Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou aqui com um desktop gamer de um cliente. As configurações são as seguintes:

- placa-mãe PRO H510M-B;

- CPU Core i5-10400F (2,90 GHz);

- memória RAM DDR4 de 8 Giga;

- Placa de Vídeo AMD Radeon RX 6500 XT

Conforme explicado no tópico abaixo, não consigo fazer o windows funcionar nele. 

Decidi então instalar o ubuntu para colocar o GTA V para ele. O problema é que em determinado momento do download do jogo ele trava tudo e até estraga o sistema operacional, tendo eu que reinstalar tudo de novo.

Pontos importantes:

1 - Ele joga por dentro do Steam. Ou seja, instalo o "Steam" e depois instalo o GTA V por dentro dele. Tentei instalar pelo Steam que vem na loja de aplicativos do ubuntu, mas ele não libera o botão de instalação no menu do referido jogo;

2 - Já tentei com o ubuntu 24.04 e 22.04  (em ambos os casos atualizei tudo antes de começar a instalação do jogo);

3 - Instalei o driver da placa de Vídeo Radeon.

4 - Instalei o Wine;

5 - Instalei o Steam pelo "Lutris" e em outra tentativa, por um outro aplicativo chamado "Bottle". Ambos acontece o mesmo. ele abre a plataforma e funciona. Começo a baixar o GTA V -  e em determinado momento do download, ele trava e danifica o sistema operacional.

Já formatei e reinstalei várias vezes, e não consigo. Linux não é meu forte, mas eu entendo algo e consigo - seguindo tutoriais nas páginas - instalar drivers e programas com linha de comando.  

Preciso de sugestões e dicas - tutoriais - seja o que for, pra conseguir botar esse jogo pra funcionar. Já até segui uns videos que vi no youtube, e não deu certo.

Agradeço antecipadamente,

• Haha 1
  • Coordenador
Postado
24 minutos atrás, Axerock disse:

Pontos importantes:

1 - Ele joga por dentro do Steam. Ou seja, instalo o "Steam" e depois instalo o GTA V por dentro dele. Tentei instalar pelo Steam que vem na loja de aplicativos do ubuntu, mas ele não libera o botão de instalação no menu do referido jogo;

2 - Já tentei com o ubuntu 24.04 e 22.04  (em ambos os casos atualizei tudo antes de começar a instalação do jogo);

3 - Instalei o driver da placa de Vídeo Radeon.

4 - Instalei o Wine;

5 - Instalei o Steam pelo "Lutris" e em outra tentativa, por um outro aplicativo chamado "Bottle". Ambos acontece o mesmo. ele abre a plataforma e funciona. Começo a baixar o GTA V -  e em determinado momento do download, ele trava e danifica o sistema operacional.

Olá! Tentarei fornecer algumas dicas para cada ponto:

1) Não instale a Steam que aparece imediatamente na loja de aplicativos do Ubuntu. Isso porque ela prioriza a versão em Snap, uma nova forma de empacotamento criada pela Canonical. Essa versão ainda tem várias limitações. Para instalar a Steam, recomendo que ative o suporte a bibliotecas de 32 bits e, então, instale o pacote .deb da loja de aplicativos (ou então usando o terminal). Para facilitar, abra um terminal e digite esses comandos, executando um de cada vez:

Citação

sudo dpkg --add-architecture i386

sudo apt update

sudo apt upgrade

sudo apt install steam

Sobre a Steam liberar a instalação de todos os jogos (ou seja, usar a camada de compatibilidade sempre), você precisa ativar esta opção e selecionar a versão mais atual do Proton:

image.png

O GTA V funciona super bem no Linux (assim como a enorme maioria dos jogos de Windows).

2) O Ubuntu não é um sistema muito amigável para iniciantes. Ele tem particularidades (como essa da Steam) que complicam a experiência e a vida do usuário. Recomendo experimentar o Zorin OS Core, que é baseado no Ubuntu, mas muito mais fácil de usar.

3) Placas modernas da AMD, no Linux, utilizam o driver AMDGPU, que já vem incluído no kernel. Ou seja, você não precisa "instalar" um driver. É literalmente formatar o computador e sair usando. Qual driver você instalou? Se você baixou e instalou o driver do site da AMD, terá inúmeros problemas em jogos e perda de desempenho (ele só é útil para cenários específicos de aplicações profissionais, nunca para jogos).

4) Ao instalar a Steam, o Wine será automaticamente instalado por meio da camada de compatibilidade Proton. Não precisa instalar o Wine no sistema.

5) Não faz sentido instalar a Steam via Lutris ou Bottles, já que ela é disponibilizada como um aplicativo nativo de Linux.

35 minutos atrás, Axerock disse:

Já formatei e reinstalei várias vezes, e não consigo. Linux não é meu forte, mas eu entendo algo e consigo - seguindo tutoriais nas páginas - instalar drivers e programas com linha de comando.

Preciso de sugestões e dicas - tutoriais - seja o que for, pra conseguir botar esse jogo pra funcionar. Já até segui uns videos que vi no youtube, e não deu certo.

É importante tomar cuidado com as fontes que você tem olhado. Infelizmente, há muito material desatualizado ou incorreto sobre Linux por aí, especialmente no YouTube. Hoje em dia Linux não é complicado, mas muitos desses "tutoriais" conseguem complicá-lo. 😉

• KairanD alterou o título para GTA V não funciona no Linux (Ubuntu 22.04 LTS e 24.04 LTS)
Postado

Olá! Obrigado pelo manual. 👍

Fiz tudo como recomendou. Instalei o Zorin OS gratuito (achei-o bem interessante e pretendo guardar pra futuro uso😉). Digitei as linhas de comando e acertei as configurações como na foto. Ele começou a instalar, e quando chegou por volta de 20%, deu erro no download! Dessa vez ele continuou funcionando, mas se recusava a desligar ou dar reset (no ubuntu travava). Tive de desligar no tranco.

Ao reiniciar, agora ele não entra mais na interface gráfica. Fica apenas numa tela de terminal, tipo DOS, aguardando eu digitar comando. Tem como resutaurar a GUI ou terei de reinstalar tudo?

Detalhe: o Wine não estava instalado. Após baixar o steam, digitei "wine clock" e ele respondeu que o mesmo não se encontrava, mas que eu poderia instalar usando as linhas de comando exibidas pelo terminal. Fiz o que ele recomendou e o Wine foi instalado.

Ele não baixa o GTA V de jeito nenhum. Sempre dá erro durante o download - em geral travando. O que faço agora?

Agradecido,

• Coordenador
Postado
Em 16/05/2024 às 21:14, Axerock disse:

Ele começou a instalar, e quando chegou por volta de 20%, deu erro no download! Dessa vez ele continuou funcionando, mas se recusava a desligar ou dar reset (no ubuntu travava). Tive de desligar no tranco.

Ao reiniciar, agora ele não entra mais na interface gráfica. Fica apenas numa tela de terminal, tipo DOS, aguardando eu digitar comando. Tem como resutaurar a GUI ou terei de reinstalar tudo?

Estou desconfiando que o computador tenha uma falha de hardware, talvez no disco. Esse comportamento sugere isso. Você teria outro SSD - ou talvez até mesmo um HDD - para testar?

Em 16/05/2024 às 21:14, Axerock disse:

Detalhe: o Wine não estava instalado. Após baixar o steam, digitei "wine clock" e ele respondeu que o mesmo não se encontrava, mas que eu poderia instalar usando as linhas de comando exibidas pelo terminal. Fiz o que ele recomendou e o Wine foi instalado.

O Wine não fica instalado no sistema mesmo. Como mencionei, a Steam tem sua própria camada de compatibilidade, chamada Proton, que inclui o Wine. 😉

Postado

OI !

Acabei devolvendo o micro pro cliente. Ele disse que vai pedir a troca pro vendedor.

Pra mim ele está com algum problema é na placa de Vídeo.

Agradeço as dicas. Deu pra aprender muito sobre o linux.

Abraços,

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...