Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso trocar conectores dos cabos SATA da fonte? Compensa?


Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

Posts recomendados

Isso não é de hoje, já fazem anos. Quando descobri o Hotswap de HDs por volta de 2021 aqui mesmo no fórum, passei a retirar os HDs e SSDs como se fossem um pendrive: pedia para ejetar, abria o gabinete e removia os cabos.

Acontece que de tanto fazer isso, 3 dos meus cabos sata da fonte queimaram, me deixando com apenas 3, sendo que tenho 5 unidades de armazenamento e pretendo adquirir mais.

 

A fonte é boa, é uma Redragon RGPS 500W que comprei um mês depois daquele teste no Teclab, o problema não é ela e sim de como eu a tratei...

 

Minhas dúvidsa são:

POSSO TROCAR OS CONECTORES DESSES CABOS?

VALE À PENA FAZER ISSO?

ADAPTADORES MOLEX PRA SATA PODEM SER UMA SOLUÇÃO? TENHO UM DELES LIVRE.

 

Notei que às vezes eles funcionam, quando passo alguns dias limpando com limpa-contato, álcool isopropílico e pincel antiestático, logo parece ser apenas um mau contato, não parecendo ser um caso de Perda Total.

 

 

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Necklace Hotswap é ambientado em servidores profissionais. Em ambiente, digamos, doméstico, isso não existe. Numa instalação corporativa, instala-se um servidor robusto, preparado para situações adversas de qualquer natureza. Isso inclui alta tecnologia de equipamentos de alto custo financeiro. Logo, se seu caso refere a rotina de PC comum, para nós, meros mortais sem grana, acho que caiu do cavalo!. Retorna para nós qual é seu status nesse meio. Hotswap é uma maravilha da engenharia mecânica misturada com a computação, mas só é disponível no meio corporativo. Não funciona em PC's comuns. É seu caso? se seu PC é o mesmo que uso, Isso não não funciona. Vai detonar teu equipamento sempre, mais cedo ou mais tarde.

 Sempre desligue seu equipamento para transacionar peças para lá e para cá. Se não é um servidor profissional, ficará sempre no prejuízo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster É um computdor mais comum que o de muitos:

A320MK/BR

3200g

8gb RAM KINGSTON DUAL CHANNEL

REDRAGON RGPS 5OOW

HD SEAGATE BARRACUDA 

SSD ADATA SU650

 

Já aceitei que não devo usar essa tecnologia, hoje em dia só abro o PC com ele totalmente desligado e sem nenhum vestígio de energia... Minha preocupação é se tem alguma forma de consertar os cabos dessa fonte. Por exemplo pegando os conectores de uma fonte genérica e colocando nessa minha pessoal, visto que tenho ferro de solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Necklace Acho que não vale o trabalho. Troca a fonte. O tempo ganho compensa o custo. E tira o fator humano de erro numa solda mal feita. Pequenos detalhes podem dar grandes prejuízos. Pensa: Quantas soldas terá que fazer? Se for preciosismo ou desafio, siga em frente, mas se for praticidade e ganho financeiro, faça as contas. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Necklace Acho que não vale o trabalho. Troca a fonte. O tempo ganho compensa o custo. E tira o fator humano de erro numa solda mal feita. Pequenos detalhes podem dar grandes prejuízos. Pensa: Quantas soldas terá que fazer? Se for preciosismo ou desafio, siga em frente, mas se for praticidade e ganho financeiro, faça as contas. 

É... acho que foi-se a opção da solda.

Eu encontrei esse adaptador MOLEX para SATA na amazon em um bom preço:

image.thumb.png.b8b4d9977041bdafce86d44dd7f308ad.png

 

Tem um bom preço e boas avaliações, parece robusto o suficiente para os 2 HDs que tão parados aqui, o que você acha?

Li um artigo do Gabriel Torres aqui no fórum não recomendando adaptadores fajutos, mas isso foi 10 anos atrás.

Muito arriscado?

Aqui suas especificações:

image.thumb.png.e9398db62877731f93b4f06962f22044.png

https://www.startech.com/en-us/cables/pyo2lp4sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, Necklace disse:

Muito arriscado?

Uma incógnita. Esses adaptadores mataram muitos discos rígidos. São perigosos pela qualidade. Não se pode conferir ou atestar. Eu (eu!) não uso mais. Acho mais prudente comprar uma fonte confiável com os cabos que desejo do que partir para essa solução. Apesar da idade do tópico, a referência de qualidade daquela para agora só piorou. Eu (eu!), não recomendo que siga esse caminho. Se dispões de recurso financeiro, compra uma fonte de qualidade que supra esses conectores. Comprar bem é comprar certo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para Posso trocar conectores dos cabos SATA da fonte? Compensa?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!