Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Um amigo meu tem um Ryzen 7 5700X3D.
Com uma B450 AORUS M.
Ele trocará de placa-mãe depois, e de cooler.

No momento, qual a forma mais fácil para fazer isso ?
Ele tentou setar na BIOS, o clock do processador pra 3.0 e depois até pra 2.0
Mas o processador tacou o f0da-se e ficou indo pra mais de 4.0

A temperatura jogando, fica em 70 graus.. muitas vezes sobre pra 80, e se tiver compilação de shaders ?
91

Então tá complicado.. alguém dá uma luz, por favor ?

Ele tá até em dúvida se troca o cooler primeiro (Wraith Prism with RGB LED)
Ou a placa-mãe.

Postado
15 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Ele tentou setar na BIOS, o clock do processador pra 3.0 e depois até pra 2.0
Mas o processador tacou o f0da-se e ficou indo pra mais de 4.0

Processadores X3D possuem o multiplicador bloqueado, é impossível alterar a frequência dessa forma.

17 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

A temperatura jogando, fica em 70 graus.. muitas vezes sobre pra 80, e se tiver compilação de shaders ?
91

Processadores X3D tem mais dificuldade para dissipar calor por causa do cache 3D empilhado em cima do chip. Eles precisam de um cooler relativamente bom pra manter boas temperaturas. Cooler padrão da AMD não vai dar conta. A troca de placa-mãe de forma alguma reduziria a temperatura do processador.

Mas existe sim uma forma de tentar reduzir a temperatura do CPU que seria través de undervolting. Mas isso é algo que depende de processador pra processador. Pode ser que sua amostra não seja tão bao quanto as outras e então não consiga fazer um undervolting tão bom, mas você pode tentar mexer no curve optimizer dentro das configurações do PBO na placa-mãe. Pesquise no Youtube como.

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Ryzen 7 5700X3D.
B450 AORUS M.

Trocar placa-mãe para que? Isso não vai reduzir a temperatura do CPU.

48 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

O Wrait Prism é até um bom air cooler pois tem heatpipes, em todo caso considere um DeepCool AG400 PLUS (2 fans push pull) - R$ 154,00, que manterá boa temperatura em jogos.

Pode ser que o problema seja causado por um gabinete com ventilação (airflow) inadequado, se for o caso é recomendável trocá-lo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, CeLioCiBR disse:

Um amigo meu tem um Ryzen 7 5700X3D.
Com uma B450 AORUS M.

Não não, você troca o cooler primeiro, e a pIaca mãe só troca se a atual der defeito (caso contrário, não troca).

91

Primeira coisa, compre um bom cooler.

Segunda, reduza a tensão manualmente.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Processadores X3D possuem o multiplicador bloqueado, é impossível alterar a frequência dessa forma.

Olá. Obrigado pela sua atenção. Entendi, eu já suspeitava disso.

18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Processadores X3D tem mais dificuldade para dissipar calor por causa do cache 3D empilhado em cima do chip. Eles precisam de um cooler relativamente bom pra manter boas temperaturas. Cooler padrão da AMD não vai dar conta. A troca de placa-mãe de forma alguma reduziria a temperatura do processador.

Mas existe sim uma forma de tentar reduzir a temperatura do CPU que seria través de undervolting. Mas isso é algo que depende de processador pra processador. Pode ser que sua amostra não seja tão bao quanto as outras e então não consiga fazer um undervolting tão bom, mas você pode tentar mexer no curve optimizer dentro das configurações do PBO na placa-mãe. Pesquise no Youtube como.

A troca da placa-mãe, é porque o PC dele tá reiniciando. Já trocou praticamente tudo. RAM, Processador. Falta placa-mãe e placa de vídeo.

Sobre o undervolting, nós não conseguimos achar isso na B450 AORUS M.
Não sei se é porque a placa-mãe não tem, ou se é o processador.
Ele está na BIOS mais atual, a F66.

Alguma dica ? talvez umas imagens aqui.. ?

18 horas atrás, 1lokos disse:

Trocar placa-mãe para que? Isso não vai reduzir a temperatura do CPU.

Olá, obrigado pela atenção também xD
Isso é porque o pc dele tá reiniciando, e quase tudo já foi trocado, faltando apenas placa-mãe e placa de vídeo.

18 horas atrás, 1lokos disse:

O Wrait Prism é até um bom air cooler pois tem heatpipes, em todo caso considere um DeepCool AG400 PLUS (2 fans push pull) - R$ 154,00, que manterá boa temperatura em jogos.

Pode ser que o problema seja causado por um gabinete com ventilação (airflow) inadequado, se for o caso é recomendável trocá-lo.

O gabinete dele é um redragon strafe infernal.
No momento, sem cooler algum no gabinete.

Sobre o air cooler, será que esse ai segura mesmo ? eu estava recomendando o NH-D15 chromax.black
Mas é caro..
Então vimos o AK620.. o que acha ? não seria melhor que o da DeepCool ?
Onde ele mora, é muito quente..

17 horas atrás, Imakuni disse:

Não não, você troca o cooler primeiro, e a pIaca mãe só troca se a atual der defeito (caso contrário, não troca).

Olá, obrigado pela sua atenção também xD
É como eu disse ali em cima, é porque o pc dele tá reiniciando..
E já trocou quase tudo.

17 horas atrás, Imakuni disse:

Primeira coisa, compre um bom cooler.

Segunda, reduza a tensão manualmente.

Hrm, entendo. O que acha de um AK620 ? será que segura o 5700X3D ?

Reduzir a tensão manualmente, como fazer isso, na B450 AORUS M ?
porque.. não achamos. A BIOS dele tá atualizada.
Não sei se eu coloco umas fotos aqui..

Postado
6 horas atrás, CeLioCiBR disse:

A troca da placa-mãe, é porque o PC dele tá reiniciando. Já trocou praticamente tudo. RAM, Processador. Falta placa-mãe e placa de vídeo.

Sobre o undervolting, nós não conseguimos achar isso na B450 AORUS M.
Não sei se é porque a placa-mãe não tem, ou se é o processador.
Ele está na BIOS mais atual, a F66.

Alguma dica ? talvez umas imagens aqui.. ?

Mas...e a fonte? Você não citou que modelo é.

Eu não vou poder te ajudar com relação a BIOS, porque não tenho placa da Gigabyte, e dizem que eles mudam um pouco o caminho das coisas em alguns modelos. Mas geralmente as opções de PBO ficam nas configurações mais avançadas de overclock.

Se não me engano também, dá pra mexer com o curve optimizer dentro do próprio Windows mesmo, só que eu também nunca mexi nisso porque só é suportado em processadores Ryzen 5000 ou mais novos, o meu ainda é um Ryzen 5 3600.

O gabinete dele é um redragon strafe infernal.
No momento, sem cooler algum no gabinete.

Ai fica complicado...

Sobre o air cooler, será que esse ai segura mesmo ? eu estava recomendando o NH-D15 chromax.black
Mas é caro..
Onde ele mora, é muito quente..

AK620 vai oferecer o mesmo nível de desempenho custando menos.

Reduzir a tensão manualmente, como fazer isso, na B450 AORUS M ?

Mudança manual de tensão também é bloqueado para CPU X3D, se não me engano.

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Mas...e a fonte? Você não citou que modelo é.

Olá, obrigado novamente.
Se eu não me engano, é a mesma que a minha.
Corsair CX750M
Será que é ela ?

Enfim, tá complicado.. ele vai comprar o cooler primeiro, o AK620
Depois, a placa-mãe. Será a..

MPG B550 GAMING PLUS

Postado
1 minuto atrás, CeLioCiBR disse:

Se eu não me engano, é a mesma que a minha.
Corsair CX750M
Será que é ela ?

Não é uma fonte ruim, se for dessas modelos mais atuais, mas também não é das melhores.

1 minuto atrás, CeLioCiBR disse:

Enfim, tá complicado.. ele vai comprar o cooler primeiro, o AK620
Depois, a placa-mãe. Será a..

MPG B550 GAMING PLUS

O que precisa fazer é melhorar a refrigeração do seu gabinete e substituir o cooler do processador. O computador desliga na mesma hora quando o processador aquece acima do normal, então seu problema não tem nenhuma relação com placa-mãe.

Postado
Em 27/05/2024 às 11:25, CeLioCiBR disse:

AK620 é da DeepCool, mas não compre esta versão, compre o DeepCool AG620 que tem fans melhores e baixa mais a temperatura, é e mais barato.

DeepCool AG620 BK ARGB - R$ 314,00 - Guerra Digital é loja de confiança, despacha rápido - o que o a T'byte não faz; e embala bem - o que a P'chau não faz. 😜 

• Curtir 1
Postado
Em 28/05/2024 às 11:46, GuilhermeGB disse:

Não é uma fonte ruim, se for dessas modelos mais atuais, mas também não é das melhores.

Hrm. Boto fé, mas acho que a fonte dele, é a mesma que a minha. Então não acho que seja ela, a menos que ela esteja estragada.
Porque eu tenho um 5800X3D. O dele é 5700X3D. O resto do PC é bem parecido com a dele. A diferença é que a minha placa-mãe é a ROG STRIX B550-F GAMING.
E o meu PC não tá fazendo a mesma coisa que o dele.

Em 28/05/2024 às 11:46, GuilhermeGB disse:

O que precisa fazer é melhorar a refrigeração do seu gabinete e substituir o cooler do processador. O computador desliga na mesma hora quando o processador aquece acima do normal, então seu problema não tem nenhuma relação com placa-mãe.

Hrm.. ainda acho possível que seja ela. Porque já trocou quase tudo. Inclusive o gabinete.
O novo é bem maior. E ele tá usando sem o vidro, gabinete aberto.

Em 28/05/2024 às 11:54, 1lokos disse:

AK620 é da DeepCool, mas não compre esta versão, compre o DeepCool AG620 que tem fans melhores e baixa mais a temperatura, é e mais barato.

Sério ? eu pensei que o AG fosse um pouquinho pior, então ele é melhor ?

Em 28/05/2024 às 11:54, 1lokos disse:

DeepCool AG620 BK ARGB - R$ 314,00 - Guerra Digital é loja de confiança, despacha rápido - o que o a T'byte não faz; e embala bem - o que a P'chau não faz. 😜 

kkkkkkkk, nice, valeu xD
Vou dar uma olhada.

Só pra confirmar, o AG é melhor que o AK ? pensei que era ao contrário.

Postado

Os coolers AK costuma ter uma estética melhor trabalhada que os AG, mas não muda quase nada no desempenho.

Postado
Em 27/05/2024 às 11:25, CeLioCiBR disse:

eu estava recomendando o NH-D15 chromax.black

Vai que desavisado compra esse cooler de mil reais - para um CPU que custa pouca coisa a mais e não precisa dele. 😜

3 horas atrás, CeLioCiBR disse:

Sim, a linha AG é mais recente, recebeu fans mais fortes e teve o acabamento simplificado - não tem carenagem de plástico sobre a ponta dos heatpipes; por isso tem desempenho melhor e custam mais barato. Só o novo AK400 Digital é que teve o fan melhorado, mas ainda é inferior aos AG400, essa linha AK ficou para quem quer fans com um pouco menos de ruído.

Citação

Sobre o air cooler, será que esse (AG400 PLUS) ai segura mesmo ?

Teste de São Tomé... digo do Guiga Games do 5700X3D com o AG400 (1 fan), veja que a temperatura em jogos ficou boa, que o AK400 teve desempenho pior (+3 graus) e que o WC genérico ficou quase a mesma coisa e passou vergonha para o AS500 PLUS (2 fans push-pull).

Teste efetuado com temperatura ambiente em 31 graus e componentes instalados num gabinete Montech Air 903 sem o vidro lateral.

No vídeo o entendimento do Guiga Games que o dissipador do AK400 é maior esta errado, acho que ele mediu a carenagem de plástico AK400 junto. 😜 São praticamente do mesmo tamanho e  também, no AG400 os heatpipes são inclinados para trás, o que afasta o fan da memória, com isso é 5mm mais baixo que o AK400, o que também dá a impressão de ser menor. Ele tentou "passar pano" para o AK400 dando desculpa "de rodada", mas testes de gringos confirmam que o AG400 tem desempenho melhor.

AG400-XAk400.jpg

• 2 semanas depois...
Postado
Em 29/05/2024 às 22:16, 1lokos disse:

Vai que desavisado compra esse cooler de mil reais - para um CPU que custa pouca coisa a mais e não precisa dele.

Eu tenho esse cooler. Você fala isso, mas ele mal dá conta do 5800X3D que eu tenho aqui..
Quando vai compilar shaders aqui, nos jogos.. é 89 graus, 90.. enfim.
Mas acho que ele pode optar por um mais fraco.

Em 29/05/2024 às 22:16, 1lokos disse:

Sim, a linha AG é mais recente, recebeu fans mais fortes e teve o acabamento simplificado - não tem carenagem de plástico sobre a ponta dos heatpipes; por isso tem desempenho melhor e custam mais barato. Só o novo AK400 Digital é que teve o fan melhorado, mas ainda é inferior aos AG400, essa linha AK ficou para quem quer fans com um pouco menos de ruído.

Certo, arigatou xD
Obrigado pela sua atenção.

Postado
44 minutos atrás, CeLioCiBR disse:

Eu tenho esse cooler. Você fala isso, mas ele mal dá conta do 5800X3D que eu tenho aqui..
Quando vai compilar shaders aqui, nos jogos.. é 89 graus, 90.. enfim.

O ponto é que com um DeepCool AG620 de ~R$ 350,00 ficaria praticamente a mesma coisa.

O NH-D15 é para quem quer bom desempenho com mínimo ruído possível, ou, como é moda num forum por ai, "pagar pau" na descrição do PC na assinatura do forum. 😜 

Mesmo sendo o "campeão no preço" o NH-D15 não é mais o "king of the hill" em performance de air cooler. Em cinza AIO's,* em azul Air Cooler, preços da Newegg.

* O foco deste comparativo é mostrar o ganho de AIO's sobre Air Cooler.

NH-D15-reign.jpg

E note que o mesmo nível de ruído ~40 dB(A) do NH-D15 no seu desempenho máximo é mantido pelo Phantom Spirit baixando ~1 grau a mais, e este ainda tem folego para baixar mais ~1 grau. Tecnicamente estes resultados podem ser considerados empate, mas mudam de figura quando se coloca o preço na equação.

NH-D15-sound.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!