diferença. 

@Nito

3 horas atrás, Nito disse:

No meu 5600gt foi mais vantajoso ligar o pbo e não setar um multiplicador fixo. Com isso, mais off-set de -0.05 no vcore e curve optimizer per core, obtive o maior desempenho (pelo cinebench) com as menores temperaturas. 

Quando testei clocks fixos (de 4.2 até 4.5), testei varios niveis de LLC e nenhum me trouxe diferença. Sempre atingia estabilidade em X frequência e Y vcore com qualquer valor de LLC. 

Esse off-set é o que ? porque quando coloco a outra opção, acho que é overdrive, não lembro direito, ele meio que deixa em multiplos de 5, tipo: Eu botei 1.1150 ele joga para 1.1200 ou 1.250, com esse eu coloco mais especifico é ?

Postado

Override é pra você definir um valor. Meio que "substituir" ou "fixar".

Off-set é "diferença". Quando você escolhe off-set, você tem que escolher + ou - e depois colocar um valor. Quando liguei o PBO, o vcore chegava até 1.45v. Com off-set negativo de 0.05, fica em 1.40 (1.45 - 0.05 = 1.40). É uma forma de limitar ou aumentar o valor do vcore sem deixá-lo fixo. Com 1.45v ou 1.4v, a cpu atinge os mesmos clocks e tem o mesmo desempenho mas fica mais fria 3C com 1.4v, então foi melhor pra mim. 

Postado
1 hora atrás, Victor Moura1 disse:

Entendi. Essa parte do LLC, eu não entendi até agora como funciona direito por isso perguntei. Na minha placa ele começa do 1 e vai até o 6 eu acho. Deixei em 3 mas até agora não vi muita diferença. 

Quando aumenta a carga no processador, a tensão cai; não tem jeito, são as leis da física. LLC vem para tentar corrigir isso, jogando uma tensão extra para compensar a perda.

Postado

Entendi! Agradeço. 

Então posso deixar em 4.1 Full time que não da em nada mesmo né?

Deixei assim: 4.1 com 1.250 de Vcore com LLC em Nível 3.

Deixei 30 min de Cinebench e ta de boa aqui batendo 71° no Full Load. Acho que ta de boa né? Contando que não tenho uma boa refrigeração por conta do meu Gabinete, que irei trocar posteriormente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!