Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho um PC com processador Xeon. Como sabem, as placas mãe x99 não possuem controle para RGB, nesse caso é necessário usar controles remotos e controladoras separadas. 

Mas desde sempre, tive uma experiencia ruim, pois toda vez o controle quebra e nunca acho controles separados para comprar. Ou seja, a unica forma de mexer é pelo botão reset do computador, o que é um pouco limitado. 

Tive a ideia de comprar um controladora que pudesse ser conectada no USB da placa-mãe, para que eu pudesse realizar o controle via software, as unicas opções que eu achei, foram a controladora da cooler master ou corsair.

Minha ideia é a seguinte, para não ter que comprar todas as fans e water cooler da cooler master, fazer o seguinte:

- Continuar com minhas fans e water cooler da risemode

- Conectar a controladora da risemode na controladora da cooler master

- Ligar a controladora da cooler master no USB da placa-mãe

- Colocar a controladora da risemode para sincronizar com a placa-mãe

Ai é que está o problema, eu não sei se ele só sincroniza se realmente estiver ligado em uma placa-mãe que tenha aura, ou se ele faria esse sync usando outra controladora. 

Lembrando que eu não faço questão de ser a controladora da cooler master, apenas quero um controle de fans por software. Então caso conheçam alguma alternativa melhor para isso, aceito sugestões. 

Se puderem me falar se a minha ideia vai funcionar ou se existe uma forma melhor para isso, serei muito grato. 

Segue anexo as fotos das controladoras em questão:

image.png.efbc5f96c00d1851a89a6475f6209a58.png

image.thumb.png.ff747b9c6cc3e95e86838747b69265b9.png

Postado

É o caso de "pagar para ver" se funciona.

Pelo menos os fans do WC devem ser com conectores convencionais, testa só com eles ligados na CM, assim verifica se funciona com fans de terceiros.

A controladora Rize parece ser com conector abacaxi de 6 pinos, se for não tem como ligar seus fans direto na CM, o que seria o ideal. 

Depois testa com o cabo ARGB de uma ligada na outra.

Se não me engano no YT tem vídeo de um cara ligando uma controladora em outra. No caso para  ter conector suficiente para a papagaida de 10 fans  e tantas fitas de LED. 😜

Postado

Nesse vídeo o cara liga duas controladoras A-RGB 5v em série, a segunda fica passiva, como expansão de conexões, são do tipo ChingLing de 6 pinos, mas isso não faz diferença para os LEDs, o tipo não tem é PWM.

Como a CM "LED Controller A1" só pode ser controlada pelo software MasterPlus+ da CM - não tem controle remoto nem conexão com botão LED/Reset do gabinete;  o que for definido para a A1 deve replicar na Rize, que fica como HUB.

A A1 tem 4 conectores A-RGB 5v, segundo a CM usando cabos splitter A-RGB 5v podem ser conectados 12 fans.

Nesse post do final de 2023 no Reddit o cara diz que o Software MasterPlus não reconheceu a A1 dele como dispositivo compatível, o post não teve resposta/solução. Em outros tópicos falam de atualizar o firmware da controladora, via o cabo USB.

• "For the matter of fact the Controllers own product page says it works with MasterPlus however the list of compatible products for MasterPlus is not listing it. (weird)"

Pode ser que ele estive usando software antigo, na página do MasterPlus+ mostra a LED Controller A1 como dispositivo compatível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!