Ir ao conteúdo

OC em memória ram

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite galera tudo bem?

Recentemente notei q meu pc está lento para iniciar e ja fiz formatação e limpeza, e vendo umas coisas aqui e ali, notei q minha memória ram está em 2666mhz sendo q quando comprei ela é de 3200mhz. Vi alguns videos sobre o perfil xmp ou DOCP (q no caso é da placa q eu uso - uma ASUS b450m pro gaming TUF) eu ativei porém o pc liga e funciona normal, mas depois de uns 10 min ele da tela azul do windows e reinicia. 

Acho estranho pois pela especificação da placa e do processador ambos suportam (ou deveriam suportar) 3200mhz certo? Alguém poderia dar uma luz se pode ser algum outro problema?

PC é uma placa-mãe ASUS ASUS b450m pro gaming TUF

Process: Ryzen 7 5700x

memória ram Juhor 8gb cada pente (dual channel nos slots 2 e 4)

Placa de Vídeo GTX 1660ti

Postado
1 hora atrás, EduardoMS disse:

memória RAM Juhor 8gb cada pente (dual channel nos slots 2 e 4)

O problema parece ser essas memórias Juhor aí, a maioria dá problema. Essas memórias baratas do Aliexpress são feitas com chips DRAM que geralmente não passaram nos testes, então os lotes com esses chips são vendidos a preços baixíssimos para alguns fabricantes pequenos que montam suas próprias memórias e vendem no mercado cinza. Eles gravam nas memórias alguns perfis de frequência que não ficam 100% estáveis, o importante é só vender.

• Membro VIP
Postado

@EduardoMS Tarde

Sempre que você habilita o XMP, a placa-mãe precisa  (na maioria das vezes) precisa elevar um pouco a tensão da memória de 1.2 volts para 1.35 volts, de forma automática, porém essa tensão nem sempre é aplicada de maneira automática.

Tente alterar a tensão das memória para 1.35 á 1.4 volts e veja se fica estável.

Se ficar estável você pode ir até um pouco mais longe como 3400Mhz.

S556b6f049f1844589f45350f54649e9e4.png

Postado

Eu já vi nessas memórias chinesas registrarem no chip alguns perfis de frequência que não ficam estável na RAM, então é necessário que o próprio usuário faça ajustes manuais até achar algo que fique bom. Inclusive já vi um pente de RAM que o perfil de 3200MHz nem era XMP, estava registrado como JEDEC mesmo e com tensão de 1.2V, latências absurdamente altas, e mesmo assim o usuário não estava conseguindo estabilidade. Acho que no final ele ficou usando as memórias numa frequência baixa pra evitar a dor de cabeça de tentar configurar.

Sobre a tensão, nem todos os chips DRAM ficam estáveis acima de 1.35V, então sugiro não arriscar muito acima disso. Minhas memórias são baseadas em chips Samsung C-die, e acima dos 1.35V essas DRAM perdem estabilidade e a vida útil do chip também começa a se degradar mais rapidamente.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Boa noite amigos...

Mas será q não corre o risco de dar uma pane geral por aumentar a tensão?...eu não entendo muito e do pouco q sei mexer na BIOS é baseado em youtube...kkkkkkkkkkkkk

Segue um print do meu cpu-z, no caso se em 3200 ela não fica estável em 3000mhz será q fica então?...isso poderia dar problema talvez?

E outra coisa...essa tela azul se ficar acontecendo muitas vezes pode causar danos irreversíveis?...porque já aconteceu pelo menos umas 3x desde q mexi e voltei pro padrão...não sei se tento mexes de novo ou deixo assim mesmo

cpuz.png

Postado

@EduardoMS você está usando ela como agora? Nos 2666MHz?

12 horas atrás, EduardoMS disse:

cpuz.png

Como previsto, colocaram timings horríveis nessa RAM, até em frequências baixas está muito alto, 2666MHz CL24 é inadmissível! O perfil XMP 3200MHz está "menos pior" com 18-22-22, mas esse timing geralmente você acha em memórias comuns de 3600MHz, memórias normais de 3200MHz rodam com 16-20-20.

Se estiver funcionando bem com os 2666MHz, você pode tentar melhorar manualmente fazendo alguns ajustes na frequência e também tentando melhorar os timings. Mesmo se não conseguir subir mais do que 2666MHz, tente pelo menos melhorar os timings (16-18-18, pelo menos). Se esse kit de memória não está ficando bom nem mesmo nessa configuração padrão de 2666MHz CL24, eu sugiro que você esqueça e compre algo melhor. Até porque do jeito que está aí, você acaba perdendo bastante desempenho no PC.

Postado

Mano..não entendi nada...kkkkkkkkkkkkkkk...desculpa

E sim, atualmente estou usando ela em 2666 e está vem funcionando há uns 3 ou 2 anos pelo menos de boa sem nenhum lag ou travamento nos jogos (se bem q também não estou jogando nada tão pesado). Só a questão de inicializar o pc q notei q está um pouco lenta...claro, nada tipo "nossaaaa demora anos para iniciar" em comparação a quando eu comprei elas e eram novas

Edit: e a proposito acabei de fazer um teste deixando o DOCP em 3000mhz mesmo assim não foi...liga inicia mais rápido porém depois de uns 5 a 10 min vem a tela azul do windows...voltei pro 2666

• Solução
Postado

@EduardoMS perdão. O que eu quis dizer é que se estiver funcionando normal no modo 2666MHz, você poderia tentar melhorar manualmente a frequência junto com as latências (timings), mas isso pode acabar sendo um pouco complexo para usuários mais leigos. No caso então eu sugiro você tentar somente usar o perfil XMP como base e reduzir manualmente a frequência para 3000MHz e ver como fica.

A perda de desempenho que me referi seria mais notada em jogos mais dependentes de processador ou em alguns tipos de aplicações profissionais. Seu processador já perde um pouco do potencial só por estar rodando com RAM 2666MHz me vez de 3200MHz, e a situação piora ainda mais por conta da configuração de latência.

Postado

@GuilhermeGB não...tranquilo...vcs aqui do forum já me ajudaram e me ajudam muito nessas questões...kkkkkkkkk

Bom, como atualmente não jogo nada pesado e a questão de inicialização não afeta tanto acho q vou manter em 2666mhz mesmo..como disse tentei ativar o xmp/docp mas mesmo em 3000mhz o windows apresenta problemas...pra não correr o risco vou manter assim mesmo. Embora fica aquela sensação ruim de q não estou usando 100% do desempenho né.

Só tenho a agradecer você guilherme e a todos do forum pela força...talvez futuramente se caso melhorar novamente as importações eu pegue um pente mais potente e tente fazer isso...valeu mano

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 05/06/2024 às 20:56, EduardoMS disse:

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Boa noite amigos...

Mas será q não corre o risco de dar uma pane geral por aumentar a tensão?...eu não entendo muito e do pouco q sei mexer na BIOS é baseado em youtube...kkkkkkkkkkkkk

Segue um print do meu cpu-z, no caso se em 3200 ela não fica estável em 3000mhz será q fica então?...isso poderia dar problema talvez?

E outra coisa...essa tela azul se ficar acontecendo muitas vezes pode causar danos irreversíveis?...porque já aconteceu pelo menos umas 3x desde q mexi e voltei pro padrão...não sei se tento mexes de novo ou deixo assim mesmo

cpuz.png

Dia 

Se as memórias tiverem dissipador e uma boa ventilação no gabinete, pelo que pesquisei até 1.4 é tranquilo, e no máximo do máximo 1.5 volts (eu não tentaria 😅).

Não recomendo ficar mexendo em latência porque é muito trabalhoso e precisa de muita paciência como o colega falou.

E overclock quando se faz mecha no máximo em duas ou três coisas dentro da BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...