Ir ao conteúdo

PC R$ 4.000: ASRock B450M, R5 5500, 32GB, ASRock RX6600 vale? O que melhorar?

Ir à solução Resolvido por Savete,

Posts recomendados

Postado

Olá clube! Todos bem?

Eu gostaria de compartilhar a configuração do setup estou querendo montar, gostaria de dicas e sugestões para melhorar desempenho e o custo-benefício.

Configuração:

Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend = R$ 650,00

Processador AMD Ryzen 5 5500 = R$ 650,00

Memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 32GB (2x16) DDR4 3200MHz = R$ 520,00

SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 2280 = R$ 390,00

Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D, 8GB, GDDR6 = R$ 1.350,00

Fonte Cooler Master MWE 650 Bronze V2, 650W, 80 Plus Bronze = 350,00

Gabinete Gamer Aigo DarkFlash DK100, Mid-Tower = já possuo.

Com o valor do frete arredondando tá saindo por 4k reais.

Postado

por 650 a 750 reais a mais da pra pegar uma RTX 4060 que e bem melhor

eu calculei e o preço deu 3560 então da pra pegar uma RTX 4060 ss

Postado

@Spike meu monitor é ultrawide, então quero jogar em Full HD.

Já estou jogando com o setup atual mas não mantém um FPS estável e não consigo gravar a tela.

Postado
11 minutos atrás, Savete disse:

Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend = R$ 650,00

Eu não pagaria esse preço em uma B450.
Se for pra ir de B450, eu iria de MSI B450M PRO-VDH MAX, que custa 474 reais LINK

Qualquer centavo acima de 500 reais eu já partiria para B550, exemplo LINK

Postado

Outro detalhe, a RX 6600 da ASUS está custando mais barato, 1.278 LINK
ASUS dá 3 anos de garantia em Placas de Vídeo.
ASRock faz jogo de empurra-empurra, falando para você resolver com a loja em que comprou, e esta fala pra você resolver com a ASRock

20 minutos atrás, Savete disse:

@Crixus Champion pode me esclarecer a diferença entre a B450 e B550, por gentileza?

As B550 decentes possuem PCIE 4.0 (pois existem também as ciladas), que é um barramento mais veloz nos slots PCIEX16 (placa de vídeo) e M.2 (SSD NVMe).
Porém, para ter acesso ao PCIE 4.0, é necessário que Processador, placa-mãe e Placa de Vídeo/NVMe sejam também 4.0, caso contrário continuará em 3.0. 
É discutível se há de fato diferença em Placas de Vídeo, mas os SSD NVMe mais velozes, aqueles com velocidade de 7000mb/s, só atingem tal velocidade em 4.0.

O processador que escolheu, o 5500, é 3.0, então você continuaria em 3.0 mesmo se comprasse uma B550.
Não se preocupe com compatibilidade, peças 4.0 funcionam em sistemas 3.0.

Outro diferencial legal das B550 decentes são os 2 conectores M.2 para NVMe. A B450M Steel Legend possui 2 conectores M.2, mas só um deles é para NVMe, enquanto que o outro é M.2 SATA.
Essa MSI B550 que linkei acima, é excepcional na construção, com VRM muito forte, botão flash BIOS, 2 conectores NVM, WIFI, 1 CPU FAN, 3 SYS FAN, 2 conectores ARGB e 2 conectores RGB.

Enfim, eu não daria mais de 500 reais em uma B450.

Postado
8 minutos atrás, Savete disse:

B450 e B550

A maioria das placas B550 possuem uma melhor qualidade de construção, já que são um pouco mais caras, mas depende do modelo também. O chipset B550 também dá suporte para PCI-Express versão 4.0, que não é suportado pelo Ryzen 5 5500, somente os processadores "principais" da AMD. Outro recurso que a maioria das placas B550 tem e a maioria das B450 não tem, é uma conexão própria para o padrão A-RGB (RGB de 5V). A maioria das placas B550 também tem um segundo slot para SSD NVMe.

Eu não pagaria R$650 nesse placa-mãe que você selecionou, eu economizaria mais numa A520 ou no máximo uma B450, se não iria direto para a B550 indicada acima, caso tivesse planos de pegar um processador mais potente ainda dentro da plataforma AM4 futuramente.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion

Então qual já atualizei aqui a placa-mãe para a que você recomendou, então posso pegar um processo mais forte?

Qual você recomendaria?

E também qual placa de vídeo encaixa melhor nesse setup? 

Postado
2 minutos atrás, Savete disse:

@Crixus Champion

Então qual já atualizei aqui a placa-mãe para a que você recomendou, então posso pegar um processo mais forte?

Qual você recomendaria?

E também qual placa de vídeo encaixa melhor nesse setup? 

Você mudou para a MSI B450M PRO-VDH MAX ou MSI B550M PRO-VDH WIFI ?

O que você pode pegar agora, depende do seu orçamento. O Ryzen 5 5600, cujo preço oscila entre 700 a 850 reais, é um processador com pcie 4.0 e excelente produto.
Se quiser algo acima, tem o novo Ryzen 7 5700X3D (1.300 reais), que é o segundo melhor processador para jogos da plataforma AM4, ficando atrás apenas do Ryzen 7 5800X3D.

A RX 6600 é uma boa placa. Acima dela tem a RX 6650 XT (1.500 a 1.600), RX 7600 (1.600 a 1.700) e RTX 4060 (1.700 a 1.800). Essas três últimas são de mesmo nível basicamente, porém 7600 e 4060 são produtos novos. O preço varia muito dependendo do dia, ofertas vão e vem.
Marcas como ASUS, GALAX, MSI e Gigabyte dão 3 anos de garantia em Placas de Vídeo.

O céu é o limite, não sei quanto pensa investir em processador e placa de vídeo.

Postado

@Crixus Champion Aparentemente a situação mudou, colega Tiberio me confirmou que ela possui boa qualidade, no nível da Gamdias Cyclops (modelos novos) e a Silverstone SST ET500, então acho que agora é possível recomendá-la.

E ela até se destacou no teste do Teclab, teve eficiência acima do declarado, então este modelo é realmente melhor do que pensávamos. Diria que o único "problema" dela seria o preço mais elevado, então talvez para a configuração do colega a Cyclops seja suficiente.

Em 18/05/2024 às 12:27, Tiberio disse:

Recomendo a Cooler Master MWE v2 White 550w [MPE-ACAAW], que é Tier B, tem 3 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Agora fiquei boiando. A fonte que o TecLab testou no vídeo foi a MWE V2 White ACAAW, que já é do conhecimento de todos que é Tier B, pois está no PSU Tier List do Cultists Network.
Mas a fonte escolhida pelo criador do tópico é a MWE V2 Bronze ACAAW, que até agora não se sabe nada a respeito. Sei que é a MWE V2 Bronze ACAAW por causa do preço que ele postou na frente, 350 reais, que é o valor da MWE V2 Bronze ACAAW na Pichau.
Se não entendi direito me explique, por favor. 

• Obrigado 1
Postado

@Crixus Champion Essa fonte foi recomendada por um membro do clube que entende bastante de fontes.

Atualizando os itens a configuração ficou assim:

Processador AMD Ryzen 7 5700X3D = ?

Placa de vídeo RX 7600 = ?

placa-mãe MSI B550M PRO-VDH WIFI = R$ 800,00

Memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 32GB (2x16) DDR4 3200MHz = R$ 520,00

SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 2280 = R$ 390,00

Fonte Cooler Master MWE 650 Bronze V2, 650W, 80 Plus Bronze = 350,00

Gostaria de link para comprar o Processador e a Placa de Vídeo, por favor! 🥹

@RonaldoXbox  Sobre a Gamdias Cyclops alguns membros do club em outro tipo disseram que ela não é confiável.

Me recomendaram a Corsair 650w 80 Plus Gold

Postado
1 hora atrás, Savete disse:

Gostaria de link para comprar o Processador e a Placa de Vídeo, por favor!

Como o 5700X3D é um produto novo, num futuro próximo seu preço deve melhor, desde que dólar não suba. Na data de hoje ele custa 1.350 reais na Kabum e Terabyte.

A RX 7600 da Gigabyte está 1.699 também na Kabum e Terabyte

RTX 4060 da Gigabyte está 1.799 na Terabyte 

Essas placas já apareceram em ofertas de 100 reais a menos, assim como também aparecem sempre próximas aos 2 mil e até mais, como é o caso da 4060.

Postado

@Crixus Champion Para esse kit é necessário um water cooler?

Se sim, por gentileza poderia indicar qual comprar?

E para gabinete é necessário uma boa airflow?

Eu uso no momento o Aigo DarkFlash DK100, sem fans. É necessário algo melhor?

Postado

@Crixus Champion Chequei o Cultists Network, realmente a V2 white possui boa qualidade, já a bronze não se sabe.

@Savete Mil desculpas pelo erro! Jurava que era este do qual não se havia conhecimento ainda, até achei um pouco estranho que o vídeo tem quase 6 meses mas estivemos avisando sobre esse modelo por um longo tempo.

12 horas atrás, Savete disse:

Sobre a Gamdias Cyclops alguns membros do club em outro tipo disseram que ela não é confiável.

Muito pelo contrário, ela na verdade possui boa qualidade. Teve seu projeto feito com a ajuda do Teclab, e em geral possui uma bela construção.

12 horas atrás, Savete disse:

Me recomendaram a Corsair 650w 80 Plus Gold

Qual modelo? Tanto a linha CV quanto CS possuem baixa qualidade e são caras, só por ser a marca deles.

Em minha opinião a 7600 compensa mais, infelizmente agora está com preço bastante elevado (ela só compensa mesmo quando custa 1600 para menos) então uma outra opção seria a 6650 XT , que poucos dias atrás estava por 1500-1400.

8 horas atrás, Savete disse:

Para esse kit é necessário um water cooler?

Se sim, por gentileza poderia indicar qual comprar?

E para gabinete é necessário uma boa airflow?

Eu uso no momento o Aigo DarkFlash DK100, sem fans. É necessário algo melhor?

1) Não é, um simples aircooler de torre como o Deepcool AG400 já segura o 5700X3D em uma temperatura boa, na média ele pegará 70 graus quando estressado (perto de 90 é preocupante)

2) Depende de uma série de fatores como local onde o PC ficará, se há ar condicionado ou não, se o local é bem arejado. Ter um gabinete com bom fluxo de ar é ideal para que evite futuras dores de cabeça com problemas de superaquecimento, então lhe recomendo o Montech Air 903 Base que têm um baita fluxo de ar e construção de gabinete do dobro do preço.

Postado

Depende do quanto pode gastar, atualmente as três melhores opções de fonte são essas:

Silverstone SST ET500 (orçamento bastante limitado)

Gamdias Cyclops M1-550B (orçamento ainda limitado, mas é possível pegar algo com valor mais alto)

Cooler Master ACAAB WO V2 (caso possa arcar com o custo elevado, ela é o modelo ideal que se pegue, por ter uma ótima qualidade)

Este gabinete é bastante bonito mas note nas entrelinhas;

*Gabinete não acompanha fans pré instaladas.

Então o custo que terá para pegar 3 fans dará basicamente no mesmo valor do gabinete que recomendei antes, que possui qualidade de construção muito superior que este redragon e vem com 3 fans de 140mm e alto desempenho, um kit avulso facilmente passa dos 200 reais.

E saiba que ter o maior número possível de ventoinhas não significa ter bom fluxo de ar, o Air 903 Base possui só 3 e é melhor refrigerado que o Montech X3 Mesh (6 fans), já que foi muito bem projetado.

Postado

@RonaldoXbox

23 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Depende do quanto pode gastar, atualmente as três melhores opções de fonte são essas:

Silverstone SST ET500 (orçamento bastante limitado)

Gamdias Cyclops M1-550B (orçamento ainda limitado, mas é possível pegar algo com valor mais alto)

Cooler Master ACAAB WO V2 (caso possa arcar com o custo elevado, ela é o modelo ideal que se pegue, por ter uma ótima qualidade)

Fontes de 500w seguram esse setup?

Estou chocado...

Não vou economizar na fonte!

Então me recomenda a melhor, por gentileza?

Eu tenho a Pichau Nidus 500w, mas ela não está segurando a RX 580 2048sp, não sei se é a fonte ou a placa de vídeo... Me recomendaram uma 650w 80 Plus Gold, mas não sei ainda o que comprar. 

Pesquisando encontrei está 600w 80 Plus Gold, não sei que a Gold tem um melhor desempenho que a Bronze e a diferença no valor está irrelevante.

• guilherme_dr alterou o título para PC R$ 4.000: ASRock B450M, R5 5500, 32GB, ASRock RX6600 vale? O que melhorar?
Postado
25 minutos atrás, Savete disse:

Fontes de 500w seguram esse setup?

Estou chocado...

Na verdade se houvessem opções boas com 450w já seria mais que suficiente, tanto o 5700X3D quanto a 7600 consomem pouca energia, duvido que o consumo passe dos 300w em estresse.

O melhor modelo das três seria ela:

45 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

31 minutos atrás, Savete disse:

Eu tenho a Pichau Nidus 500w, mas ela não está segurando a RX 580 2048sp, não sei se é a fonte ou a placa de vídeo...

Estranho, mesmo a Nidus não sendo das melhores deveria aguentar com folga o consumo da 570 (é basicamente o que a 580 2048sp é), como sabe que ela não supre energia o suficiente?

E 600w além de ser um desperdício de dinheiro ainda será um superdimensionamento, vide o tópico abaixo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...