Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O cabo de energia que uso na minha atual placa de vídeo (3060 ti) tem dois encaixes daqueles comuns (não sei o nome do encaixe). No caso, a 3060 ti só utiliza um encaixe. A minha fonte é uma SF-G 1000M (segue o link)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22007/fonte-superframe-1000w-80-plus-gold-full-modular-pfc-ativo-sf-g1000m?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwmMayBhDuARIsAM9HM8cKsKTgXQu9Ciggg-xkC7MQRSpDh6ePORsXKnsjk8fKnzUi4NU8pocaArfSEALw_wcB

Estou querendo trocar minha atual placa por uma RX 7900 XTX. Entretanto, vi que ela usa três encaixes de energia. 

O que eu quero saber é se preciso comprar um cabo de energia diferente pra usar nessa placa ou existe outra solução com os cabos que já vem nessa fonte. (Caso seja necessário, posso postar as fotos dos cabos que sobraram dessa fonte).

Desde já agradeço a atenção e o tempo de quem souber me orientar.

Postado

@paladino27 RX 7900 XT com essa fonte aí? É coragem! Não é por nada, mas a SuperFrame não tem nenhum renome no mercado de fontes, é uma marca própria da loja Terabyte. E o que essa marca costuma fazer é remarcar produtos de outras marcas, boa parte são produtos white label chineses com procedência desconhecida. Nesse projeto de fonte colocaram apenas dois conectores comuns PCI-Express 6+2 pinos e mais um contector 12VHPWR de 12 pinos, que é um padrão novo usado por algumas placas NVIDIA. Para um fonte que se diz de 1000W, isso é inaceitável.

Se você pega uma fonte de respeito que segue os padrões ATX 3.0, além de ter suporte para 12VHPWR 12+6 pinos, ela ainda tem conectores sobrando para o padrão PCI-Express 6+2 pinos. A XPG Core Reactor II 850W mesmo tem 6 conecotres desses antigos e mais um no novo padrão com suporte até 600W.

https://www.xpg.com/pt/xpg/pc-components-core-reactor-ii?tab=spec

Postado

@GuilhermeGB Comprei essa fonte há alguns meses. Na época assisti alguns vídeos de review pra saber se era confiável, o que escutei é que era uma fonte decente. Eu sei que os canais brasileiros, por receberem dinheiro das lojas locais como a Terabyte (loja por trás da marca Super Frame), fazem review positivo mesmo que o produto não seja grande coisa. Enfim, escolhi a fonte por ter um valor acessível e uma grande tensão, mas sempre desconfiei que não era a melhor qualidade. Como a fonte tem uns 6 meses de uso e nem é tão exigida assim (7800X 3D + 3060 ti e uso pouco frequente), ela tá funcionando super bem.

Quando a comprei, acreditei que, apesar de limitações/pouca longeividade relativa, ela seria confiável pra usar com uma placa high end. E na época, eu já planejava comprar uma placa melhor em alguns meses.

Apesar de tudo isso, existe alguma maneira de eu conectar a minha placa com essa fonte?  No momento penso em comprar a placa e daqui pouco tempo trocar essa fonte.

Postado

@paladino27 eu procurei na internet e não encontrei nenhum cabo que faça a conversão do 12VHPWR para 2x8-pin, só cabos que fazem o contrário. Mesmo se encontrar algo assim, é um pouco arriscado utilizar esses cabos de qualidade duvidosa.

Eu procurei aqui um vídeo do TecLab a respeito dessa fonte, encontrei eles verificando o modelo de 850W. Confesso que julguei mal, a fonte parece ser realmente boa na construção e na qualidade dos componentes, mas infelizmente pecaram na questão de conexão, uma fonte de 1000W obrigatóriamente deve oferecer muitas conexões.

Postado

Triste isso 🥲

Conexão pras placas da Nvidia série 40 eu sempre soube que tinha. Então eu acho que vai ser o jeito comprar uma 4080 super. É uma pena pois, pelo o que andei pesquisando, a única vantagem da 4080 sobre a 7900 XTX é a qualidade gráfica/fps com o ray tracing. E, sinceramente, não faço tanta questão do Ray tracing.

Apesar de que, a diferença de preço entre esses modelos (7900 XTX e 4080 super) é o suficiente pra se comprar uma fonte melhor...Ou seja, posso trocar logo a fonte e a placa...

Postado

@paladino27 se você quer tanto uma RX 7900 XT, por que não procurar outro modelo então? Nem todos eles usam 3x 8 pinos, vi um modelo da ASRock que precisa de apenas 2 conectores:

https://www.kabum.com.br/produto/403271/placa-de-Vídeo-rx-7900-xt-phantom-gaming-ASRock-amd-20-gb-gddr6-argb-90-ga3xzz-00uanf

Essa placa tem TDP de 300W, teoricamente cada conector de 8 pinos pode fornecer 150W, e o contector da placa-mãe até 75W a mais, então ainda teria uma margem somando tudo (375W). Só não daria pra ficar pensando em overclock, a placa teria que ser mantida em stock.

Postado

@GuilhermeGB No caso, esse modelo que você mostrou é da 7900 XT. Eu estou interessado na XTX. A XTX tem mais performance, ai por isso tenho preferência por ela. Mas eu vou tentar encontrar uma XTX que tenha dois conectores.

Postado

@paladino27 ah sim, perdão, por um momento havia me esquecido dessa tal "XTX" que a AMD inventou kkkk. Então não tem muita opção, se bem que a RTX 4080 Super é uma boa boa também, apesar de ter menos VRAM. Se você está pegando placas desse nível, então provavelmente deve ter um monitor 1440p ou 4K, a vantagem de uma NVIDIA é que se você estiver sofrendo um pouco para rodar alguns jogos poderá ligar o DLSS e o impacto na qualidade da imagem gerlamente será menos perceptível em comparação a ligar o FSR da AMD. O FSR ainda gera muitos artefatos, fantasmas, cintilações e não consegue perservar muito bem detalhes finos. O DLSS também tem alguns problemas, mas são menores.

Postado

@GuilhermeGB Pois é. E a 4080 é mais cara e tem menos desempenho, por isso prefiro a XTX. Mas eu sei que a 4080 tem as suas vantagens também. E tipo, podia trocar a fonte, mas não estou afim de trocar isso, detesto tá mexendo nessa ruma de cabo. E se fizer isso, vai sair caro do mesmo jeito.

Quanto a questão da resolução, eu uso monitor quadhd 165 Hz. Mas a maioria das vezes eu jogo na tv que é 4k e 120hz. Quadhd é suave, mas pra jogar em 4k com qualidade de verdade é só indo nessas placas do topo mesmo.

Postado

@paladino27 menos desempenho? Na verdade as duas ficam empatadas, 3% de desempenho a mais ou a menos não traduz em nada na prática. Ao meu ver, a RX 7900 XT é até mais custo-benefício do que as duas, porque oferece coisa de ~10% a menos desempenho, mas custando 25% a menos que a RX 7900 XTX e 30% a menos que a RTX 4080 Super.

relative-performance-2560-1440.png

Postado

@paladino27 Está pensando em rodar em 4k ou 1440p? Provavelmente 4k acredito. Se for esse o caso, eu sugiro ir de Nvidia. Tenho um RTX 4080 e Monitor 4k 144hz.

Resumindo, pra rodar em 4k com fps 100+ você vai ter q fazer uso de algum Supersampling (DLSS/FSR), ainda mais títulos AAA atuais e futuros. Se for rodar em 4k 60fps, aí dá pra arriscar rodar com resolução nativa, mas não acredito ser seu caso. E neste caso, DLSS ainda é superior ao FSR, e a RTX 4080 acaba sendo superior a AMD. E com tudo isso, consumindo bem MENOS energia (Beeemm mais fria, silenciosa...).

Obs. Como meu build é todo ITX, uso uma fonte de "apenas" 750w SFX e segura tudo com muita folga. Faço undervolting da CPU e GPU (GPU 270w in full load, Antes chegava a bater uns 320w). Só pra você ter uma noção sobre qual fonte usar.

• Curtir 1
Postado

@rikawa O objetivo principal é rodar em 4k mesmo. A fonte que eu pretendo usar é a que eu já tenho, a SF-G1000M.

Obrigado pelas dicas, mano. Mais boas informações para me ajudar a decidir a placa. No decorrer da semana vou analisando e levando em consideração tudo o que tá sendo dito.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!