Ir ao conteúdo

Upgrade de processador Core i5 7400

Ir à solução Resolvido por Pedro Vinicius G. C.,

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho i5 7400 3GHz (4 cpus) + GTX 1060 6GB + 16 gb ram.

Para o uso diário, e para jogos como LoL e Counter Strike, Rocket League, está ótimo, alcanço os 100 fps ná média. Entretanto para jogos como Baldurs Gate 3 e GTA 5 consigo uns 45-60 fps a depender das configurações gráficas. Agora com o lançamento do novo jogo XDefiant da ubisoft meu Processador já nem bate o requisito mínimo, sinto que a partir de agora ele já pode ser considerado obsoleto.

Alguma recomendação (Intel de preferência) entre R$ 300 - R$ 1000? Devo me preocupar com fonte ou placa-mãe?

Postado
agora, Pedro Vinicius G. C. disse:

@LucasrodriguesP 12º intel esta "picante" neste momento, eu invistiraia omáximo agora em um 12400f +/- e um aplca de qualidade ao menos razoavel (nada de chinesas ou biostar)

voce se refere a placa-mãe ou de vídeo? A Decima segunda geração ainda i5?

Postado

A atual plataforma LGA1700 da Intel não tem vantagem nenhuma sobre os AMD's, e é uma linha encerrada, os lançamentos no final deste ano serão com novo soquete, o LGA1851.

O melhor LGA1700 é o i5-13/14600KF mas pelo preço compra um Ryzen 7XXX AM5, o que permitirá a troca de CPU depois de uns 3 anos sem ter que comprar nova placa-mãe como aconteceria com o Intel.

O único Intel LGA1700  "barato" é o já velho i5-12400F (13ª) - R$ 776,00 mas por pouca coisa a mais tem o Ryzen 5600 que em jogos tem performance geral melhor, mas nenhum deles é opção com R$ 1.000,00.

O que dá para comprar é um Ryzen 5500 - R$ 560,00 + placa-mãe MSI A520M-A PRO - R$ 380,00 e ficará faltando para 2x8Gb DDR4 3200Mhz.

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, 1lokos disse:

"Preferência" faz sentido na compra de roupas, não de hardware - neste a "rule of the thumb" é comprar o entrega mais pelo menor custo. 😉 

@Pedro Vinicius G. C. @1lokos Coloquei preferência Intel no processador, pois acabo vendo que processadores amd andam tendo problema de compatibilidade com alguns ambientes, um exemplo é o android studio. Atualmente aqui é:

Processador    Intel(R) Core(TM) i5-7400 CPU @ 3.00GHz, 3001 MHz, 4 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)
Produto BaseBoard    H110M-M2-CF
Ram 16 (2 pentes de 8 )

Vídeo - GTX 1060 6GB

Meu intuito não é jogar jogos super pesados/ cinematográficos. é mais fps online, baldurs gate 3, a uma média de 100 fps, que hoje não consigo mais. Ao que me parece o maior problema nos requisistos minimos é meu processador.

Poderiam dar Uma recomendação de upgrade (uma peça ou mais) padrão e uma outra moonshot? (intel + nvidia)

Postado
46 minutos atrás, LucasrodriguesP disse:

@Pedro Vinicius G. C. @1lokos Coloquei preferência Intel no processador, pois acabo vendo que processadores amd andam tendo problema de compatibilidade com alguns ambientes, um exemplo é o android studio.

Nesse caso é questão de prioridades, o PC será para jogar ou para trabalhar com o Android Studio? Da mesma forma que para certos trabalhos profissionais um i9-14900KF pode ser o adequado, mesmo sendo mal negócio para jogos.

Se a prioridade for jogos o AMD tem "custo beneficio" melhor.

E como o orçamento é limitado, pegando hoje o Ryzen 5500 ainda fica com opção de upgrade para o 5700X3D, o que dará um ganho de uns ~45% sobre o 5500. 

Postado

@1lokos O pc será para trabalho, não obrigatoriamente com android studio apenas, mas ele compoe alguns dos ambientes que utilizo. Jogar será para o tempo livre. Pelo que entendi o orçamento que coloquei foi baixo, não tinha noção. esse orçamento será desconsiderado agora

Postado

Então tente comprar o i5-12600KF - R$ 1.380,00 ou

i5-14600KF - R$ 1.896,00 - o i5-13600KF custa praticamente a mesma coisa, então ignore-o.

E placa-mãe LGA1700 com chipset B660, B760 - este tem versão para memória DDR5.

Lembrando que esta previsto para Setembro o lançamento do novo soquete Intel, o LGA1851, enterrando de vez o LGA1700.

Curiosamente a AMD vai lançar "novos" CPUs para o velho AM4, o Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT.

• Obrigado 1
  • KairanD alterou o título para Upgrade de processador Core i5 7400
  • Coordenador
Postado
Em 01/06/2024 às 12:21, LucasrodriguesP disse:

Coloquei preferência Intel no processador, pois acabo vendo que processadores amd andam tendo problema de compatibilidade com alguns ambientes, um exemplo é o android studio.

Os processadores AMD Ryzen de 1ª Geração tiveram problemas com o emulador do Android Studio lá atrás, na ocasião de seu lançamento (2017). Isso foi resolvido logo depois, em 2018: https://android-developers.googleblog.com/2018/07/android-emulator-amd-processor-hyper-v.html

Até onde tenho conhecimento, não há, atualmente, limitações desse tipo em qualquer ambiente.

• Amei 1
Postado
21 horas atrás, 1lokos disse:

Então tente comprar o i5-12600KF - R$ 1.380,00 ou

i5-14600KF - R$ 1.896,00 - o i5-13600KF custa praticamente a mesma coisa, então ignore-o.

E placa-mãe LGA1700 com chipset B660, B760 - este tem versão para memória DDR5.

Lembrando que esta previsto para Setembro o lançamento do novo soquete Intel, o LGA1851, enterrando de vez o LGA1700.

Curiosamente a AMD vai lançar "novos" CPUs para o velho AM4, o Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT.

Obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...