Ir ao conteúdo

Computador com travamentos: qual processador Ryzen 5000 comprar?

Ir à solução Resolvido por MouraFox,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, queria uma ajuda, estou numa saga de descobrir o problema do meu Pc, a alguns meses vem ocorrendo várias coisas estranhas, já troquei quase tudo no Pc, só ficou faltando processador e placa de vídeo, como são travamentos, jogos não abrirem as vezes, Pc congelar e ter que reiniciar na marra parece ser o processador o culpado, eu tenho um R5 5600 comprado "como novo" no Aliexpress.

Escolhi trocar o processador por 2 motivos, preço, comparado ao preço de uma placa de vídeo com desempenho equivalente a minha atual, e o segundo motivo é pelo processador ser do Aliexpress, aparentemente ele veio novo mas sei lá sempre fiquei com o pé atrás por não ter certeza se é novo mesmo e não ter garantia, me arrependo um pouco disso.

Estou optando por pegar um com vídeo integrado caso no futuro ocorra algo com minha placa de vídeo e não de pra consertar ou trocar de imediato, então usaria o gráfico integrado na emergência, pois dependo do Pc pra trabalhar.

Vamos lá, estava pensando em pegar o R5 4600g, por conta do preço sera que vai ter MUITA diferença do meu atual processador ? Ou pegar um 5600gt?

• Coordenador
Postado

@MouraFox Olá! Você já tentou formatar o computador? E quanto ao driver de vídeo, já tentou rodar o Display Driver Uninstaller (DDU) e testar outra versão? É raro o processador ser o problema.

Tanto o R5 4600G quanto o R5 5600GT são inferiores ao R5 5600 devido ao cache reduzido e à falta de suporte a PCI-Express 4.0. O R5 4600G tem arquitetura da geração anterior, sendo um downgrade notável.

O cache, em especial, pode causar perda de desempenho perceptível em alguns jogos, enquanto no caso do PCI-Express depende da placa de vídeo.

Postado

@KairanD já formatei mais de 100 vezes provavelmente, até agr tô usando o w11 pro e foi o que senti menos os "programas", o 5600g seria um downgrade menos evidente? Eu tenho que fazer algo com relação a isso pois acaba irritando e até atrapalhando na hora de trabalhar e jogar.

• Coordenador
Postado

@MouraFox Apenas um chute: e essa placa-mãe da Gigabyte? Está com ela desde sempre? É uma placa tier E, bastante conhecida por ter circuito regulador de tensão fraco. Seu gabinete é bem refrigerado?

Quanto ao driver de vídeo, testou mais de uma versão?

Antes de trocar qualquer peça, o ideal seria testar em alguma assistência.

• KairanD alterou o título para Computador com travamentos: qual processador Ryzen 5000 comprar?
  • Solução
Postado

@KairanD eu acabei de trocar essa gigabyte por uma da msi, b450m - vdh Max, estou tentando a 1 semana e por enquanto está de boa, só que esses travamentos, congelamentos e outros problemas ocorrem de forma intermitente, já fiz teste de estresse com o Aida 64 em todos os componentes permitidos separadamente e todos juntos não ocorre nada, mais aí um belo dia usando o Pc trabalhando ou jogando o mesmo trava e volta ou congela e tenho que reiniciar no botão. Semana retrasada eu tentei abri jogos e eles simplesmente não abriram ou quando abriam eles congelaram aí eu tive que fechar pelo gerenciador de tarefas. Por isso suspeitei primeiro da placa-mãe, mas já quero me adiantar e ir procurando processador caso o problema ocorra de novo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...