Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, ontem a noite, ao desligar o PC, notei que os coolers do gabinete continuaram girando (o cooler da CPU e VGA pararam normalmente). Narro abaixo os testes que realizei, e gostaria da opinião de vocês se devo acionar a garantia da fonte ou se há alguma outra solução.

• Modelo da fonte: CoolerMaster MPE-6501-ACAAB-WO

Utilizo 4 coolers ligados a um controlador através de cabo SATA alimentado da fonte. Não há conexão entre o controlador de Fan e a placa-mãe.

Não uso cabo SATA para mais nada no PC, meu armazenamento é por NVMe

- Desliguei a chave de força da fonte > Coolers continuaram girando

- Retirei o cabo de energia da fonte (chave desligada) > Coolers continuaram girando

- Retirei o cabo de energia conectado da fonte na placa-mãe > Coolers pararam de girar

- Retirei o cabo SATA do controlador > Coolers pararam de girar

- Conectei um dos Coolers direto na placa-mãe > Cooler conectado na placa-mãe parou de girar e Coolers conectados na controladora continuaram girando

- Testei utilizando um outro controlador de Fan (novo), alimentado pelo mesmo cabo SATA > Coolers continuaram girando

- Testei utilizando o outro controlador de Fan alimentado por outro cabo SATA (da mesma fonte) > Coolers continuaram girando

- Realizei novamente as duas etapas acima também com um Cooler novo > Coolers continuaram girando

- Ao retirar o cabo de energia conectado

- Por fim, um último detalhe que eu percebi, é que quando liguei os dois controladores ao mesmo tempo, em cabos SATA diferentes (da mesma fonte), os Coolers ligados nos dois controladores pararam de girar. Se eu removesse algum deles, o outro voltava a fazer o Cooler girar.

Minha tese é de que há algum vazamento de corrente do capacitor da fonte, e que quando ligo mais de um cabo SATA, essa corrente se divide e não é suficiente para girar o Cooler, mas mesmo assim ainda haveria alguma forma de vazamento. Achei estranho também os Coolers pararem de girar quando eu tirava o cabo de energia da placa-mãe, apesar de os Coolers estarem ligados no controlador apenas pelo cabo SATA da fonte.

Qual a opinião de vocês em relação a isso? Devo acionar a garantia da fonte?

• Curtir 1
Postado

Pessoal, continuei o troubleshooting aqui e descobri qual a causa do problema! Estava errado na minha hipótese inicial... Ao invés de simplesmente apagar o tópico, vou deixar a solução aqui para ajudar alguém que eventualmente tenha esse mesmo problema.

Após tirar até a bateria da placa-mãe para testar, resolvi olhar para os periféricos (sei que deveria ter feito isso antes, mas confesso que não me atentei a essa possibilidade) e, para a minha surpresa, o problema era um switch HDMI (vagabundo) que, por alguma razão, estava passando energia pelo cabo HDMI (Notebook > HDMI > Switch > HDMI > PC) até a GPU e consequentemente placa-mãe, fechando o circuito no SATA.

A pergunta que resta agora, e gostaria da ajuda dos colegas, é se esse problema é causado pela baixa qualidade do componente ou será um problema nativo de todos os switch? Alguém possui outro modelo que não ocorra isso?

IMG_20240522_1442748.jpg

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!