Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Gostaria de uma ajuda dos mais entendidos de rede. Tenho aqui em casa Claro fibra 500mb, minha ONU é a Huawei HG8245W5-6T-V2, e tenho um roteador secundário em outro ponto da casa que instalei recentemente, com um roteador Intelbras W6-1500. *Não era o que eu queria, mas eu já tinha guardado aqui, então acabei instalando ele mesmo. Pelo que li ele é wifi 6 e tem um hardware até que honesto, nada demais, mas atende. Tanto ele quanto a ONU, pelo que pesquisei, tem portas lan gigabit. * Me corrijam se eu tiver errado, por favor. 

Minha questão é a seguinte. Se eu conectar no wifi da ONU, consigo os 500mb completos pelo wifi 5ghz, mas se eu conectar no wifi 5ghz do intelbras, não passa de 100mb nem a pau. Já verifiquei o cabo e é cat5e, então teoricamente deveria suportar os 500mb sem maiores problemas. Queria saber o que pode estar causando isso.

* O roteador intelbras está recebendo a internet na porta lan, com dhcp desativado, pois preciso dele pingando na rede da ONU. Tirando a questão da velocidade, funcionando redondinho.

* Mesmo antes, quando eu tinha colocado ele na porta wan, também tinha o mesmo problema, o wifi 5ghz não passava dos 100mb. Mesmo esse roteador sendo wifi 6. Até no smartphone aparece o 6 no símbolo do wifi, quando conectado no intelbras.

Tentei descobrir se tinha alguma restrição de velocidade na ONU e no roteador secundário, mas não achei nada a respeito. Inclusive, ambos não tem uma infinidade de recursos como tinha nas custom firmwares que já utilizei, em roteadores anteriores. Por isso nem me restou muito onde mexer.  

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Postado

@diogotecnico mano, eu tive esse mesmo problema no roteador rg 1200, e até hj eu não descobri o que é, e era limitação nas portas giga ethernet tmb, no cabo chegava somente a 100mb, nas portas gigabit tmb, e com cat6, mas mesmo assim não passava mais de 100mb. Fiquei pistola, e fuçei tudo, e o problema só "aliviava" quando eu colocava o roteador em modo repetidor, e funcionava tudo "normalmente".

Digo que funcionava tudo normalmente, porque o problema voltava depois de 1 hora ou 2 de uso, e voltava a limitar a banda sozinho. então dei uma pedrada no roteador (vender para alguém um negocio desses é sacanagem), e comprei um roteador huawei ws 5200 e nunca mais tive problemas com nada

então creio que o intelbras la tenha algum problema de firmware, e tentei trocar a rom dele, colocar outro firmware, mas na época nem tinha. E era o segundo intelbras que vinha com problema, o primeiro (na qual eu não lembro qual era), simplesmente desconectava geral do wifi '-', mesmo com 2 dispositivos conectados, com /24 de subrede. Triste esses intelbras darem algum problema assim.

A maioria desses intelbras sao roteadores renomeados da fabricante TENDA, então tem que pesquisar mais os problemas que tais roteadores possuem

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perfeita colocação do @El Dorado sobre a limitação na porta Giga ou do Huawei ou do Intelbras, mais provavelmente do Huawei  porque se o limite máximo do throughput (taxa de transferência) fica limitada exatamente à 100 Mbps em um barramento que comporta 10x essa velocidade, fica clara uma limitação na comutação, caso contrário oscilaria para muito mais algo na casa de 200 Mbps.

Infelizmente é praxe dos provedores de acesso internet limitarem ao máximo o total aproveitamento das portas GigaEthernet nas ONUs, tanto por questão de projeto (IPTV ou VoIP) tanto por questão de overhead mesmo impedindo o consumidor final de "pendurar" muitos dispositivos.

Pra testar isso, se é limitação da porta Giga do seu Huawei, coloca notebook por cabo e faça o teste.

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, El Dorado disse:

@diogotecnico mano, eu tive esse mesmo problema no roteador rg 1200, e até hj eu não descobri o que é, e era limitação nas portas giga ethernet tmb, no cabo chegava somente a 100mb, nas portas gigabit tmb, e com cat6, mas mesmo assim não passava mais de 100mb. Fiquei pistola, e fuçei tudo, e o problema só "aliviava" quando eu colocava o roteador em modo repetidor, e funcionava tudo "normalmente".

Digo que funcionava tudo normalmente, porque o problema voltava depois de 1 hora ou 2 de uso, e voltava a limitar a banda sozinho. então dei uma pedrada no roteador (vender para alguém um negocio desses é sacanagem), e comprei um roteador huawei ws 5200 e nunca mais tive problemas com nada

então creio que o intelbras la tenha algum problema de firmware, e tentei trocar a rom dele, colocar outro firmware, mas na época nem tinha. E era o segundo intelbras que vinha com problema, o primeiro (na qual eu não lembro qual era), simplesmente desconectava geral do wifi '-', mesmo com 2 dispositivos conectados, com /24 de subrede. Triste esses intelbras darem algum problema assim.

A maioria desses intelbras sao roteadores renomeados da fabricante TENDA, então tem que pesquisar mais os problemas que tais roteadores possuem

Sem dúvida vou trocar esse roteador assim que possível. Quero pegar pelo menos um huawei ax3. Queria resolver esse problema, pelo menos para ter o uso da banda completa enquanto não troco. Até porque no cômodo que está o router intelbras, está meu PS5, que demanda muita velocidade para baixar os jogos atuais gigantes. Infelizmente minha experiência com roteadores intelbras nunca foi das melhores. Já perdi roteador mesh giga e já troquei vários de clientes. O software deles é insano de simples pra mexer, isso acho incrível, mas infelizmente falta qualidade no hardware. 

* Tentei a sorte e solicitei a troca da ONU pelo modelo com wifi 6 da claro. Não está incluso no meu plano, mas expliquei as restrições que estou tendo, vai que cola. Se não trocarem, pelo menos, caso a restrição seja com eles, pode ser que retirem qualquer restrição.

36 minutos atrás, Linio Alan disse:

Perfeita colocação do @El Dorado sobre a limitação na porta Giga ou do Huawei ou do Intelbras, mais provavelmente do Huawei  porque se o limite máximo do throughput (taxa de transferência) fica limitada exatamente à 100 Mbps em um barramento que comporta 10x essa velocidade, fica clara uma limitação na comutação, caso contrário oscilaria para muito mais algo na casa de 200 Mbps.

Infelizmente é praxe dos provedores de acesso internet limitarem ao máximo o total aproveitamento das portas GigaEthernet nas ONUs, tanto por questão de projeto (IPTV ou VoIP) tanto por questão de overhead mesmo impedindo o consumidor final de "pendurar" muitos dispositivos.

Pra testar isso, se é limitação da porta Giga do seu Huawei, coloca notebook por cabo e faça o teste.

Meu PC é ligado via cabo na ONU e dá no talo. Meu plano é de 500mb e chega a oscilar entre 750 e 900mb no simet. Por isso parecer não ser na ONU. A não ser que seja conflito com o router intelbras. 

* Vou ver se consigo testar direto no notebook o cabo que vai para o intelbras. porque já testo se pode ser o cabo também. Vai que é um xing-ling se passando por cat5e e é um cat5. 

• Curtir 1
Postado

Conectei a ONU direto no notebook com o mesmo cabo que vai pro Intelbras e não passou de 100mb tb. Vi que era a ONU ou cabo. Cortei o cabo e vi que o instalador da claro (quem passou esse cabo pra mim), só crimpou com dois pares. Refiz as pontas com os 4 pares e conectores blindados. Voa-lá, agora o intelbras tá dando o máximo da conexão.

Agora queria outra ajuda de vocês. Não sei se isso é só a baixa qualidade do roteador mesmo. Ou se posso melhorar de alguma forma... Notei que mesmo conectando no wifi 6 desse roteador, as páginas as vezes tem um delay para abrir, coisa que geralmente é instantânea conectado direto na ONU. Inclusive o PS5 aumentou uns 15ms na latência dos jogos, conectado no intelbras.

Alguma dica?

• Membro VIP
Postado

Cabo crimpado pra passar velocidade abaixo da contratada é de chorar bixo, imagina quem é cliente leigo nunca vai perceber, paga uma coisa e recebe outra. Lamentável.

Bom com relação ao outro problema, tenta ver quem está respondendo às requisições de DNS com o comando:

nslookup www.uol.com.br

Esse é um exemplo aí vai te mostrar se é o Intelbras ou a ONU, o correto aí eu diria que o IP de DNS deva ser algum interno da Claro caso não seja providencie que seja algum conhecido direto nas configurações da placa de rede 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!