Ir ao conteúdo

Ligar Roteador AX3000T no lugar do modem

Ir à solução Resolvido por edu.dnb,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do clube!

Gostaria de orientação em relação há cabos e roteadores.

Eu pretendo trocar o modem padrão da minha casa para o roteador AX3000T.

Porém, como o mesmo não possui entrada para o cabo óptico, teria de comprar também um adaptador de fibra para RJ45. Daí eu estou pensando em adquirir este Adaptador/conversor (versão gigabit). Seria a configuração correta?

Também preciso conectar um telefone. Gostaria de saber se é possível conectar o mesmo numa das WAN/LAN no roteador AX3000.

Já que no modem padrão, há uma saída RJ45 para o Tel.

Desde já agradeço qualquer esclarecimento. 

Ps. Links redirecionam para Aliexpress

Screenshot_20240606082721.thumb.png.8997d4812150313365c95cc7bcdc5a6c.pngmodem padrão

Postado

Obrigado por ajudar. Realmente o roteador que me mostrou é a melhor opção. 

Difícil de achar roteadores assim. Com saída RJ11

Postado
4 horas atrás, Lubra disse:

Porém, como o mesmo não possui entrada para o cabo óptico, teria de comprar também um adaptador de fibra para RJ45. Daí eu estou pensando em adquirir este Adaptador/conversor (versão gigabit). Seria a configuração correta?

Isso nada configura. É apenas um conversor de mídia. Vai estar se conectando a uma rede privada e o provedor (dono da rede) pode ter parâmetros de conexão de que obviamente você vai precisar para estabelecer a conexão. Se o provedor autenticar a conexão via PPPoE como a VIVO por exemplo, vai precisar das credenciais e aí sim vai configurar algo. Mas pode ter mais ou menos coisas e só o provedor pode dizer, a menos que a conexão funcione de cara 😉 

4 horas atrás, Lubra disse:

Também preciso conectar um telefone. Gostaria de saber se é possível conectar o mesmo numa das WAN/LAN no roteador AX3000.

É o mesmo caso da conexão de fibra ótica. Em geral a conexão telefônica vem encapsulada como uma conexão SIP, o protocolo mais comum de telefonia IP. E o aparelho do provedor inclui um circuito como um ATA (Analog Telefone Adapter). Se o seu roteador tiver isso embutido vai precisar claro do suporte do provedor para conseguir os parâmetros corretos, isso se ele de fato usar o mesmo protocolo que o seu roteador.

Ligar o telefone numa porta WAN não faria sentido algum, essa porta é de entrada. Na LAN ao menos é de saída. E o conector encaixa certinho, foi pensado assim. Mas não vai funcionar. 

Pode usar um telefone VOIP se tiver os parâmetros certos e se seu provedor usar SIP e te der os parâmetros, e poderá ligar em qualquer ponto da rede. Esses tem entrada digital ethernet via conector RJ45.

De todo modo é um trabalho grande para ter menos do que já tem.

Esse aparelho que tem do provedor é ao menos um AC1200 ou AC1800 dual band se não for muito antigo. E o telefone é isso, um telefone.

Então ao desativar o aparelho talvez não tenha vantagem alguma, exceto um aparente ganho de "ficar livre do aparelho do provedor", que é o que se vê em vídeos no youtube e em foruns como esse.

telefone - o telefone ainda vai ser um telefone e vai fazer e receber ligações, consumindo os mesmos 50kbps estimados para uma ligação de voz.

ethernet via cabo - E ao desativar o roteador original vai ficar com 3 portas ethernet ao invés de 5, 40% de perda. E ainda tem o caso lógico de que pode ter os aparelhos afastados um do outro, tipo 1/3  e 2/3 da casa ou um em cada piso, e usar cabos mais curtos por exemplo colocando cada aparelho ao lado de uma smart TV, grande consumidora de banda.

ethernet via rádio - Vai perder seja lá qual for a banda desse aparelho do provedor. Se for um AC1200 vai perder uns 30% da banda, já que o outro tem pouco menos de 3000 mbps de capacidade. E a cobertura das antenas é outra questão: não dá pra por seu roteador novo em dois lugares. Além de perder 30% ou mais da banda não vai poder ter antenas em duas partes da casa. 

Como 5Ghz raramente atravessa duas paredes antes de ficar inútil você pode simplesmente impossibilitar a cobertura nessa frequência em parte da casa, sem nenhuma vantagem em contrapartida.

Sugiro medir com algo como um celular e um app tipo o wifi analyzer e ver se vai ter cobertura só com esse aparelho da Xiaomi com qualidade... Não precisa d einernet pra isso. Apenas o aparelho ligado.

A aritmética e a lógica não ajudam nesse caso. Mas pode ser feito como pretende. Ou não, a depender do provedor e da qualidade do suporte e boa vontade deles, além de características técnicas dos aparelhos e da rede do provedor.

O mais efetivo é agregar o novo aparelho e somar tudo que pode usar dos dois. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado pela @arfneto! A resposta foi muito esclarecedora e rica em detalhes.

A ideia inicial se tornou muito inviável, o melhor, então, seria um roteador com os mesmos parâmetros que o amigo @edu.dnb recomendou?

Postado
15 minutos atrás, Lubra disse:

A ideia inicial se tornou muito inviável, o melhor, então, seria um roteador com os mesmos parâmetros que o amigo @edu.dnb recomendou?

A partir do que eu expliquei já deve imaginar que acho que essa "solução" não resolve nada, isso se tiver a cooperação do provedor para configurar e se os protocolos forem mesmo compatíveis para fibra, autenticação, SIP e ATA.

Em geral a melhor solução é mapear o lugar pra ver onde por as antenas, e torcer para dar pra colocar cada roteador perto de uma smart TV, porque assim só ganha: em geral dispositivos móveis acompanham as pessoas e as pessoas orbitam as TV. Isso quer dizer que um cabo curtinho vai pra TV e uma distância curtinha leva 5Ghz pro aparelho que suporta isso antes do sinal cair para o lado miserável.

Melhor ligar os aparelhos via LAN/LAN, rodar DHCP nos dois para ter menor latência e alguma redundância, deixar as redes wifi separadas.

Mas, claro, é só minha opinião.

• Obrigado 1
Postado

Obrigado mais uma vez pela resposta e seu tempo, entendi melhor sua opinião. Vou por essas coisas em prática.

Grato.

Postado

@Lubra Há muitos tópicos sobre isso aqui mesmo nesse forum. Eu por exemplo escrevi muitas vezes sobre isso. Tempos atrás parei de repetir, porque os protocolos e cenários são os mesmos. E passei a repetir uma lista de uns tópicos. Pode ler algum e ver se a ideia te atende. Vou deixar a lista ao final.

Ainda sobre o que eu falie da TV: TV modernas são grandes consumidoras de banda por causa do streaming em alta resolução e pela duração das conexões então ligar uma TV na rede via wifi é bobagem, E a maioria se conecta a 2.4GHz onde os roteadores tem entre 300 e 600 mbps no máximo e para atender quase todos os dispositivos.

Como as TV não são assim móveis e por outro lado pessoas tendem a ficar em volta da TV com outros dispositivos conectados, então ao lado da TV é um bom lugar pro switch e pras antenas do roteador. E muitas vezes o roteador pode até ficar jogado lá atrás da TV e mesmo assim ter um bom sinal pro wifi.

Outro ponto bom pro wifi é dentro do forro de gesso ou dry-wall. E nesse caso pode ser só um AP mesmo.

Alguns números

Outro caso

detalhes aqui

exemplo

resumo

• Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito.
  • Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso.
  • Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
  • Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
  • Desconexão temporárias por alguns segundos  acontece quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP.
  • Acesso remoto é um pesadelo.

image.png

• Curtir 1
Postado

Obrigado amigo @arfneto!

Não estou respondendo de imediato pois estou lendo e absorvendo o conteúdo, aos poucos. Mas já digo que aprendi muito sobre redes só com as postagens recomendadas. 😁

Postado

Olá @arfneto Gostaria de saber se seria viável/se é possível, desabilitar o NAT do roteador primário que possuo (o padrão, que é um Nokia) e utilizar o xx530v como secundário.

Como não é possível fazer bridge no mesmo.

Aqui não usamos a internet para TV, ou streaming.

Postado
33 minutos atrás, Lubra disse:

Gostaria de saber se seria viável/se é possível, desabilitar o NAT do roteador primário que possuo (o padrão, que é um Nokia) e utilizar o xx530v como secundário

Pode ser. Veja na configuração do aparelho. 

Para uma rede doméstica é raro ganhar algo com isso. E é fácil perder algo. Ao desligar NAT só vai poder ligar redes no aparelho, e não dispositivos. Um exemplo seria ligar 3 roteadores via WAN nesse Nokia para ter 3 redes IP distintas, com os 3 claro rodando NAT. Pode ser útil --- ou necessário --- em um escritório, mas em uma rede doméstica em geral o que quer é uma rede única.

38 minutos atrás, Lubra disse:

Como não é possível fazer bridge no mesmo.

Deve ser possível e simples usar esse aparelho configurado em ponte --- bridge --- mas em geral não é esperto fazer isso numa rede doméstica. Dei exemplos, roteiros e números sobre isso. Se precisa disso, por exemplo porque não pode ou não quer depender de nada nesse aparelho da operadora, compre outro roteador para usar nesse ponto onde ele está e manter a cobertura e as antenas e o resto como eu disse.

40 minutos atrás, Lubra disse:

Aqui não usamos a internet para TV, ou streaming.

Bem, é só um recurso. Mas não usar Amazon, Disney+, Netflix, Plex, Max, Youtube nem nada disso nas TV é talvez uma questão de tempo, porque é a maneira mais simples e barata de consumir vídeo hoje em dia. Especialmente em 4K.

E tem o lance de espelhar a ela de celulares, ou passar fotos dos celulares na tela.

Postado

Sendo que só poderia ligar redes; então, não seria possível fazer uma conexão cabeada, de nenhum dos roteadores, para um computador? Só para esclarecer.

Obrigado mais uma vez.

Postado

@Lubra não entendo o que quer fazer. Talvez pudesse explicar de outro modo.

Não pode ligar dispositivos no aparelho em que desativar NAT, porque NAT é exatamente isso: a tabela que decide para quem retornar os pacotes. No caso de redes o protocolo faz isso.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Já respondeu!

Que era saber se é possível conectar a o roteador, com o NAT desativado, ao Pc, via cabo.

Obrigado por sanar minhas dúvidas! Sabe muito 👍

Aproveitando, gostaria de saber se pode recomendar algum conteúdo, além das postagens, para se aprender sobre redes, pois tenho interesse em aprender. 😁

Livros, vídeos, o que quiser.

Grato!

• BCP alterou o título para Ligar Roteador AX3000T no lugar do modem

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...