Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou ter que trocar o SSD do meu notebook e estou tendo dificuldades em saber qual escolher, a placa-mãe do meu notebook é uma LNVNB161216 e o SSD atual é um SSSTC CL1-4D256 2280, não consegui achar na documentação do produto no site da Lenovo qual geração é e suportada. 

E pergunta aparte a geração e o número de pistas do SSD influenciam, se eu comprar um SSD com suporte de até 4 pistas ele vai funcionar se a placa-mãe suportar apenas 2?

Site do modelo do notebook: https://psref.lenovo.com/syspool/TempFile/cache/306bcb06-c29a-4a48-9b89-a1e9074dd477/ideapad_S145_15IWL_81S9000RBR.pdf

• Solução
Postado

@Lucas Rodrigues Benedito Normalmente os SSDs NVMe são retro compatíveis, um SSD NVMe 4.0 x4 vai funcionar sem problemas em um slot NVMe 3.0 x2, mas o desempenho seria limitado pelo slot mais lento, tu teria um SSD de ate 8GB/s teóricos, limitado a 2GB/s,  anulando a vantagem de comprar um SSD mais caro.

As pistas e geração influenciam na taxa maxima de transferência teórica do slot, tipo cada pista NVMe 3.0 suporta ate 1GB/s logo 2 pistas =2GB/s 4 pistas =4GB/s

O slot NVMe 4.0 suporta 2GB/s por pista, logo o mesmo SSD 4.0 x2 vai ter o desempenho de um slot 3.0 x4, mas é difícil ate pra um SSD top de linha chegar perto dessas taxas de transferência na pratica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!