Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal

possuo uma tuf b550m e ao realizar a troca de cpu , percebi possíveis danos na trilha de áudio ( uns riscos )

meu áudio coincidentemente está dando popping e crackling de forma aleatória mas não sei se é o jogo ou por que seria tão raro de acontecer ( acontece uma vez a cada 20 dias aproximadamente )

existe alguma maneira que eu possa testar se o áudio / trilhas e capacitores da placa-mãe estão ok ?

Tenho umas fotos

O multímetro diagnosticaria isso ? qual outra possível causa desse popping e crackling no áudio ? minhas tomadas são aterradas e possuo um filtro de linha clamper

Como poderia usar o multímetro para diagnóstico ? seria o teste de continuidade ? poderiam me indicar um multímetro para compra ?

Obrigado

20231202_234125.jpg

Postado

Cara, acho muito improvável que isso tenha relação com o problema de áudio que você citou...

Um multímetro te daria certeza se as trilhas foram rompidas ou não, porém, já que está tudo funcionando, eu acho que estão bem. E o risco parece bem superficial, até.

Caso estivessem rompidas, é provável que o problema no áudio ou em algum outro recurso fosse bem mais grave, não sei se aconteceria somente de 20 em 20 dias.

Eu ficaria tranquilo, abraços.

Postado
13 minutos atrás, pedzero disse:

Cara, acho muito improvável que isso tenha relação com o problema de áudio que você citou...

Um multímetro te daria certeza se as trilhas foram rompidas ou não, porém, já que está tudo funcionando, eu acho que estão bem. E o risco parece bem superficial, até.

Caso estivessem rompidas, é provável que o problema no áudio ou em algum outro recurso fosse bem mais grave, não sei se aconteceria somente de 20 em 20 dias.

Eu ficaria tranquilo, abraços.

Entendo

É que não sei , ta muito difícil de diagnosticar 

Claro que pode ser o jogo talvez (r6) mas esses riscos me deixaram com o pé atrás

Minha placa tem menos de 2 anos que eu me lembre e não dei nenhum descuido ( acho que esses riscos provavelmente vieram assim mas não percebi quando montei)

Existe a possibilidade de a trilha funcionar meia boca por assim dizer ? a qualidade do áudio está normal mas jogando as vezes vem um popping e crackling aleatorio ( muito aleatório mesmo , coisa de quase 1 mês de intervalo)

Será que pode ser no gabinete ? se a placa-mãe está em contato com algo que não devia talvez ?

Ou qual pode ser a outra causa disso ?

Obrigado

Postado

@Matheuspc1995 Sinceramente é difícil dizer... Não é como se essa trilha fosse usada apenas uma vez por mês rs.

Talvez as trilhas estejam levemente riscadas e com um valor de resistência um pouco maior do que projetado originalmente, mas se isso fosse um problema seria um problema mais notável ou grave, acredito. 

** Falha no reconhecimento do adaptador de áudio ou falha em algum canal de áudio ou coisa semelhante.

Sobre estar em contato com o gabinete: quase impossível. Antes das trilhas, os pinos que atravessam a placa e pontos de solda encostariam primeiro, provavelmente fazendo com que surgisse algum curto e a placa nem ligasse.

Sinceramente não sei qual pode ser a causa disso, pode ter relação com esse risco, só não sei até que ponto que vale a pena tentar "resolver"...

Tente limpar com álcool isopropílico o local, isso pode ajudar a ver se o cobre está exposto ou se a trilha está de fato rompida.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

meu áudio coincidentemente está dando popping e crackling de forma aleatória mas não sei se é o jogo ou por que seria tão raro de acontecer

3 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

Minha placa tem menos de 2 anos que eu me lembre e não dei nenhum descuido

Mas ela sempre deu esses problemas de áudio, ou foi algo recente? Pois se ela nunca deu esses problemas, e supostamente ela já veio "riscada", então o problema pode não ser os riscos na placa-mãe.

Pode ser o jogo, isso só acontece em um jogo específico? 
Usa headset com fio? Pode ser mau contato ou quebra do fio do headset.

Se fosse algo com a placa-mãe, seria algo constante, dar esses problemas 1 vez ao mês não é algo que eu suponho que seja concreto da placa-mãe, caso contrário, teria esse problema sempre ou em situações bem específicas como deixar seu áudio acima de 65% por exemplo.

Postado

Entendo pessoal

Então também acho que se fosse a placa seria constante mas não sei

A qualidade do áudio funciona normal assim como níveis ( funciona de 0 a 100% normal) mas tenho esse problema aleatório

sobre o multímetro , o teste de continuidade certificaria ? tenho que fazer mais algum outro teste será? também tem como testar os capacitores dela ?

isso da resistência também tem como testar ?

inspecionei o fio do fone , p2 dele e a entrada da placa-mãe e está tudo ok

Segue vídeo do problema , repare quando saio do drone

Obrigado

Postado

@Matheuspc1995 Olá.

O multímetro permitiria você verificar se há continuidade nas extremidades da trilha, não haveria dúvida. Mas isso não é um mistério eu acho, se não houvesse continuidade algo bem ruim estaria acontecendo. Talvez valha a pena inspencionar visualmente e ver onde essas trilhas estão conectadas e em quais componentes. Pela foto aparentemente elas "sobem" na placa, será que estão indo em direção ao painel traseiro da placa-mãe nos conectores de áudio?
Poucos múltimetros possuem capacímetro e se arranjar um que possua, o ideal é retirar o componente da placa para testá-lo corretamente.

A resistência da trilha é mensurável, sim. Entretanto é difícil saber qual valor esperar, provável que indique um valor bem baixo < 3 Ohms. O risco na trilha, se tiver causado alguma alteração, seria na casa dos miliohms (se não tiver rompido).

Parece que o áudio tá chuviscando, né? Muito estranho. Aconteceu em alguma outra situação, em outro jogo, ou ouvindo música?

Ao menos dá pra descartar problemas nos conectores P2 ou cabos, pois o ruído foi captado na gravação.

Postado
6 minutos atrás, pedzero disse:

@Matheuspc1995 Olá.

O multímetro permitiria você verificar se há continuidade nas extremidades da trilha, não haveria dúvida. Mas isso não é um mistério eu acho, se não houvesse continuidade algo bem ruim estaria acontecendo. Talvez valha a pena inspencionar visualmente e ver onde essas trilhas estão conectadas e em quais componentes. Pela foto aparentemente elas "sobem" na placa, será que estão indo em direção ao painel traseiro da placa-mãe nos conectores de áudio?
Poucos múltimetros possuem capacímetro e se arranjar um que possua, o ideal é retirar o componente da placa para testá-lo corretamente.

A resistência da trilha é mensurável, sim. Entretanto é difícil saber qual valor esperar, provável que indique um valor bem baixo < 3 Ohms. O risco na trilha, se tiver causado alguma alteração, seria na casa dos miliohms (se não tiver rompido).

Parece que o áudio tá chuviscando, né? Muito estranho. Aconteceu em alguma outra situação, em outro jogo, ou ouvindo música?

Ao menos dá pra descartar problemas nos conectores P2 ou cabos, pois o ruído foi captado na gravação.

Não consegui reproduzir a instância em outros momentos e não acontece com certa frequência por isso pode ser o jogo mesmo talvez

Acho que são as trilhas do áudio pois estão próximas do chip de áudio ( depois eu mando foto do verso da placa-mãe )

Vou tentar testar a continuidade e existe mais algum outro teste que possa fazer e quais valores devo esperar ?

obrigado

Postado

@Matheuspc1995 Bom, nunca joguei R6, mas com uma pesquisa rápida vi que existem alguns bugs de áudio que ocorrem quando se usa o drone ou quando sai dele, pode ser um indício talvez.

19 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Vou tentar testar a continuidade e existe mais algum outro teste que possa fazer e quais valores devo esperar ?

Acredito que não, o teste de resistência/continuidade te dará um bom norte. Como está funcionando, acho que quanto menos mexer, melhor.

Atente-se que ambas as trilhas atravessam a placa por uma via até o outro lado ou até outra camada interna da PCB. Vocé terá que "rastrear" até onde essas trilhas estão indo. Ou então você pode raspar a tinta e expor a trilha kkk...

Bom, desejo sorte e que fique tranquilo 🙂.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...