Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com uma antiguinha Gigabyte AB350 DS3HV2 rodando um Ryzen 5700x.

Não vejo necessidade ainda de migrar para DDR5 mas pensando em upgrades de placa de vídeo (PCI 4.0) e em usar o potencial do meu SSD S70 Blade, estou querendo migrar pra uma B550!

Dei uma olhada e encontrei ótimos reviews tanto sobre a queridinha MSI B550 Pro VDH Wi-fi como da ASUS B550 Plus TUF Gaming.

Estou em dúvida agora da qual pegar, preços similares, não sei muito quanto à qualidade do VRM da ASUS... Eu uso memórias Asgard e também tenho receio de haver incompatibilidade, como já vi por aí...

A MSI também tem mais conectores ARGB e fans (além de ter um próprio pra bomba de alta potência) e segura até o 5950x...

Só que a gente fica naquela né... TUF é TUF...

Aí queria uma opinião dos mais experientes do que compensa mais pegar.

Muito obrigado.

Postado
32 minutos atrás, spnSpawn disse:

Não vejo necessidade ainda de migrar para DDR5 mas pensando em upgrades de placa de vídeo (PCI 4.0) e em usar o potencial do meu SSD S70 Blade, estou querendo migrar pra uma B550!

Comprar uma B550 é desperdício de dinheiro, a grana seria mais bem aproveitada trocando a placa de vídeo (que você não informou) ou o processador para um 5700x3D / 5800x3D - e mesmo eles não são um upgrade aconselhável.

Postado

A TUF tem VRM superior, mas é só isso. Ambas as placas conseguiriam lidar tranquilamente com um Ryzen 9 9590X stock, mas provavel que a TUF seguraria melhor um overclock dele.

De qualquer forma, não vejo nenhum motivo para comprar um Ryzen 9, sendo que os Ryzen 7 X3D são muito superiores em jogos. E pra você que já tem um 5700X, o único upgrade viável que vejo seria migrar direto para a 2ª geração AM5 que vai sair agora em 2024/2025.

Dependendo de como você usa seu PC, você não teria nenhum ganho prático real com seu SSD rodando em velocidade de Gen 4. Ele limitado em Gen 3 poderá rodar mais frio, manterá uma velocidade de transferência sequencial estável por mais tempo. Fora que em uso real você quase nunca fará uso das velocidades sequenciais dele, no uso do dia a dia o que importa mais são as velocidades aleatórias, e elas não chegam nem perto do limite de um slot Gen 3, ficam abaixo dos 500MB/s (o limite do Gen 3 é por volta dos 3500MB/s). E são essas velocidades aleatórias que fazem com que um SSD seja dezenas ou centenas de vezes mais rápido que um HD, porque um HD tem velocidades aletórias abaixo dos 10MB/s.

• J.Augusto F alterou o título para Melhor opção entre MSI B550 Pro VDH Wi-fi ou ASUS B550 Plus TUF Gaming?
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Comprar uma B550 é desperdício de dinheiro, a grana seria mais bem aproveitada trocando a placa de vídeo (que você não informou) ou o processador para um 5700x3D / 5800x3D - e mesmo eles não são um upgrade aconselhável.

Minha placa qual é uma GTX1060 6GB. Bastante antiga já né... Porém para o meu uso atual (jogos bobos e CS2) ela atende super bem e eu não vejo motivos pra melhorar ela agora. Vou esperar mais 1 ano e meio pelo menos... E aí partiria pra uma 4060Ti, 4070 ou quem sabe uma 7800xt.

Cogitei pegar um 5800X3D somente se por exemplo lançasse o GTA6 e o 5700x não conseguisse segurar 60 FPS. Mas isso é coisa que ainda vai demorar muito infelizmente. Até lá DDR4 já vai estar obsoleto e achar esse CPU usado no mercado livre talvez não seja tão fácil.

Veja a resposta que darei abaixo com relação a troca de placa de vídeo.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

A TUF tem VRM superior, mas é só isso. Ambas as placas conseguiriam lidar tranquilamente com um Ryzen 9 9590X stock, mas provavel que a TUF seguraria melhor um overclock dele.

De qualquer forma, não vejo nenhum motivo para comprar um Ryzen 9, sendo que os Ryzen 7 X3D são muito superiores em jogos. E pra você que já tem um 5700X, o único upgrade viável que vejo seria migrar direto para a 2ª geração AM5 que vai sair agora em 2024/2025.

Dependendo de como você usa seu PC, você não teria nenhum ganho prático real com seu SSD rodando em velocidade de Gen 4. Ele limitado em Gen 3 poderá rodar mais frio, manterá uma velocidade de transferência sequencial estável por mais tempo. Fora que em uso real você quase nunca fará uso das velocidades sequenciais dele, no uso do dia a dia o que importa mais são as velocidades aleatórias, e elas não chegam nem perto do limite de um slot Gen 3, ficam abaixo dos 500MB/s (o limite do Gen 3 é por volta dos 3500MB/s). E são essas velocidades aleatórias que fazem com que um SSD seja dezenas ou centenas de vezes mais rápido que um HD, porque um HD tem velocidades aletórias abaixo dos 10MB/s.

O uso do meu PC de fato é bastante simples, jogos bobos como eu disse e o CS2. Estou ciente que na prática não mudaria nada no desempenho do meu SSD e que sim, ele iria esquentar mais...

Como respondi acima, até pensei em um 5800X3D, mas não agora...

O problema do AM5 é que vai demorar a ficar acessível... Eu na verdade tô com intenção de sugar até o fim o que eu puder o AM4, comprando inclusive um X3D usado daqui uns anos...

Mas o principal motivo de eu querer uma placa B550 é a necessidade de mudar de placa de vídeo, a minha atual 1060 6GB já é bastante antiga... Me atende bem, mas observe que as novas RTX, por usarem barramento menor como a 4060, sofrem MUITO mais perda de desempenho ao rodar no PCI 3.0 do que as RTX 30xx. A 4060 que já não é tão forte, perde muito FPS. Pra valer a pena rodar no 3.0 eu teria que buscar uma 3070 ou 3080 usada em vez de pegar uma 4060Ti nova por exemplo. Pensando na placa de vídeo é que eu queria migrar pro PCI 4.0....

Postado
17 minutos atrás, spnSpawn disse:

Mas o principal motivo de eu querer uma placa B550 é a necessidade de mudar de placa de vídeo, a minha atual 1060 6GB já é bastante antiga... Me atende bem, mas observe que as novas RTX, por usarem barramento menor como a 4060, sofrem MUITO mais perda de desempenho ao rodar no PCI 3.0 do que as RTX 30xx. A 4060 que já não é tão forte, perde muito FPS. Pra valer a pena rodar no 3.0 eu teria que buscar uma 3070 ou 3080 usada em vez de pegar uma 4060Ti nova por exemplo. Pensando na placa de vídeo é que eu queria migrar pro PCI 4.0....

Esquece a série 40xx, ela não vale. Gostou da 4060? Legal: pelo mesmo valor, você pega a 3070 e dá tchauzinho para ela. Gostou da 4060ti? Pois é, a 3070ti é mais barata e melhor. Série 40 é só para quem precisa de eficiência energética porque deixa a máquina ligada em stress 24h por dia.

De novo, comprar B550 na sua situação é jogar dinheiro fora. Se fosse montar o PC do zero, vale considerar; no seu caso que já tem, não.

Postado
5 horas atrás, spnSpawn disse:

sofrem MUITO mais perda de desempenho ao rodar no PCI 3.0 do que as RTX 30xx.

Errado, a perda é imperceptível assim como foi nas RTX 3000. O vídeo abaixo faz um comparativo entre RTX 2060 e RTX 4060, e roda a RTX 4060 em 3.0 e 4.0 também:

E como o colega disse acima, a linha RTX 4000 é um fiasco, se fosse você eu esperaria pra ver o que a linha RTX 5000 tem a oferecer. Na verdade é o que pretendo fazer, atualmente uso uma GTX 1660 Ti e vou ver se a RTX 5060 vai valer a pena pra poder fazer a troca.

Postado

A MSI da 3 anos de garantia.

Já a ASUS segundo os gringos - vide vídeos do Gamers Nexus, é garantia "para Inglês ver", além de supostamente danificarem mais produtos enviados para RMA.

• Curtir 1
Postado
Em 18/05/2024 às 13:44, Imakuni disse:

Esquece a série 40xx, ela não vale. Gostou da 4060? Legal: pelo mesmo valor, você pega a 3070 e dá tchauzinho para ela. Gostou da 4060ti? Pois é, a 3070ti é mais barata e melhor. Série 40 é só para quem precisa de eficiência energética porque deixa a máquina ligada em stress 24h por dia.

De novo, comprar B550 na sua situação é jogar dinheiro fora. Se fosse montar o PC do zero, vale considerar; no seu caso que já tem, não.

Certo, entendi. Vou considerar manter minha plaquinha atual então! Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!