Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal

Configuração do meu PC atualmente é exatamente: 

• Intel Core I7 9700
  • placa-mãe pcware IPMH310G
  • 16gb ram DDR4 (2x8) 2400mhz
  • SSD sata 240gb
  • Fonte Fortek 400W

A grande questão é: não tenho uma placa de vídeo dedicada, a que utilizo atualmente é a integrada do processador, uma UHD grapichs 630

Minha fonte atualmente, como disse, é uma Fortek de 400W. Sou um pouco leigo, mas sei que essa é meio bomba, mas acredito que na minha configuração atualmente sem placa de vídeo ela leva numa boa. (me corrijam se estiver errado).

Estou querendo comprar uma GTX 1650, e minha dúvida então é se devo obrigatoriamente trocar também a fonte? Se essa fortek ai vai aguentar tudo.... enfim?

Caso realmente eu deva trocar, gostaria de perguntar se estas duas opções que estou de olho serviriam para aguentar o setup com a GTX 1650 de boa: (aceito recomendações e indicações também, na casa de no máximo 300 reais, considerando o site da pichau que ta todo com desconto)

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-550l-550w-80-plus-bronze-preto-pg-ndl550-01br

https://www.pichau.com.br/fonte-mancer-thunder-600w-80-plus-bronze-mcr-thr600-bl01

Postado

@Bruno Faccioni Teoricamente aguenta sim, mas é arriscado, já que é uma.finte bomba, sobre as opções de fontes que você citou, não são lá muito recomendadas, são de qualidade questionável também, seria mais interessante uma Gamdias Cyclops de 750 ou 550W ou uma Cooler Master MWE V2 (passa um pouco dos 300 mas será de grande qualidade)

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Bruno Faccioni disse:

550W Seria suficiente então? 

Essa sua configuração mal consome 300w, sendo assim uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente.

Calculo do consumo

Recomendo que pegue a Cooler Master MWE V2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia junto a Cooler Master e foi testada e aprovada pelo TecLab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

A Nidus eu evitaria, fonte de topologia ultrapassada de group regulation.

• Curtir 1
Postado

@Bruno Faccioni Como comentando pelos outros, sua configuração consome muito pouco, é muito mais pela qualidade da fonte do que potência no caso das recomendações 

E sobre a Review da fonte, essa é literalmente uma Review de uma fonte da Pichau no canal da Pichau, óbvio que vão aprovar a fonte e falar bem dela, o certo é ver testes de "terceiros" como Teclab e outros canais de teste não patrocinados, eles darão uma resposta bem mais confiável que a própria loja

• Curtir 2
Postado

@Bruno Faccioni Sim, as placas de final 50 da NVIDIA são as mais econômicas, tanto que elas nem precisam de conector externo de energia, geralmente mal consomem 75W(que é o máximo fornecido pelo slot PCI-e)

Como mencionado pelo Tiberio, a Nidus é de "projeto" ultrapassado, sendo menos confiável que fontes com a topologia mais atualizada 

E sobre uso de estabilizador, 90% das fontes de hoje em dia(até algumas "bombas") já tem o PFC ativo, não necessitando de uso de estabilizador, e se for utilizado, só vai atrapalhar ao invés de ajudar

• Curtir 1
  • Ferox Graxaim alterou o título para Fonte 400W Fortek suportaw Core i7 9700 + GeForce GTX 1650?
  • Membro VIP
Postado

@Bruno Faccioni Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Em 15/05/2024 às 23:31, Bruno Faccioni disse:

Sou um pouco leigo, mas sei que essa é meio bomba, mas acredito que na minha configuração atualmente sem placa de vídeo ela leva numa boa. (me corrijam se estiver errado).

Na verdade pelo fato de ser uma fonte bomba, é mais provável que os 400W dela sejam enganosos, e essa fonte na verdade é de 300 ou 250W. Então se ligar essa fonte com essa placa de vídeo, na melhor das hipóteses ela vai desarmar e o PC vai desligar na hora que abrir um jogo. Mas considerando que é uma fonte bomba, tem um sério risco da fonte explodir no processo, e queimar algum componente do computador por causa disso (inclusive a placa de vídeo). E nesse caso não tem garantia.
E mesmo no seu computador atual sem placa de vídeo, sim ela suporta, mas o uso dela está diminuindo a vida útil dos componentes do seu computador devido a má filtragem e ausência de PFC ativo, e fontes genéricas é extremamente comum explodirem do nada mesmo sem sobrecarga. E como foi dito, a explosão pode danificar algum componente do computador no processo.
O nosso amigo @Tiberio já recomendou uma boa fonte, então não tenho mais nenhuma outra pra recomendar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...