Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero comprar uma 4060 ti de 8gb de vram, e comparada com o modelo de 16, em dois vídeos que vi, parece irrisório. Sei que tem alguns jogos que sugam mais da vram se estiver disponível, como o the last e o forza pelo que ouvi. Mas pra full HD no ultra, 16 de vram é estritamente necessário? 8 de vram é muito pouco por pelo menos mais uns 2 anos nessa resolução? É o tempo que pretendo ficar com essa placa

Postado

Mesmo que os jogos atuais "comam" muita VRAM, 8GB é suficiente (ou deveria ser) para FHD no alto, há alguns jogos que são exceções mas aí é só reduzir a qualidade gráfica para que não tenha problemas.

E como você mesmo já disse, 4060 TI de 16GB não vale a pena, é muito cara e entrega a mesma performance que sua versão com metade da VRAM. Mas para futuros lançamentos a tendência é que sejam mais e mais exigentes (mesmo que os jogos melhorem um tiquinho a qualidade gráfica, mas quem sou eu pra discutir com as empresas?) mesmo, então recomendo que pegue a 6750 XT, modelo atualmente em promoção na casa dos 2300 que é um preço bastante justo. Ela tem o mesmo desempenho da 4060 TI mas tem 12GB, o que a torna mais longeva.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Ultimamente você anda me deixando bem tranquilo com suas respostas, obrigado. A 6750 realmente é ótima, porém o que me deixa pendente pra 4060 ti é o fato do dlss e o frame generation, que dá uma salvada em alguns jogos que pelo que vi a 6750 não dá conta, tipo o lords of the fallen ou o Alan wake 2. O frame generation e o dlss salvam a 4060ti e as outras dessa linha, mesmo que seja com técnica de upscaling, abaixar a resolução da 6750 nesses jogos não necessariamente muda muita coisa. A perda de desempenho na falta de frame generation é significativamente grande se comparada a exigência de 16 de vram contra 8, não acha?

Postado

eu acho suficiente, joguei Elden Ring e o consumo de VRam não passava dos 3/4GB, joguei Cyberpunk no médio e também ficou por essa faixa de consumo, e mesmo se eu aumentasse acho que aguentaria tranquilamente

Postado

@El Dorado Quero rodar tudo no ultra a 1080p por uns dois anos, eu deveria ceder pra algum outro modelo de 12 ou 16 só pra essa resolução? Ou posso ficar bem aliviado e saber que isso não afetará minha gameplay em 95% dos casos como você disse, e não devo ser influenciado por isso na hora da compra? quero jogar no ultra tranquilamente em full HD

@_tzn Simm, então. zerei o elden na minha atual q tem 8 vram no ultra e foi de boa mesmo. Acha que por mais 2 anos com essa placa eu estou bem servido?

Postado

@Rodrigo Leandro rodar roda, mas como você vai fazer falta de vram depois (no futuro, a tendencia dos jogos é puxar mais vram),e com uma 4070 super, ja vai estar suprido

4060ti de 16gb é meio que jogar dinheiro fora, pagar mais para ter o mesmo desempenho é triste

@Rodrigo Leandro atualmente a 4060ti de 8gb vai te suprir, apesar de ter jogos que ja beiram 7gb de consumo de vram (com tudo no maximo claro), mas se está pensando em longevidade, uma 4070 super é pra você

Postado

Rodará sim, o problema é que ele é um jogo bastante pesado e mal otimizado, além de usar RT nativamente (coisa que as Radeon ainda fazem mal) e Alan Wake 2 é a mesma situação, mas esses dois jogos são exceções, uma RX 7600 dá conta de 1080p no Ultra, 6750 XT roda vários jogos em quadHD e 95% em FHD.

Mais uma coisa, você irá jogar estes jogos? Se não for, são meros benchmarks.

Acredito que da que alguns anos 12GB seja o mínimo para FHD, chegar a usar mais que isso acho difícil, então a 6750XT vai entregar boa performance na maioria dos jogos por um bom tempo, talvez 3 ou mais anos eu chutaria.

Vídeo que mostra como a placa está atualmente situada na maioria dos jogos.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Rodrigo Leandro disse:

Quero comprar uma 4060 ti de 8gb de vram, e comparada com o modelo de 16, em dois vídeos que vi, parece irrisório. Sei que tem alguns jogos que sugam mais da vram se estiver disponível, como o the last e o forza pelo que ouvi. Mas pra full HD no ultra, 16 de vram é estritamente necessário? 8 de vram é muito pouco por pelo menos mais uns 2 anos nessa resolução? É o tempo que pretendo ficar com essa placa

A 4060 ti 16gb não faz sentido, é memória demais para um chip que não precisa disso, desconsidere ela. Se for considerar o preço da 16gb, pegue uma rx 7700 xt. Se for pegar uma 8gb, pegue a 6750xt, a menos que você vá jogar em resoluções maiores que Full HD, até porque, ao meu ver, não faz sentido botar o jogo no ultra e usar dlss com ele em 1280x720. No mínimo qhd. Aliás, a 4060 ti não é uma má opção, mas a 6750 XT tem mais vram, o que garante longevidade e o chip não vai ficar atrás da vram, como na 4060 ti 16gb. Espero que tenha entendido.

• Curtir 2
Postado

Comprar GPU em 2024 querendo longevidade, de cara, já descartaria todas com 8Gb VRAM. Mínimo 12Gb. 

Aí já dá pra filtrar mais as opções pra escolher.

• Curtir 1
Postado

@rikawa Entendi. Me interessei pela rx 6750 xt, uma boa placa como o amigo disse. Mas o modelo é de 3 fans e meu gabinete é mid tower 😕

https://www.kabum.com.br/produto/528811/placa-de-Vídeo-rx-6750xt-gaming-xfx-graphics-card-amd-radeon-12gb-gddr6-ray-tracing-fidelity-fx-rx-675tmbaf9?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw0_WyBhDMARIsAL1Vz8uZMUF2pAnO9Be9bqStB0PXOHQtbkVMwrp0rhat_E4rZDMUf-a87aYaAnZpEALw_wcB

@RonaldoXbox Só achei essa na promoção. Meu gabinete é mid tower, gostaria de um modelo dual fan, essa do link não cabe, né?

• Coordenador
Postado

Hoje em dia, eu diria que 8GB é o mínimo para Full HD. Essa quantidade já tem sido o padrão há muitos anos e chegou ao limite. A lista de jogos que precisam de mais VRAM para as texturas com alta qualidade tende a aumentar. Em alguns casos, mesmo que os jogos funcionem bem, algumas texturas ficam "borradas" (como em Halo).

Ainda é possível desfrutar bastante de uma placa de vídeo com 8GB. Contudo, reforço o que o colega disse acima: se você pensa em longevidade, procure placas com pelo menos 12GB de VRAM. Para "placa tampão", para usar só por dois ou três anos, os 8GB ainda vão aguentar (talvez aos trancos e barrancos, porque o futuro é difícil de prever). Para ir além disso, deve ficar complicado.

Eu gosto de trocar de hardware apenas após muito tempo de uso. Por isso, em meu último upgrade de placa de vídeo, queria algo com mais de 8GB (e que fosse AMD, já que eu uso Linux e os drivers da Nvidia nesse cenário são tenebrosos). Acabei pegando uma RX 7600 XT Gaming OC da Gigabyte - que só compensou porque paguei preço bem abaixo da média de mercado -, que tem 16GB. É muita memória para uma GPU de entrada, mas ao mesmo tempo 8GB seriam pouco.

Ao invés da RTX 4060Ti, que está inflacionada, eu daria uma olhada na RX 6750 XT ou, se quiser ir além, na RX 7700 XT. Ambas possuem 12GB de VRAM - uma quantidade bem equilibrada para o poder desses chips - e entregam ótimo custo-benefício. Inclusive, o upscaling via FSR3 possui frame generation e está previsto para diversos jogos. Há também o AMD Fluid Motion Frames (AFMF), um gerador de quadros a nível de driver.

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-1200-80.png.webp

1 hora atrás, Rodrigo Leandro disse:

Entendi. Me interessei pela rx 6750 xt, uma boa placa como o amigo disse. Mas o modelo é de 3 fans e meu gabinete é mid tower 😕

Meu gabinete também é mid tower e eu tenho uma placa de vídeo de 3 fans... A maioria dos gabinetes mid tower modernos suportam placas grandes.

Você tem que pegar o modelo do seu gabinete e checar o comprimento máximo da placa nas especificações.

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 4060Ti: 8GB de VRAM são suficientes para Full HD (1080p)?
Postado

@KairanD Obrigado pelo comentário. Na sua opinião, dlss e frame generation não serão invictos por muito tempo? A 6750xt tem o desempenho superior a 4060 ti em full HD? Ou o desempenho é o mesmo independente da vram? De qualquer forma, entendo como é bom garantir mais vram para os próximos lançamentos. Mas não vejo como isso me afeta atualmente, por mais que seus pontos sejam excelentes, vejo que são poucos os jogos que realmente tem diferença 8vram+ em full HD, e os que vi, não tenho interesse em jogar e parecem rodar bem em presets altos. Pretendo ficar essa média, 2 anos, e usar somente pra full HD no ultra, depois comprar outra placa pra quad futuramente. Me arrependerei por optar por uma placa com 8vram por causa do frame generation e o dlss durante os próximos 2 anos pra 1080p? 

E sobre o gabinete, no site diz que a dimensão dele é 395 x 200 x 430 mm, enquanto a placa triple fan consta como - 28 x 13,5 x 4,2. Sabe me dizer se cabe? 

Inclusive, vi que o recomendado pra 6750xt é 650w e minha fonte é apenas 600 😕

Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

RX 6750 XT ou, se quiser ir além, na RX 7700 XT. Ambas possuem 12GB de VRAM - uma quantidade bem equilibrada para o poder desses chips - e entregam ótimo custo-benefício.

3 horas atrás, Rodrigo Leandro disse:

Esobre o gabinete, no site diz que a dimensão dele é 395 x 200 x 430 mm

Eu também recomendo as duas, são incríveis placas pelo valor pago nelas, e trarão maior longevidade tanto pela performance quanto a VRAM.

6750xt tem o desempenho superior a 4060 ti em full HD? 

São equivalentes em performance, mas a 6750 XT tem mais VRAM e é mais barata, me parece uma escolha óbvia...

Ontem estava abaixo dos 2300 no modelos triple fan da XFX, hoje o preço aumentou.

Me arrependerei por optar por uma placa com 8vram por causa do frame generation e o dlss durante os próximos 2 anos pra 1080p? 

Não há uma resposta simples como sim ou não, jogos podem demandar muito em pouco tempo ou o contrário, prever o futuro é algo bastante difícil mas se pude gastar nessas placas será uma melhor escolha. Placas feitas para FHD no ultra normalmente entregam essa performance por 1-2 anos, depois tem que baixar para o alto (muitas pessoas ficam indignadas de terem que fazer isso, mas você nem nota alguma diferença drástica e o jogo fica muito mais leve, aí continua assim por 2-3 anos e terá de baixar a qualidade novamente, placas como uma RX 7600 ainda trarão boa performance em 1080p por uns 3-4 anos no mínimo, talvez mais, então já que não pretende jogar estes monstros mal otimizados que chamamos de jogos modernos e irá trocar a placa em pouco tempo, melhor gastar pouco para no futuro pegar algo melhor desenvolvido tecnologicamente.

MAS também pode ser uma boa opção pegar uma dessas placas com 12GB e usar em FHD, aí quando ela não der mais conta de quadHD ainda terá uma performance decente por alguns anos, talvez seja um investimento de algumas centenas de reais para lhe poupar milhares no futuro próximo.

E sobre o gabinete, no site diz que a dimensão dele é 395 x 200 x 430 mm, enquanto a placa triple fan consta como - 28 x 13,5 x 4,2. Sabe me dizer se cabe? 

Qual o modelo do gabinete? 

Grande maioria deles suporta placas com até ~330mm de comprimento, isso já é uma placa triple fan gigantesca, as maiores não são muito maiores que 300mm, então muito provavelmente cabe no seu gabinete, só busque um suporte para evitar o empenamento da placa ao longo prazo, elas custam 30 reais em média no mercado nacional.

Inclusive, vi que o recomendado pra 6750xt é 650w e minha fonte é apenas 600

Fabricantes de placa de vídeo sempre exageram no "mínimo" que é recomendado para a placa deles, resumidamente porque eles não têm como saber se o resto da sua configuração irá consumir tanto, e há alguns outros fatores mas caso se interesse neles abaixo um tópico completo sobre o assunto.

Aliás qual o resto da sua configuração? Incluindo modelo da fonte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...